domingo, 10 de outubro de 2010

Gilberto Gil e Marjorie Estiano – “Chiclete com banana”




Ainda sou do tempo em que parecia existir uma lei que obrigava os actores e actrizes portuguesas a serem incapazes de cantar. Pelo menos, de cantarem afinados. À excepção de alguns artistas mais ligados à Revista à Portuguesa que, na realidade, chegavam ao teatro exactamente porque cantavam e só depois é que começavam a tomar o gosto à representação, quase todo o restante “cenário” era desolador.

Os tempos, felizmente, mudaram. Os nossos palcos estão cheios de gente nova que acumula a arte da representação com a capacidade de cantar bem... o que, para além de ser uma bênção para os ouvidos, nos traz ao vídeo e à canção de hoje, onde a possível novidade é a jovem actriz brasileira Marjorie Estiano, que só chegou ao meu conhecimento pela música, já que, confesso, não sou seguidor de telenovelas brasileiras... onde, ao que parece, ela vai bem.

E assim juntamos num só vídeo uma esperança, a actriz/cantora Marjorie, uma imensa certeza, Gilberto Gil, e um génio, Jackson do Pandeiro, uma velha glória da música popular brasileira e intérprete desta canção, a histórica “Chiclete com banana”, de 1959, composta em parceria pela sua mulher e companheira de palcos e cantigas, Almira Castilho e pelo também autor e compositor "Gordurinha", uma bem humorada beliscadela na atávica ignorância do “Tio Sam” sobre a cultura brasileira. Podia (e devia) haver uma canção assim em todos ou países do mundo.

O resto é a habitual e admirável arte dos músicos e o grande divertimento do veterano Gil e da jovem cantora, que só a partir do meio da actuação é que tem a cantiga por sua conta... e muito bem.

Bom domingo!

“Chiclete com banana” – Gilberto Gil e Marjorie Estiano
(Almira Castilho/"Gordurinha")

6 comentários:

Fernando Samuel disse...

Valeu bem a pena conhecer esta Marjorie...
(Chiclete com banana é uma espécie de sardinhas assadas com coca-cola...)

Um abraço.

do Zambujal disse...

Que excelente bom dia.
Bom dia, amigo!

Graciete Rietsch disse...

Que bem eles se enquadram.
E que linda ela é!!!!!!

Um beijo.

Maria disse...

Numa altura em que o Outono já começa a fazer os seus estragos, que bem que sabe e como anima este domingo a sobremesa "Chiclete com banana"! (Chiclete, conheci a que veio de "Táxi"... deita fora, se demora; "banana", ouvi vezes sem conta, na voz do Zé Cid, a tal de que o macaco gosta tanto quanto ele, o Zé, gosta de uma ela qualquer...)
Esta dupla Gilberto/Marjorie apresenta o prato completo: o ritmo e a alegria com que só o Brasil sabe contagiar-nos.
Parabéns pela escolha!

Maria Pereira

Justine disse...

Lindas as vozes, linda a canção, lindos eles os dois!
Que bem soube:)))

Jorge Manuel Gomes disse...

DELISSSIIIIIOSO!

Um abraço camarada, daqui de Vila do Conde.

Jorge Gomes