domingo, 22 de agosto de 2010

Catrin Finch – Grávida de talento



Catrin Finch é uma jovem nascida no País de Gales há trinta anos. É uma prodigiosa executante de harpa. A sólida formação musical erudita dá-lhe asas e "armas" para não temer a “contaminação” de outras músicas. Assim, é com visível prazer que, para além dos seus concertos, tanto pode partilhar o palco com um grupo de música tradicional da América Latina, como tocar harpas “geneticamente modificadas” e eléctricas, carregadas a tiracolo, quais guitarras roqueiras, em concertos de música folk.

Diz quem sabe, que a juventude e energia da sua técnica trouxeram a harpa erudita para o Século XXI. A sua carreira já está recheada de prémios e gravações. Aquilo que vamos hoje “ouver”, faz parte do seu último trabalho e resulta de um antigo desafio de amigos: transcrever para harpa as Variações Goldberg de Bach. Começou por achar a ideia difícil de concretizar, para começar, pela complexidade da própria transcrição, depois, pela grande dificuldade da sua execução em harpa. O excesso de tempo livre proporcionado pela primeira gravidez, convenceu-a a passar longos meses em trabalho caseiro, até chegar a este resultado que, como já disse, é apenas um pequeno excerto.

Se uma gravidez desejada, que dá origem a uma nova e amada vida, já é como que um milagre, o que dizer de uma gravidez que, para além da bebé Ana Gwen, nos deu esta pérola?

Bom domingo!


“Variações Goldberg” – Catrin Finch
(J. Sebastien Bach)

8 comentários:

Maria disse...

Não conhecia. Obrigada!

Beijo e bom domingo.

Fernando Samuel disse...

Infelizmente, o meu computador, sei lá porquê, perdeu o pio...

Um abraço.

Justine disse...

Obrigada. E bom domingo também:)))

Anjos disse...

Obrigada pelos maravilhosos 90 segundos.
Não há dúvida: Há grávidas que são verdadeiramente abençoadas!
Feliz (e produtivo)Domingo.

Graciete Rietsch disse...

Lindíssimo.

Um beijo.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

"Diz quem sabe, que a juventude e energia da sua técnica trouxeram a harpa erudita para o Século XXI."
Algo que se saúda uma jovem dar a conhecer um instrumento, salvo erro, com mais de oito séculos.
Devia quem decide pelo menos em Portugal, ter uma veradeira política de Cultura e Ensino, de maneira a que se pudessem dar "saudáveis contaminações" que certamente fariam com que a sociedade pudesse disfrutar destas preciosidades.
Bom domingo.

trepadeira disse...

Que excelente novidade.
Fez-me lembrar alguns amigos com quem convivi na Guiné.Excelentes músicos.
O Hilário,um virtuoso pianista.
Deliciava-nos a nós e irritava as patentes com algumas habilidades.Tocar o João Sebastião Ribeiro (Bem sei,os nomes não se traduzem é uma brincadeira)em ritmo de chá-chá-chá.Era uma delicia para quem não queria ser completamente apanhado pelo clima.
Um abraço,
mário

maia disse...

Pelos 90 segundos prenhes de beleza, obrigada.
Bom domingo.