terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sócrates & Cavaco algo baralhados...





Não posso deixar de acompanhar o Sérgio Ribeiro, no Anónimo do séc. XXI e o Fernando Samuel, no Cravo de Abril, que, cada um à sua maneira, se interrogam sobre o real significado do “fogo de vista” protagonizado por Cavaco Silva e (a reboque) José Sócrates, no seu bastante propagandeado e “sacrificado” acto de interromperem as férias para “irem ver os fogos”... numa reunião com a Protecção Civil.

Saíram, ao que parece, bastante baralhados da reunião... ao ponto de acharem que estamos a melhorar muito a nossa eficácia, quando se sabe que, embora reconhecendo as condições infernais dos últimos dias, já ardeu na primeira metade de Agosto uma área maior do que a soma das áreas consumidas em 2007 e 2008. Levaram certamente com aquele discurso do chefe da Protecção Civil, sempre em tom e termos militares, que consegue, como que por milagre, fazer quase desaparecer as causas reais da tragédia que, em grande parte, por incúria criminosa, se repete todos os anos. Um discurso pejado de frios termos técnicos. Um arrazoado cheio de “cenários de operações”, inundado de “operacionais no terreno”, saturado de números de “ocorrências” e “ignições” e, claro, alguns “meios aéreos”.

Quem é que não fica “meio aéreo” depois de ouvir um discurso assim? Deve ser por isso que Cavaco Silva e Sócrates saíram de lá com os quatro neurónios completamente trocados, dizendo, um, que «saiu bastante mais descansado» e o outro «bastante menos preocupado»... quando mandaria o mais vulgar bom senso que tivesse saído um bastante mais preocupado e o outro bastante menos descansado.

Mas isso seria pedir demais...

7 comentários:

Maria disse...

É apenas uma questão de 'quantas bolhas' têm cada um dos quatro neurónios......

:)))))))

Op! disse...

Há um erro na fotografia, eles são siameses!

Antuã disse...

Uma parelha de bacocos criminosos.

Graciete Rietsch disse...

Baralhados eles não estão. O que querem é baralhar-nos. E que grande sacrifício fizeram ao sair do resort de luxo e casa de férias para ir ver os fogos!!!! Coitados!!!!

Um beijo.

trepadeira disse...

A foto diz tudo o que eles não são capazes de dizer.
Um abraço,
mário

Fernando Samuel disse...

Lá estás tu a pedir impossíveis...

Um abraço.

Suq disse...

A conversa que ouviram teria a ver com mangueiras?!