segunda-feira, 18 de agosto de 2008

"Sol", ou de como não basta ter nome de estrela brilhante, para se evitar ser uma nódoa!



A ruidosa e flamejante parte central da capa do “Sol” de 8 de Agosto, convenceu-me a comprar o número seguinte, de 15 de Agosto.
A curiosidade é uma coisa genericamente boa, mas mesmo na curiosidade há que ter prioridades, pelo que nunca até agora tinha comprado esta “espécie” de semanário, dirigido por essa “espécie” de jornalista, que é por sua vez uma “espécie” de pessoa... e podem ficar tranquilos, que salvo para acudir a alguma “espécie” de emergência, não voltarei a comprá-lo.
Agora, a explicação. Como se pode ver na tal capa, ou quase ouvir, dado o tamanho das letras, “CGTP enganou operárias”. Como disse, essa capa não me fez comprar o jornal. Fui antes dar umas voltas pela net, tentar saber o que se passava. Para além de achar, logo à primeira vista, tudo aquilo muito mal contado, fiquei imediatamente a saber que afinal não era a CGTP, mas sim o Sindicato Têxtil do Minho (STM), filiado na CGTP. Depois, afinal, quem acusa é o “incontornável” dirigente de extrema direita da “Nova Democracia” (???)! Lendo ainda com mais atenção, parece uma vulgar provocação, encenada pelo próprio “Sol”, por um advogado manhoso e o patronato, com o único fim de denegrir e dificultar a luta daquelas trabalhadoras e do seu sindicato e de passagem, dar tempo de antena a essa grande figura de “zombie solitário”, que antes dava pelo nome de Manuel Monteiro e cujo cérebro, visivelmente, não consegue processar devidamente a simples informação de que já está morto. Valeu pelo espectáculo absolutamente inédito de ver o “neo-qualquer-coisa” Monteiro a estrear-se como “defensor dos trabalhadores”!

Como qualquer pessoa que se tenha dado ao trabalho de tentar perceber que raio era aquilo, li reacções diversas à grande “notícia” da capa. Para reduzir essas reacções ao essencial, podem ler a resposta da CGTP, e noutro documento, a resposta do STM.
E então para que comprei o “Sol” deste fim de semana? Simples... foi a tal da curiosidade. Queria ver o que o “Sol” responderia, passada uma semana, aos desmentidos. Avançaria novos dados e argumentos? Contra-atacaria? Defender-se-ia, ou ousadia das ousadias, pediria desculpas?
Pacientemente e calado, esperei uma semana e... não! Para isso, o jornal e o seu director teriam de possuir qualquer coisa que utilizassem como sucedâneo da coluna vertebral...
Não! Nada! Nem uma linha, nem uma palavra!
A técnica “fascistóide” é conhecida. Lança-se a atoarda e a mentira... e o estrago está feito!... Qualquer desmentido, se chegar a ver a luz do dia, é num qualquer fundo de página, das que ninguém lê.
Não tenho a pretensão (nem a arrogância) de ser capaz de explicar esta história, nem opinar (sem saber) sobre as opções das lutas travadas, neste caso, pelos trabalhadores e os seus sindicatos. Para isso existem muitas pessoas qualificadas, sendo que algumas me honram, sendo leitores e leitoras deste blog. Quis apenas contar mais este episódio, retrato já tão corriqueiro, da "desinformação a que temos direito".

Antigamente, em tempos de menor higiene e consciência ecológica, a páginas dos jornais serviam para forrar os caixotes do lixo.
Hoje, no semanário “Sol”, salvo raras excepções, as páginas são o próprio caixote do lixo!

16 comentários:

Olaio disse...

Samuel, defines bem o comportamento dos responsáveis deste semanário "A técnica "fascistóide" é conhecida. Lança-se a atoarda e a mentira... e o estrago está feito!"

Maria disse...

Aqui está uma palmada bem dada no director do sol. Há gente que, para além de não ter vergonha há muito tempo, já não tem coluna vertebral. Nem sei como ainda se sentam nas cadeiras do nojo...

Abreijos

Anónimo disse...

Oh samuel, estavas à espera de quê, por acaso és crente que estivesses à espera do milagre da retratação?

Gente dessa nunca o fez, nunca o fará.

Para esse peditório dos tabloides, já dei.

Ter que pagar para me impigirem as "notícias" que querem, não.
Nem para o meu cão lhe cagar em cima! (desculpa a linguagem)

Aqui na net temos a possibilidade de ler outro tipo de jornalismo, pois aqui há de tudo, mas podemos escolher.

Abraço

Anónimo disse...

Este "Sol" não brilha na minha Maia micaelense. Nunca o vi por cá. E, nuvens por nuvens, prefiro as verdadeiras e tão frequentes. Que até são um espectáculo digno de se ver, sobretudo quando o Sol se põe... e dizem que quando se levanta.

Anónimo disse...

Comprar montes de papel desse género só serve para a malta se chatear e concumitantemente dar dinheiro a bandalhos.

João Carlos disse...

felizmente temos liberdade de imprensa e de expressão e de opinião porque só assim se percebe esse tipo de títulos. Sugiro ao sol (que raio de nome para um pasquim) o seguinte título: CIP rouba os operários.
Bem compreendo essa curiosidade. Acaba sempre em desilusão.

Ana Camarra disse...

Samuel

Muito pela rama, a comunicação social em Portugal tem vindo a descer o nivél para subir o interesse, tem sido esse o mote, para além de sacrificar a verdade em nome de outros interesses.
No caso desse Sol, quando nasceu não foi para todos, já se sabia pelos donos e pelo staff qual era o rumo, pior parecia ter como unico o objectivo rivalizar com o expresso....
Enfim tudo espremido dá esse monte de porcarias...

beijões

Anónimo disse...

MAS, Á ALGUMA COISA A COMENTAR, EM RELAÇÃO A ESTE PASQUIM?
E JÁ AGORA, QUEM O SENHOR QUE ATACA O SINDICATO?
O QUE É QUE ELE JÁ FEZ PELOS TRABALHADORES?
EU SEI QUE O QUE FICA É A NOTICIA, MAS OS TRABALHADORES, QUE EU SAIBA, NUNCA SE SENTIRAM ENGANADOS PELOS SEUS REPRESENTANTES.SERÁ QUE ELE SE REFERIA AOS SINDICATOS DA UGT, MAIS CONHECIDOS COMO AMARELOS?

Anónimo disse...

Excelente post, Samuel.
Quero, no entanto, dizer-vos - não a ti, mas a alguns comentadores - que me assusta esta posição de querer ignorar ou "não ter paciência" para a c.s. que por aí pulula, numa postura de (real) superioridade moral e intelectual e de desprezo.
É que, leiamo-la nós ou não, essa c.s. tem quem a leia, pelo que é de toda a necessidade saber de que é feita a informaçãos dos nossos contemporâneos, o que lhes "dá" a televisão, a rádio, os jornal "de referência", as revista mais vendidas.
É a luta de classes, meus amigos, e como podemos fazê-la - se a queremos fazer! - se ignorarmos as armas dos nossos inimigos?
Abraços para todos

samuel disse...

Obrigado a todos pelos comentários que (até agora) foram no mesmo sentido do meu desabafo.
Não resisto, porém a responder a dois deles:

Daniel de Sá - Abençoada Maia micaelense! :)))

Zambujal - Estás carregado de razão! Eu vou brincando... "que não leio, não compro, nem quero ver, tirem-me daqui!..." mas lá vou comentando aqui e ali. Tem mesmo de ser!

Abreijos colectivos!

Fernando Samuel disse...

Também lá fui, pois claro, à procura... nem eu sabia bem de quê. Afinal encontrei o previsível «caixote do lixo»...

Boa!

Abraço grande.

Anónimo disse...

Excelente post, Este Sol é Lixo do Lixo.

Pata Negra disse...

Este Sol não é para todos e por isso nem sequer se deveria chamar Sol mas talvez, Lâmpada fundida. Também eu vi essa capa, nem sequer me dei ao trabalho de folhear a notícia: o enquadramento do título falou por si!
Já não dúvido das reais ideais dessa gente! Poderia a CGTP ter prevaricado mas nada que eu confirme daqueles que prevaricam sempre!
Um abraço sem sol desse

Hilário disse...

Magnifico,Post.
este Sol de Sol não tem nada. Continuam a querer denegrir a CGTP, a única Organização Sindical que defende realmente os trabalhadores deste País.

Lúcia disse...

Samuel - comprar o SOL?! Olha, vê on line: dás com as mesmas parvoíces e sai-te à borla!
Nem comento o resto que já o fizeste e bem.
Beijos

Anónimo disse...

bom post
mas se lá estivesse escrito "Fenprof engana professores" não poderia ser mais certeiro.