quarta-feira, 3 de novembro de 2010

José Sócrates - ...PIM!!!





Estou do lado dos que votam contra este Orçamento de Estado. Em alguns casos não teremos os mesmos motivos, mas voto contra é voto contra! Daí que pouco me interesse esta farsa em demasiados actos levada à cena por PS, Governo e PSD, fingindo grandes divergências quanto a um OE aprovado à partida.

Depois de ter feito de conta que conseguiu introduzir no documento duas ou três alterações muito importantes, o PSD, mantendo-se fiel ao seu guião neste espectáculo, continua a afirmar que é um Orçamento muito mau... mas que, dadas as circunstâncias, se absterá na votação. Não pretendo ser advogado do PSD, mas exigir que passassem a admitir publicamente que gostam do Orçamento, apenas por terem mudado umas vírgulas à coisa... seria assim como que pretender que com uma simples troca de uma das cortinas de uma das janelas, qualquer uma daquelas casas horrorosas “engenheiradas” por Sócrates lá para as bandas da cidade da Guarda, passasse miraculosamente a parecer um projecto de Frank Gehry, Sisa Vieira, ou Niemeyer.

Nada feito! Mesmo assim, Sua Excelência o Presidente do Conselho ficou muitíssimo ofendido, desta vez, com o líder da bancada parlamentar do partido com quem acaba de assinar um acordo, põe uma mão na anca, faz um requebre gracioso com o pulso da outra, afivela uma cara de “animal feroz” e, com a voz “afêtada” que (infelizmente) o acompanha nestas crises de mau génio, dispara: «Se está convencido de que é um mau Orçamento, então tem de se votar contra».

E pronto. Aí temos mais uma página da profundamente triste estória desta figurinha. Assinado o acordo, não resiste à tentação da provocação gratuita e "juvenil".

Tivesse eu o dom para as palavras que tinha Almada Negreiros… e PIM!!!... agora diria aqui umas coisas sobre este verdadeiro acidente que nos tocou em “sorte” como Primeiro Ministro, mas não tendo… não sei bem o que lhe chamar.

Eu sei… eu sei que muitos outros políticos na História, alguns mesmo, considerados grandes estadistas, eram pouco dignos de confiança, arrogantes, malcriados, incompetentes, ignorantes, mentirosos compulsivos, lacaios dos poderosos, etc., etc., etc… só que, raramente eram tudo isto ao mesmo tempo e muitos deles tinham até algumas qualidades estimáveis, para equilibrar os defeitos e a vileza de carácter. Desgraçadamente, não é o caso do político José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa!

Olhem… na impossibilidade de fazer melhor, socorro-me do eterno Eça e do carinhoso nome que o Desembargador Amado tinha sempre debaixo da língua, reservado para o seu político caseiro e genro, o inútil Conde de Abranhos: É um pascácio!!!

9 comentários:

Maria disse...

... "faz um requebre gracioso com o pulso da outra"....
Esta expressão é deliciosa!

Abreijos

Maria disse...

Ninguém, ontem, subiu ao nível do Almada Negreiros. Mas PIM(bas) não faltaram, num "baile" pimbalhão que não me fez dançar, com letras de canções inaudíveis e melodias arrepiantes. Tantos "contra", mas passa, o digníssimo OE! (Obrigatório Errar?)

Maria Pereira

do Zambujal disse...

Não tens quê?
Olha se tivesses... como é que ficariam, em prosa tua, o pacácio e os calhordas.
Não te doam os tedos que teclam!

Um abraço

Alberto disse...

Como o menino Carlinhos diria ao Sr. Joaquim, merceeiro lá da rua, eu diria que o Sócrates é como o iogurte de manga.
- Se não souberem a história na próxima, contá-la-ei.

Graciete Rietsch disse...

Que figura triste faz o nosso"Cavleiro da Triste Figura"

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Há que reconhecer, então, que no actual panorama governativo, Sócrates é o MAIOR!...

Um abraço.

Elísio Alfredo disse...

Mas quem sai à rua, como eu saio, e vai falando com as pessoas vai-se apercebendo que com tais manhosices já não nos enganam.
Até sabemos que quando estiver cumprida totalmente a tarefa lá vão ter de cair na data acordada para subirem o alternantes de turno. Mas continuo a confiar que um dia a paródia terá um fim...

Antuã disse...

Os farsantes lá continuam enquanto o povo deixar. Mas não há mal que não acabe.

jrd disse...

Eu sei que é chato dizer isto: Mas, já que referiste Almada Negreiros, se os Cavacos, os Sócrates, Os Coelhos e os Portas são portugueses, eu quero ser outra coisa. Pin!!!...
Abraço