Era Nikolai Rimsky-Korsakov um compositor sério? Claro que sim. Ainda por cima, como militar do Czar da velha Rússia tinha uma certa imagem a defender.
É Yuja Wang uma pianista séria? Evidentemente! Centenas de concertos, nas mais seríssimas salas, deixam isso bem claro. Mesmo aqui, já a tivemos espalhando charme e virtuosismo, tocando Chopin como só os anjos tocariam... se fossem dados a tocar piano em vez de harpas e liras.
Fica então esclarecido que os compositores e músicos da chamada música erudita são sérios. Alguns, não tão poucos como isso, são mesmo chatos como pratos de sobremesa. Só que...
Para felicidade de muitas e muitas gerações de ouvintes, alguns destes compositores e executantes deixam-se por vezes possuir pelo espírito da ramboia e do bom humor, com resultados verdadeiramente extraordinários.
Felizmente, existem muitos milhões de seres humanos que se divertem com esta música, seja mais “séria” ou mais a brincar, enquanto outros milhões (infelizmente, mais) se divertem (muito legitimamente, diga-se) com os subentendidos brejeiros dos muitos “Quins Barreiros” que há por esse mundo, ou com o sabe-se lá o quê das performances dos “Tonys Carreiras” desta vida.
E assim chegamos à música de hoje, o célebre “Voo do moscardo”, um divertimento para músicos virtuosos, escrito por Rimsky-Korsakov, peça que já todos ouvimos muitas vezes e tocada das mais variadas formas. Como se o “Voo do moscardo” não fosse já um exercício quase impossível para grande parte dos músicos, a doce Yuja Wang resolveu tocá-lo com este rearranjo para piano... que, o mínimo que se pode dizer, é que toca as raias da loucura... o que, como já sabemos, é uma qualidade por aqui muito apreciada.
Entremos então assim, “voando”, em 2012... e bom domingo!
“The flight of the bumblebee” – Yuja Wang
(Nikolai Rimsky-Korsakov)
9 comentários:
Voo do moscardo, para já não me posso queixar com a entrada do Ano Novo. Quem dera que fosse sempre assim tão bom.
Um 2012 cheio de Saúde, Amizade e Luta!
Bjs,
GR
Voando e sonhando,bem acordado.
Este arranjo é uma loucura.Não conhecia.
Um abraço,
mário
Obbrigado pelo voo!
Bom ano nOVO!
ui!!!! pressinto uma coincidência...? :)))... então se a "meçoila" cantasse...!!:)))...
agora a sério: como já o disse (dissemos) , Muito Bom! :)
E, assim, entramos bem...
Um abraço.
A pianista é ótima. Os dedos parecem mal aflorar as teclas mas o som é maravilhoso.
Mas entrar voando no novo ano, não me parece fácil. O que é urgente é lutar.
Um beijo.
Nem sei o que é melhor, se a música se a interpretação!
Abraço
Impressionante!
Muito bonito, boa partilha! Que voemos com o espírito do moscardo,este ano, equilibrando a seriedade necessária com o divertimento complementar e imprescindível ( e que nos querem tirar).
beijo, Bom ano.:)
Enviar um comentário