domingo, 28 de novembro de 2010

Cláudia Leitte e Jair Rodrigues – Um gole de energia




Claro que a gigantesca dimensão “continental” do Brasil, ajuda. Um país com uma tal dimensão produz milhares e milhares de tudo... e, portanto, também de excelentes artistas. Claro que o profundo apego, amor, paixão mesmo, do povo brasileiro pela sua música e os seus artistas, ajuda muitíssimo. Mesmo assim é impressionante o ritmo a que novos valores artísticos vão surgindo. Mesmo assim, continuo a surpreender-me sempre que “descubro” mais um autor, cantor ou cantora que não conhecia, portadores de um talento que em muitos outros países seria pura e simplesmente esmagador.

Hoje toca a vez a Cláudia Leitte, mais uma dessas jovens artistas brasileiras, por vezes praticantes nas suas carreiras pessoais, de géneros musicais que dificilmente me convocariam... mas que expostas à influência de uma, ou de um dos “grandes” da Música Popular Brasileira, como que se transfiguram e ficam com os pés subitamente bem firmes nas raízes da sua cultura admirável.

Vejam-na aqui, no palco, às voltas com a velha e conhecida canção popular “Deixa isso pra lá”, numa cumplicidade irresistível com o histórico Jair Rodrigues, que teve um dos seus muitos e grandes sucessos, precisamente com a gravação desta canção, em 1964. Vejam e ouçam Jair Rodrigues bebendo da juventude dela, mas a ser simplesmente ele próprio... enquanto ela se deixa “contaminar” por ele e se vai transformando irresistivelmente em “outra coisa”, cantando (muito bem!), recriando e recreando-se com a música, as palavras... e com Jair. Uma “outra coisa” sem nome definido... mas muito bonita de se ver.

Bom domingo!

“Deixa isso pra lá” – Cláudia Leitte e Jair Rodrigues
(Edson Menezes / Alberto Paz)


4 comentários:

do Zambujal disse...

Deixo isso para lá?
Não deixo nada!

Abraço

Fernando Samuel disse...

Excelente texto.
Excelentes Jair/Cláudia.

Bom domingo e um abraço.

Maria disse...

Mas que sensualidade energética e fogosa!
Tão bom para aquecer ânimos gelados!
Obrigada pela excelente escolha e bom domingo!

Maria Pereira

Rodrigo Rocha disse...

Samuel passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e sucesso