terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pinto Monteiro - «Tenho os poderes da Rainha de Inglaterra»



O PGR Pinto Monteiro diz, jocosamente, que tem os poderes da Rainha de Inglaterra. Não sei não... diria que tem mais os poderes do Jerry Lewis, velho especialista em sketches de comédia algo parva... ou então não sei o que pensar de um Procurador Geral da República que pouco “procura”, que passa a vida a fazer declarações, ou ridículas, ou misteriosas, ou ininteligíveis, sempre em vãos de portas. Um PGR que seria suposto dirigir com competência uma vasta organização de justiça, mas que a cada defeito ou problema com que se depara na “sua” organização... arranja sempre maneira de alijar a responsabilidade nos “outros”.

Agora, subitamente, reparou que o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público «é um mero lobby de interesses pessoais que pretende actuar como um pequeno partido político». Ora aí está uma das tais declarações, esta mais de vão de escada, que o PGR deveria explicar melhor e até, quem sabe?, ter que provar nos locais adequados!

O PGR Pinto Monteiro diz, jocosamente, que tem os poderes da Rainha de Inglaterra; então porquê e para quê aceitou o cargo? Foi enganado? Anda nesta coisa da “justiça” há três dias?

Não sei se terá os mesmos poderes da Rainha de Inglaterra, mas temo que esteja a transformar-se numa figura tão anacrónica (e inútil) quanto ela. Ela a precisar, urgentemente, duma Implantação da República; ele, da implantação de... qualquer coisa... sei lá!


Adenda: Vejo, entretanto, na "Edição da Tarde" da SIC Notícias, que a vasta equipa de jornalistas da SIC, conseguiu reunir as mais variadas reacções a esta entrevista do Procurador Geral da República, cobrindo o leque partidário.

Fiquei assim a saber que, pelo Governo, o ministro da Justiça diz que não se pronuncia; pelo PS, Vitalino Canas acha a entrevista muito boa e esclarecedora; os do CDS, preferem não comentar; os do PPD-PSD exigem que Pinto Monteiro assuma as consequências do que disse... ou seja, que vá embora.

Curiosamente, a poderosa máquina jornalística da SIC, não conseguiu vislumbrar sombra de reacção por parte do PCP. A reacção de que eu, sozinho, já tinha conhecimento há horas, de que fiz link aqui no post, de uma peça do DN, mas que foi distribuída pela Lusa, portanto, distribuída a todos os jornalistas (acordados) em todo o país.

Há... mas para compensar, a SIC Notícias garantiu que o Bloco de Esquerda iria tomar uma posição, mais tarde...

7 comentários:

jrd disse...

Ele, como os outros, aceitou o cargo, sabendo que não tinha poderes.

trepadeira disse...

E a pose também.
Tem o aspecto de uma jarra onde se esqueceram de mudar o arranjo há anos.
Abraço,
mário

Anónimo disse...

Reagindo, igualmente, à entrevista, a rainha de Inglaterra terá afirmado, por sua vez, "não estar interessada em ser procuradora-geral, dado tratar-se de uma república (das bananas..., segundo a fonte)".
Rui Silva

Cloreto de Sódio disse...

A Rainha de Inglaterra devia processá-lo... se não estivesse gagá, claro. Uma gagá a processar um gagá? Também nenhum dos dois iria entender quem processava quem. Digo eu.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

O actual Procurador Geral da República foi um grande sinónimo de esperança aquando da sua nomeação para o cargo. Entretanto, e face a muitos casos muito mal explicados incluindo os respectivos procedimentos de investigação, conclusões (!?), e ao protelar de outros, tornou-se em mais desilusão.

maia disse...

E um Procurador Geral da República, sabendo que não tem poder, porque aceita? Dá que pensar! Mas ainda há uns meses, ele elogiou este sistema que agora critica. Dá que pensar! E o Sr. Bastonário da Ordem dos Advogados, que espadeira a torto e a direito, em todas as direcções, não na direcção do Governo, vem, agora, sem hesitações, apoiar o Sr. Procurador, que tanto criticava. Alías, este senhor criticava toda a justiça, mas a sua espada afiada era mais sobre os Sindicatos. Pensei que seria, certamente, qualquer alergia contra os sindicatos!! Parece-me que esta alergia tem um nome técnico, que agora não me ocorre. Dá que pensar! Façamos contas. Freeport, Casa Pia,(como o Sr. Bastonário tem defendido os arguidos, coitados, gente sem posses!)mais uma vez a sentença adiada, sem respeito pelas vítimas. Dá que pensar! Eles sabem como cansar, até ao esquecimento. Afinal, a Ministra da Educação, está a propor o que há muito se passa com estes governos: não há chumbos!
"Uma vil tristeza".
"We shall overcome", se quisermos.

Graciete Rietsch disse...

A escola deles é mesmo essa dizer e desdizer e no fim fugir às responsabilidades.

Um beijo.