Quando quero partilhar uma música, mas não estou com vontade de me esforçar para explicar claramente porque escolhi o que escolhi, porque é que fico, perante essa música, com o ar espantado do miúdo que assiste a algo prodigioso e, de uma forma geral, porque é que fiquei sem palavras... refugio-me numa pequena batota.
Uma das formas de fazer essa pequena batota é esconder-me atrás de uma canção cantada pela Filipa Pais... e acreditar que estou defendido. Que durante uns minutos não há um lugar mais seguro e prazeroso no mundo. Que enquanto durar a canção... tudo o que é feio não poderá atingir-me.
Apenas uma reflexão sobre a canção: desconfio que o Vitorino não tinha feito, até este dia, uma cantiga tão bonita... mas espero que volte a conseguir.
Bom domingo!
“Tocador de concertina” – Filipa Pais
(Vitorino)
















