quarta-feira, 6 de maio de 2009

Os trovadores, esses perigosos terroristas!



Li pela primeira vez esta bizarra notícia, no “Salvo-Conduto”. É (também) para isso que servem, felizmente, alguns blogues. Depois, já a vi reproduzida em mais uns quantos lugares, como, por exemplo, o excelente post do "O tempo das cerejas".

A estória é simples e curta. O grande cantor de intervenção Pete Seeger, sempre foi um grande amigo de Cuba. Devido à sua gravação da “Guantanamera” (uma música popular com palavras de José Martí), há muitos anos, a relação de amizade de Seeger com a música e a realidade Cubanas, nunca deixou de se fazer notar e, diga-se de passagem, de lhe arranjar grandes problemas no seu país, os EUA.

Como forma de dar o benefício da dúvida ao desejo de mudança tão apregoado por Barack Obama, em campanha, Pete Seeger, sob as suas próprias condições, aceitou ir cantar, com Bruce Sprigsteen e outros, uma sua velha cantiga de protesto (“This land is our land”), na recente tomada de posse presidencial.

A forma superiormente educada que a “administração” Obama encontrou para agradecer a Pete Seeger esse público apoio, foi negar o visto de entrada nos EUA a um amigo convidado pelos companheiros do velho cantor para estar com ele na sua festa dos 90 anos, o trovador e imenso artista cubano Sílvio Rodriguez.

O departamento em causa é dirigido pela inefável Clinton, Obama nem deve ter sabido, senão agora, tarde demais... mas se realmente quer continuar a convencer alguém dos seus ímpetos de mudança, terá que começar a prestar muito maior atenção aos “pequenos detalhes”, como este... sob pena de se transformar definitivamente no famoso “homem novo” do António Gedeão, que desgraçadamente, fazia as coisas exactamente como faria o homem velho.

Fiquemo-nos por aqui... com uma das mais perigosas canções do Sílvio.

“Unicórnio azul” – Sílvio Rodriguez
(Sílvio Rodriguez)

10 comentários:

Miguel Jeri disse...

Aí fica a a minha sugestão de Sílvio Rodriguez, a minha preferida.

El necio:
http://www.youtube.com/watch?v=phz5oQfZPz8Um abraço

Maria disse...

Se Obama não soube devia ter sido informado. Mas duvido, porque afinal foi a sua Sec. Estado e amiga do peito Hilary quem impediu a entrada de Sílvio nos EUA.
E não me venham dizer que ainda acreditam que ele é o homem da mudança...
Brutal, este Unicornio! E este Sílvio!

Abreijos

Ana Martins disse...

O governo dos EUA considerou Cuba como uma nação que apoia o terrorismo no passado dia 30 de Abril. Mesmo que o Presidente Obama tenha/tivesse sabido não me cheira que o desenlace fosse outro.

samu disse...

Pois é:

O Silvio felizmente não precisa do Obama nem do seu cão de água pra merda nenhuma.
Tenho pena pois o Pete Seeger gostaria de ouver o seu amigo cubano.
Quanto às músicas do Sílvio, não sei qual escolha mas adoro o Ojalá, pois ainda me lembro de a ouvir cantada por milhares de pessoas en Vigo há uns anos atrás, concerto a que fui propositadamente para matar saudades do nosso Sílvio Rodriguez, o único grande cantor Cubano que nunca actuou em Portugal, um mistério que nunca compreendi.Talvez seja uma coisa que o Ruben de Carvalho, nos possa dar de presente um ano destes. Fica a solicitação.

Hilário disse...

Samuel,
ESTOU DE ACORDO COM A TUA SOLICITAÇÃO.

Um grande Abraço

Fernando Samuel disse...

O Obama, como todos os grandes homens, não liga a pequenos pormenores...

Um abraço.

j.homem de ferro disse...

Obama mudou o estilo de de comunicação com o mundo exterior.Realmente é verdade.Mas no essencial ainda mantém muito do raciocínio político do passado.Relativamente a isto as reflexões de Fidel castro,em
http://www.granma.cu/portugues/2009/reflexoes-do-presidente-fidel-castro.html - em especial a reflexão sobre as declarações da filha de robert F. kennedy,Kathleen Kennedy Townsend.

j.Homem de Ferro disse...

Silvio rodriguez é considerado um dos melhores "cantor-autor" da América Latina e consequentemente um dos melhores do mundo.A sua homenagem aos mortos do 11 de setembro em "cita con ángeles" ,canção que era merecida ser ouvida pelos 30.000 americanos que estiveram na homengem a Peter Seeger,que é também um gande amigo de silvio e de cuba.

Vai aquele abraço

samuel disse...

Abreijos colectivos!

Jonny disse...

Sou de centro direita, não partlho minimamente o pensamento da esquerda, mas não posso deixar de frisar a minha admiração e apreço por este grande cantautor cubano. Ouçam isto: http://www.youtube.com/watch?v=ED_E6gXXk6w para mim das melhores músicas dele.