segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Geórgia, Rússia, Ossétia do Sul, Abkházia... Ou de como uma coisa boa para alguns, regra geral é má para todos os outros.



Se eu fosse perguntar pessoalmente a cada uma da leitoras e leitores do “Cantigueiro” algo como “De que é que o mundo mais necessita neste momento?” teria talvez uma resposta diferente de cada, mas certamente ninguém me responderia “De mais uma guerra!!!”

Infelizmente, não são os meus amigos que dirigem os destinos do mundo!
Infelizmente, aqueles que os dirigem, já nem tem o pudor de esconder que os reais interesses por detrás destes conflitos é a posse e controlo do petróleo, gás (etc, etc, etc, etc...) e consequentemente muito dinheiro.
Infelizmente, os povos ainda se deixam manipular por oportunistas, constantemente (sempre que lhes interessa) a agitar as bandeiras dos convenientemente fabricados ódios ancestrais e patriotismos “à la minute”.
Infelizmente, perdem a vida “sempre os mesmos” e aos milhares... ganha milhares (de milhões) a meia dúzia do costume.


Perdoem-me o “francês”, mas esta merde será assim tão difícil?
Estas miúdas terão cérebros de “génias” da astrofísica, serão os seus governantes “tapados” como portas... ou será que andamos todos a avançar para o futuro, cambaleando e tropeçando em cima da linha meio apagada e espezinhada que ainda vai separando os seres humanos das bestas?


Natalia Paderina (Russia), prata e Nino Salukvadze (Geórgia), bronze 
Jogos Olímpicos - Pequim 2008

19 comentários:

Anónimo disse...

Bem aproveitados, os jogos poderiam ser factor para muita coisa boa, infelizmente já nem a trégua nos dias dos mesmos se respeita.

Abraço

Maria disse...

Acho que é a segunda hipótese, infelizmente...

Abreijos

Kaotica disse...

Os meus amigos também não responderiam isso, logo também não são eles que estão a reger os destinos do mundo! Tenho mesmo a impressão que ninguém é amiga de gente dessa, por isso mesmo é que se colocam no poder e não saem de lá nem que esteja toda a gente descontente.

Há para aí muitos a pisar o risco e a resvalar para o outro lado!

Abraço ensolarado de Alentejo.

BlueVelvet disse...

Não me parece que essagente tenha amigos.
E se algo há que aproveitar dos J.O. são atitudes lindas como esta.
Mas elas não mandam...
Sabes que mais? É uma merde, como tu dizes.
Abreijinhos

Anónimo disse...

Desta vez não me fizeste rir, nem sorrir. Como é saudavelmente habitual. Fizeste-me... pois... parar e levantar os olhos do ecran.
E, como é habitual, agradecer-te.
Mas ainda te diria que a guerra se tornou numa necessidade. Do sistema. Não a guerra por isto ou por aquilo, seja petróleo ou "espaço vital". A guerra. A guerra pela guerra. Pelas armas, pela crise, pela sobrevivência da desHumanidade contra o nascimento da humanização.
E... um abraço

Ana Camarra disse...

Samuel

A Guerra é a Guerra!
Como canta Fausto.
Serve sempre os interesses de alguns, encho os bolsos de outros, sofrem sempre os inocentes....
Se fosse pelo grupo de quem aqui comenta pois não existiam nunca guerras, mas é por isso que batalhamos, todos os dias.

bjks

ferroadas disse...

Felizmente que os povos são sempre (ou quase) diferentes de quem os "comanda" e em todos os aspectos.

O gesto das duas atletas em acusa é (houve e continuará a haver mais exemplos) um exemplo daquilo que os Jogos Olímpicos têm de positivo.

Só lamento/lamentamos que os senhores do mundo olhem sempre para o poder do dinheiro e nunca para as pessoas.

à guerra não ligues meia
porque os senhores grandes da terra
vendo a guerra em terra alheia
não querem acabar com a guerra

in-António Aleixo

Abraço

Anónimo disse...

-As guerras são sempre injustas sejam que guerras forem!
-Mas há que ser realista e a uma agressão cínica e cobarde do governo Georgiano cúmplice e aliado serviçal, da estratégia do Império para o domínio e controlo das riquezas do Cáucaso, e cerco total da Rússia. Há que responder e em FORÇA, para que a Besta não se atreva.Como fez em 1939 e mais recentemente na Ex-Jugoslávia.
a.ferreira

Anónimo disse...

-Desculpem falta o Iraque e Afeganistão e talvez o Irão. "dentro de momentos se nada se fizer"
a.ferreira

Anónimo disse...

Correndo o risco de parecer sectário, direi:-lá estão os americanos, (sempre eles) a fomentar a apoiar os que fazem o jogo dos seus interesses,ña Sérvia apoiam a divisão, alegando que os kosovares têm direito à sua independência,na Georgia o povo da Ossétia do sul já não tem o direito à sua independência.
Os americanos para alénm de serem assassinos querem fazer de nós estúpidos, e conseguem mas, não de todos.

Anónimo disse...

O Presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, jogou mal e perdeu; de alguma forma achou que poderia invadir e controlar a Ossétia do Sul antes da Rússia intervir e depois a comunidade internacional lá interviria para acabar com o conflito.

Anónimo disse...

COBARDE ATAQUE DA GEORGIA À OSSÉTIA DO SUL - UMA ACÇÃO PATROCINADA PELOS EUA


A Geórgia com o apoio Norte Americano lançou um ataque em larga escala contra uma das suas províncias que clama pela independência e tem o apoio da Federação Russa, a Ossétia do Sul.

O ataque surge 5 dias após um acordo entre a Geórgia e a Ossétia, o qual apenas serviu para ganhar tempo, pois os Jogos Olímpicos iam começar e os olhos do mundo estariam desviados. Condoleeza Rice esteve com o presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvilli seguramente a dar o avale dos EUA para a cobarde e vil agressão se iniciar.

O local tem grande importância como rota de transporte de petróleo e gás natural para o Ocidente.

Fernando Samuel disse...

A dificuldade está... nos milhares de mihões da meia dúzia do costume...
e Mikhail Saakashvili é um homem de mão dessa meia dúzia ali na região...

Um abraço.

Rosa dos Ventos disse...

Bonito de ver estas duas jovens...
Só que viver em paz não é apenas um sonho olímpico, infelizmente!

Abraço

Justine disse...

Há felizmente muitos homens e mulheres que querem avançar para o futuro, mas a "merde" é que são as bestas que detêm o poder e o dinheiro, e atravancam tudo. Mas mesmo assim, vamos andando...

Abrenúncio disse...

Neste mundo em que os valores e ideais parecem esquecidos ou, pelo menos, substituídos pela ânsia frenética de capitalizar lucro, que exista um exemplo digno e sincero promovido por uma competição que tinha na sua génese a competição saudável e a fraternidade entre os povos.
Saudações olímpicas do Marreta.

Lúcia disse...

Abraço significativo, num momento tão doloroso. E perdoem-me o parcialismo mas aquele Putin a gerir conflitos... As coisas que já aconteceram com ele, quase sempre com a mesam solução desastrada e violenta.
Beijos

Anónimo disse...

-Eu, sinceramente...palavra...não entendo... prontos!
-O Putin de certezinha que não é Flor que se cheire.
-Mas que desejam os meus queridos amigos e camaradas para aquela região do Cáucaso um autentico barril de pólvora étnica: Extremismo muçulmano na Chechênia com controlo Turco e influências da Arábia Saudita e Paquistão como aconteceu "no Afeganistão foi sem querer" tendo por de trás a mãozinha invisível dos Stats ? -Geórgia integrada na NATO, com tudo que isso implica... para a segurança da Rússia e do Mundo? Não se esquecem que a Rússia é uma Potencia Nuclear. Além de ser uma Republica Federativa " um caldo" de etnias. Há que ter em conta as lições de 1941, para onde marcharam as tropas de Hitler na operação BarbaRossa? O porquê do ataque brutal nunca antes visto na história militar e defesa encarniçada e desesperada de Estalinegrado??? -Foi mero capricho de Estaline e Hitler e respectivos estados maiores??? -Ora, ora vamos mas é estudar um pouquinho dessa História que nos tem sido demasiada escondida, e não será por acaso! -Ou será!
Ou eu, é que estou a sonhar com fantasmas?!?!?

Napoleão Bonaparte também se dirigiu para lá.

a.ferreira

Anónimo disse...

CAMARADAS, NÃO SE PREOCUPEM O "FRANCES" JÁ FOI RESOLVER O ASSUNTO!