sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cavaco Silva – Nada de espantar


Ao jantar, depois do nosso espectáculo de Vila Viçosa, um amigo dizia que o discurso de Cavaco, tomando descaradamente partido pelo PSD, pela troica e pelas suas políticas, ao mesmo tempo que vertia lágrimas de crocodilo pela «fadiga da austeridade»... apenas para negar a necessidade de eleições antecipadas e, segundo ele, evitar uma crise política... era um discurso absolutamente “espantoso”.
Claro que lhe chamava espantoso, mas no pior sentido. Ainda assim, tive que discordar. Não há ali rigorosamente nada de espantoso. Senão, vejamos:
Nunca, nem por um dia ou uma hora sequer, o cargo de Presidente da República, cargo que, em teoria, deveria elevar o cidadão seu titular, conseguiu fazer subir Cavaco Silva, um furo que fosse, na escala da sua rasteira ignorância e mesquinha mediocridade. Não há nada de espantoso em vê-lo, portanto, servir-se do seu cargo para defender, interesseiramente, os amigos, transformado, como bem observou Jerónimo, em «PM adjunto».
Nunca, à excepção das eleições que o favoreceram, Cavaco Silva valorizou a liberdade, a democracia... ou as próprias eleições. Não esqueçamos que a cavacalfigura se considerava «perfeitamente integrado no sistema político» durante o regime fascista, tal como, voluntariamente, escreveu numa célebre ficha da PIDE. Não conta que tenha mudado de posição. Não há nada de espantoso em vê-lo, portanto, defender um arranjinho entre os mesmos de sempre, em desfavor de eleições antecipadas... para evitar a tal “crise política”.
Para rematar, diria que não há nada de espantoso no facto de ele achar que estamos a tempo de evitar uma crise política em Portugal.
Na verdade, o homem é tão liminarmente estúpido que, provavelmente, acredita mesmo que uma crise económica e social com a dimensão que atingiu entre nós... não é, já, a crise política que o patético manequim da Rua dos Fanqueiros diz querer evitar.

12 comentários:

Anónimo disse...

É um espantalho que até assusta os cravos.

Parte das flores cairam quando estava a regorgitar preces ao governo e ao capital.

Graciete Rietsch disse...

Cavaco veio do fascismo e lá quer continuar. Enquanto o deixarmos!!!

Um beijo.

São disse...

Foi o discurso mais miserável que ouvi um Presidente da República fazer em plena Assembleia da República!!

Não que a criatura alguma vez me enganasse com o seu ar de pacóvio armado em esperto, mas -tenho que o assumir - nunca esperei tamanha desfaçatez.

Acho que este 25 de Abril foi assassinado ontem completamente, tanto que o CDS teve a honestidade de nem usar cravos e o Presidente, que jurou defender toda a população portuguesa, preocupa-se apenas com a gente dda sua facção política.Chegando ao ponto de achar que nem vale a pena eleições pois estamos sob o poder da troika e dos mercados, pelo que a oposição nem tem que falar sequer no descontentamento das pessoas.

Temos que lutar, sim, e esperar que o povo português aprenda a lição e não torne a colocar patifez como Cavaco Silva em todos os cargos e repetidamente.

Bom final de semana.

Antuã disse...


É um ser rastejante.
É um ser rastejante.

filipe disse...

Tudo a mostrar-nos - e a confirmar-nos - que, com os membros das duas troikas, temos também que varrer este PR neofascista. Um regime anti-Abril, corrupto, mafioso, esgotado, só nos coloca uma solução: liquidá-lo, enterrá-lo, substituindo-o por um novo regime democrático, ao serviço dos trabalhadores e do povo.
Por muito menos, fizeram-no os islandeses; porque não nós, que até já temos "experiência" e tão rica?!

trepadeira disse...

A eminência parda,salvaguardada pelos amigalhaços para lhes servir de escudo,já não tem como se esconder.
É mais um pedaço,como sempre foi,da catástrofe do regime.
Não há nada para substituir,ou mudar,há um regime para eliminar.

Abraço,

mário

Rosa dos Ventos disse...

Ontem estive a ouvir o Sérgio Ribeiro na apresentação do seu livro "Por exemplos" com o qual homenageou Álvaro Cunhal e as comemorações referentes ao centenário do seu nascimento!
Usou o termo "tomar partido" no bom sentido, este PR de opereta tomou partido no mau sentido!

Anónimo disse...

O homem está a desempenhar o seu papel ao serviço do capital.

O nosso dever é dsmascará-lo e dar-lhe luta sem tréguas.

Atentesse bem nas suas palavras a criatura não diz nada fora do contexto neoliberal em curso.

É escutá-lo com muita atenção tentar compreender o alcance da sua i´racionalidade e a seguir encher-lhe a boca com pão de ló bem recheado de argumentos e verdades.

Contra a violencia reacionaria usamos a violencia revolucionaria.

Temos palavras, temos vontade e acima de tudo assiste-nos a razão e a justiça para defender os legitimos direitos da nossa classe.

Entã Marx, Lenine, Cunhal, Gramsci e tantos tantos mais não nos deixaram tão boas armas para combatere vencer esta cambada?

Khe Sanh

Medronheiro disse...


O miserável nazi precisa duma corda ao pescoço.

samuel disse...

Medronheiro:

Com a corda no pescoço estamos nós!
Ele precisa é de ser afastado do poder… para sempre!

Olinda disse...

Nao ouvi o discurso do coisinho,(teria que ser muito masoquista),mas tenho lido os comentârios,vindos de variados lados.O coisinho,excedeu-se,e perdeu algum resquîcio de vergonha,que ainda pudesse ter.Ele,ê o grande responsâvel,pelo afundamento do Paîs.Como Gaspar,tambêm,nos quiseram impingir "um grande têcnico".Esta cambada de mediocres de Chicago,serâ que acreditam mesmo,que estao sertos,apesar da clarividencia dos nûmeros?

Um abraco

Anónimo disse...

Cavaco foi fascista não admira que continue! Felizmente, não usou o símbolo do 25 de Abril "cravo vermelho" e estes até dele fugiram. Depois daquele paupérrimo discurso onde ouvimos o PPD intervir duas vezes, mas que P.R.!!!!
Saudações e 25 de Abril sempre e fascismo nunca mais!
Vicky