terça-feira, 23 de novembro de 2010

Greve Geral – Fazer contas... mas quais?




Parece que estamos condenados a suportar (por enquanto!) os mais variados “Calhordas de Serviço”. Para além dos “peixes graúdos” que vão mandando nisto, multiplicam-se os serviçais comentadores, analistas, ex-ministros, ex-presidentes, economistas...

Nesta última “classe” destaca-se o senhor professor catedrático João Duque, economista que nos últimos tempos ficou famoso, não por qualquer coisa que realmente tenha feito, mas por vender umas opiniões na SIC, de parceria com aquela espécie de “strumpf” mal disposto que dá pelo nome de Medina Carreira.

Tal como outros antes dele, o senhor Duque não resistiu à tentação de fazer umas contas de merceeiro sobre os custos da Greve Geral de amanhã. “Ai minha nossa senhora” que a coisa vai dar uns milhões de prejuízo, logo agora que o país está em crise. “Ignora” o calhordas que a Greve Geral tem causas. Que combater essas causas, por todos os meios, incluindo esta Greve Geral, será a única saída para a crise, crise que não foi provocada pelos trabalhadores que vão fazer greve, mas sim pelos “peixes graúdos” que pagam ao senhor Duque para fazer estas continhas de merceeiro.

Seria interessante ver o senhor Duque e os seus compinchas do sistema fazerem as contas aos muitos milhares de milhões que as políticas, a ganância e a desonestidade dos seus patrões, já custaram ao país e aos trabalhadores, que acabam sempre por ter de arcar com as despesas. Seria interessante que estes “economistas” seguissem o rasto desses milhares de milhões de Euros roubados aos salários dos trabalhadores, às pensões, aos estudantes, aos doentes, aos agricultores, aos pescadores, aos trabalhadores da cultura, etc., etc., etc. Seria muito interessante que todos soubéssemos a que “paraísos fiscais” e a que bolsos vão parar... mas isso o senhor Duque e os seus cúmplices nunca dirão, pois sentem o peso dos generosos maços de Euros que entra nos seus próprios bolsos... e que em alturas destas devem queimar-lhes a pele... na falta de uma consciência.

Felizmente, há outros economistas!
Felizmente, outro mundo é possível!
Viva a Greve Geral!

8 comentários:

Maria disse...

Um dia, isto vai!
O primeiro passo é dado já a partir das zero horas de hoje!

Viva a Greve Geral!
Abreijos.

do Zambujal disse...

Palhaços ricos e ricos palhaços. Mas tão tristes, tão pobres, tão miseráveis!
E nós, vestidos de palhações pobres, cobertos de roupas mal amanhadas (mesmo quando só em sentido figurado...), tã bem na nossa pele, que é igual à dos outros, com as suas feridas e cicatrizes. Na luta. Todos nós!
E alegres, a rirmo-nos dos "strumpfs" (g'anda malha, Samuel), e das figuras que eles fazem, a fazer de conta que sabem fazer contas! Nem a tabuada sabem! No tempo da minha sôra pufessora... eram palmatoadas com a menina dos 5 olhos naquelas mãozinhas sem calos.

Abraços

Camolas disse...

Viva!

Lídia Craveiro disse...

Devo ser a única pessoa que faz greve no meu local de trabalho. Não adianta nada, diziam-me alguns colegas. Adianta sim e são valores que deixo aos meus filhos, para que amanhã não se dobrem e saibam dizer não a politicas destas.

Graciete Rietsch disse...

Felizmente ainda há quem saiba escrever textos tão esclarecedores como este.

VIVA A GREVE GERAL.

Um beijo.

Antuã disse...

São uns tristes lacaios a quem os amos dão uns tostões.

Orlando Gonçalves disse...

Esse senhor Duque deve ter o cu cheio, presidente do ISEG, deve dar um bom taxo, assim como ser comentador oficial do sistema implantado, aposto que os bancos lhe devem fazer uma taxa baixa, baixa baixa, ou não os defendem-se ele a quando das ditas dissertações na TV.

Fernando Samuel disse...

«Calhordas» é pouco...

Um abraço.