sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Falem-lhe ao coração... falem-lhe de dinheiro!



Diz o povo há séculos, «Atrás de mim virá quem de mim bom fará!» Disse-me, há semanas, uma professora de uma escola secundária onde fui cantar, «Esta diz as coisas com aquele sorriso de sonsa, mas é pior do que a outra!»

O provérbio popular, somado às notícias dos jornais, deve fazer morrer de rir a ex ministra Maria de Lurdes Rodrigues; a frase da professora mostra-se a cada dia que passa mais verdadeira.

Aí temos o anúncio do caos, em alguns casos, a consumação do crime. 701 escolas vão fechar, de maneira cega, por razões que nada têm que ver com ensino. Nada parece demover a dona escritora Isabel Alçada.


Os exemplos poderiam continuar... mas a cada enxurrada de títulos como estes, a ministra responderá com mentiras como estas:


De nada adianta o PCP exigir a paragem imediata deste processo e toda a demais oposição estar igualmente contra. A senhora parece estar tomada do “espírito socretino” e, pura e simplesmente, não ouve... ou tem ordens para fazer de conta.

É aqui que entra, finalmente, a minha teoria para “ajudar”. Como a senhora, até hoje, já se abotoou com vários milhões de euros, por conta das suas obras literárias de cácarácá que, entre a séria “Uma aventura”, que já vai em 52 volumes, mais a outra revoada de títulos que tem escrito em parceria com Ana Maria Magalhães, já venderam mais de oito milhões de exemplares... e atendendo a que ganhar tanto dinheiro deve acabar por viciar, acho que a solução pode ser a seguinte:

Haja uma alma caridosa que avise a senhora de que, com estes horários escolares das 7 da manhã às 19 da noite, passados longe da família, em turmas de molhada, em escolas grandes que não são nada melhores do que a maioria das pequenas, atirados para horas e horas de voltas e voltas em transportes diários, está a perder, inexoravelmente, milhares de potenciais leitores para os seus livrinhos. Uns, porque pura e simplesmente não terão tempo, outros, porque quando souberem que a autora dos livrinhos é a mesma que lhes fez isto, nem devem querer olhar para eles. É um prejuízo medonho! Visto que o que move a senhora ministra na política ministerial é o carcanhol, o bago, o vil metal... na vida real também deve ser assim... e isso deve ser o suficiente para a aterrorizar.

Voltando ao título, vão por mim. Falem-lhe ao coração... falem-lhe de dinheiro!

6 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Pois Senhora Ministra, pode correr esse risco. Os meninos cansadíssimos,sem tempo para estudar ou sequer brincar, quanto mais ler. E os pais sem dinheiro para comprar os seus livros devido à política "socretina" que a senhora apoia.

Um beijo.

Maria disse...

Ela quer é grandes 'centros escolares', seja lá o que isso for. Que estão ainda a ser construídos, pois claro. O 'bago' sempre na ordem do dia e os construtores agradecem...

Abreijo.

Cloreto de Sódio disse...

Bem visto! Faça-lhe chegar este seu post! Abraço.

Antuã disse...

Esta educação é uma aventura terrível.

Fernando Samuel disse...

É o que se chama um coração de ouro...

Um abraço.

Malhao disse...

Se fossem 700 escolas a fechar, vá que não vá! Que diabo! Agora assim, não sei porquê, fico com uma azia do caraças!

Já agora, podiam era fechar tudo! E irem todos para um sítio que eu cá sei...

[Parabéns, embora atrasados, pelos 3 aninhos. Eu já passo por aqui, e gosto, há mais de dois anos, embora com outras 'identidades' e por via de outras 'bloguices'. Agora vou estando, quando calha mas com nome próprio, no 'http://bissectriz.blogspot.com', para ir matando o tempo.]

Abraço