domingo, 18 de setembro de 2011

Hugh Laurie – Tudo o que temos que fazer é...


Quando por volta de 1970, ou 71, o pequeníssimo grupo dos meus amigos que reparavam nessas coisas das cantigas de protesto, foi abalroado pela notícia de que o “nosso” artista, um dos arautos contra a odiosa guerra do Vietnam, era, afinal, acionista de fábricas americanas de armamento (estória que nunca esclarecemos ser verídica ou apenas um boato), não suspeitávamos que isso seria o pão nosso de cada dia... até hoje. Ainda há bem pouco tempo se soube que o “supermilitante” Bono Vox, dos “U2”, militante de mil causas políticas e humanitárias, afinal, na sua Irlanda natal, sonega milhões ao fisco com o velho truque da deslocalização da sua multimilionária produtora de espectáculos, mandando a solidariedade e consciência social às malvas.
Pelo meio, neste longo intervalo de quarenta anos de injustiças, guerras, massacres, tragédias humanitárias e catástrofes naturais, é longa a lista de artistas a quem tem sobrado a vontade de protagonismo, o ruído mediático, as vistosas acções “militantes e solidárias”... mas que tantas vezes são acompanhadas de uma deprimente ausência de conteúdo, projecto, rumo, clareza política... ou até sinceridade.
Não estou na melhor posição para criticar esses meus colegas das artes, mas não resisto a convidar para o nosso convívio dominical o actor britânico Hugh Laurie... nos últimos tempos mais conhecido por cá como Dr.HouseHugh Laurie, para além de ser actor (quem viu a série televisiva “Blackadder” não o esqueceu mais), autor de livros, formado em antropologia, arquelogia e doido, obviamente... também é músico. Compõe, toca vários instrumentos e canta.
Há pouco tempo saiu o seu novo CD, “Let them talk” (vale bem a compra), mas como ele não precisa de mim para o promover, hoje vem abrilhantar o “Cantigueiro” de domingo com uma outra canção, já com uns anitos... e aqui voltamos ao assunto do post. A canção é uma alfinetada, tão divertida quanto certeira, a esses tantos artistas sempre tão carregados de “causas”, mas a quem faltam, ostensivamente, as soluções.
(Como a cantiga está legendada, nem aqueles que não entendem o inglês têm desculpa para não se divertirem)
Bom domingo!
All we gotta do” – Hugh Laurie
(Hugh Laurie)



12 comentários:

Anónimo disse...

Espectacular! Valeu por me fazer rir e não só!!!...
Saudações
Vicky

do Zambujal disse...

Obrigado pelo começo de domingo (ontem deitei-me tarde... mas sem tempo para te visitar o "post da meia-noite").
Confesso a minha ignorância em relação a esta faceta do actor e ... foi um excelente começo de domingo.

Um grande abraço.

Eduardo Miguel Pereira disse...

Genial !

Justine disse...

Já me fizeste (tu e o Hugh) rir a bom rir! Grande actor, excelente cantor com tudo o mais!Obrigada:)))e bom domingo!

Fernando Samuel disse...

Muito bom!

Um abraço e bom domingo.

Graciete Rietsch disse...

Não conhecia esta faceta do dr. House.Ainda bem que a mostraste.
Vou passar a vê-lo mais vezes.

Um beijoo

trepadeira disse...

Um mimo.

Um abraço,
mário

Dona Sra. Urtigão disse...

Ótimo !

mas porque lembrei-me de Bob Dylan ?kkkkk

Adriana disse...

Adorei!

Anónimo disse...

Talvez f...?

Olinda disse...

Hilariante¡Desconhecia esta faceta do Hugh Laurie.

vovó disse...

ainda por aí um cantautor, que se calhar, com mútuo consentimento do Laurie, "aderiu" a este conceito... :)))... é que eu não percebo nada, do que o tal artista de variedades canta...!...

vovómaria