quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Helena André - Manual da abjecção política




Numa jornada de luta envolvendo milhões de trabalhadores e com a dimensão desta Greve Geral, por mais cuidada que seja a organização, há sempre um ou outro incidente que escapa ao controlo. Ou são elementos de um piquete de greve que se exaltam, ou trabalhadores que tentam esconder a vergonha de não fazerem greve reagindo contra os grevistas, ou os que estão, por vontade própria e convicção do outro lado da barricada.

Nesta Greve Geral houve de tudo, desde pequenos incidentes até ao canalha que atropelou sindicalistas à porta do “seu” supermercado. De qualquer maneira, o ponto alto do dia, leia-se, o mais porco, estava reservado para uma das conferências de imprensa da ministra do desemprego, Helena André.

Não tenho a menor intenção de fazer uma guerra de números com a imbecil; mas enojou-me ver uma “ministra do trabalho” tentando desvalorizar a Greve Geral, fazendo malabarismos com os números e apontando vários exemplos de “menor adesão à greve”, destacando estes dois:

1. A «adesão residual» dos trabalhadores da PSA Mangualde, sabendo ela muito bem que se trata da fábrica de automóveis onde centenas de operários foram recentemente despedidos, para a seguir, uma boa parte deles ser recontratada... mas por metade do salário anterior, vivendo, tanto estes, como os que não chegaram a ser despedidos, num clima de terror psicológico em que uma greve pode significar o fim do contrato.

2. A «escassíssima adesão à greve nos grandes grupos económicos ligados à distribuição», leia-se grandes hipermercados de Belmiro de Azevedo, ou do vigarista Pedro Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins / Pingo Doce (sempre a arrotar postas do seu "moralismo capitalista" para acabar agora a fugir aos impostos com milhões de euros), sabendo ela muito bem que são locais de trabalho com as mais miseráveis condições de precariedade laboral, impostas a milhares de trabalhadores sem direitos, mal pagos e sangrados até ao limite... e onde uma greve é, sem margem para dúvidas, razão para a não renovação do precário posto de trabalho.

É nestas alturas que tenho muita pena de que os jornalistas ali presentes sejam esta gelatina em que se transformou o jornalismo. É nestas alturas que fico sem grandes palavras para dizer, a não ser que esta corja ainda consegue, por vezes, surpreender-me... pelo nível de abjecção que atinge. E porque tem a inqualificável desfaçatez de, pelo menos em público, ainda se autoproclamar socialista.

12 comentários:

trepadeira disse...

Estão,apenas,com medo de pôr o nacional atrás,que é o que eles são.
Um abraço,
mário

Anónimo disse...

A Corja é infinitamente abjecta.E o Buíça, se voltasse, em vez da carruagem que desbastou, teria agora vários comboios de mercadorias, superlotados, pois a prepotência dominante contaminou com a sua babugem nojenta a imensa ninhada fascistóide...
Hoje seriam precisos mais de mil Buíças para nos libertar desta merda!
Cumprimentos
F

do Zambujal disse...

Esta "sindicalista", com estágio em Bruxelas merece o Óscar da abjecção neste grande Greve Geral de 24.11., em todos os papéis até no do ridículo, com aquela do intervalo de 5,9% para 95% nas adesões à GG!
Pel "andar da carruagem" espera-a um regresso a Bruxelas em beleza...
Já repararam na importância dos "postos de reforma" platinada dos nossos compatriotas que prestaram tempo de serviço cá pela terrinha?

Um abraço

Fernando Samuel disse...

Grande post!

Um abraço.

Jorge disse...

Um texto autêntico e corajoso. Parabéns.

Maria disse...

E perante isto eu não tenho palavras para a qualificar. Ou por outra, eu até tenho, mas não posso dizer aqui...

Abreijo.

Carla Farinazzi disse...

Samuel,

É realmente uma tristeza perceber o que a imprensa se tornou, não só em Portugal, mas no mundo inteiro. Uns vendidos, isso sim é o que são. Essa constatação sempre me entristece. Assim como me entristece tomar conhecimento da existência de pessoas como a ministra do desemprego de vocês.

Lamento tanto

Beijos

Carla

Jeremias disse...

É uma tronga é o que ela é! Estamos bem servidos, é com gentalha desta que o país vai sair da crise?
Não me venhasm dizer que o PS é de esquerda é tal qual o PSD com a diferença de que o ultimo não mente.
Corja de ladrões...

César Ramos disse...

Boas,

Ó «F»!... C/as minhas saudações, não se esqueça de que, para além do Buíça, também tivémos o Costa que limpou o Sidónio!

Foi outro que também os teve no sítio!

Abraço!

Carlos Vale disse...

Ainda bem que há Blogs como teu que também é nosso. É um texto corajoso e que só fala verdade. Trata as coisas pelo nome.
Só uma "coisa" daquelas é que podia se "ministra" de um governo destes. Coitadinha.
Um abraço. Carlos Vale

Graciete Rietsch disse...

É realmente abjecta esta ministra!!!

Que bem desmascarada foi!!!!!

Um beijo.

Suq disse...

Ná na senhora a gaja está pró sócris como cão d'água pró obama.

Não lhe ponham a coleira não!