segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Gasóleo caro! – E neste “sistema” haveria de ser como?



Segundo leio, temos o segundo mais caro gasóleo da União Europeia. Compreende-se!... Como temos igualmente o segundo mais elevado nível de vida da UE... seria de esperar, não é?

Mais a sério, num país que, em vez de ter aumentado e melhorado as vias ferroviárias que tinha, até cobrir todo o território, antes tendo deixado chegar o caminho de ferro e os transportes de mercadorias em comboio (mais seguro e barato) ao estado de indigência que hoje se vê e, por essa via, ter colocado nas mãos dos transportadores rodoviários praticamente todo o negócio da deslocação de mercadorias, imagina-se o que um gasóleo assim caro “contribui” para a nossa economia, inflacionando os preços de tudo, desde o pão e o leite, até tudo o resto que se possa imaginar.

Os sucessivos "governos" social-democratas que temos tido, ora do PS, ora do PPD, poderiam ter feito alguma coisa? Sim... se fossem realmente Governos e não “conselhos de administração” do grande capital. Assim, o que os sucessivos "governos" têm feito, limita-se a garantir, para além de futuros lugares nas administrações, para os seus Ministros e Secretários de Estado, os infames lucros das petrolíferas, os dividendos milionários dos seus grandes accionistas e a miragem de poder ganhar dinheiro sem trabalhar que cega alguns pequenos investidores atraídos pelo “casino” batoteiro da Bolsa.

Só uma GALP nacionalizada a cem por cento poderia garantir, para além de preciosos fundos para uso público, a possibilidade de o Estado poder intervir positiva e activamente na politica de preços de praticamente tudo o que consumimos.

Mas isto sou eu... sempre com a mania de pedir demais...

4 comentários:

Antuã disse...

Que seria de esperar destes vampiros asquerosos?!...

Suq disse...

Cerveja cara e bibo futiboli....queirago!

Tá de castigo. O mãezinha dos ... lindos betinhos da seleçãoe rezai pelo futebol e pelo estadios que chegou, digo eu de que...!

Fernando Samuel disse...

Pois é, pedes tudo, pedes tudo...

Um abraço.

Op! disse...

Degradação da rodovia e passividade perante o elevado preço do gasóleo... medidas aleatórias ou degradação profunda, irresponsabilidade ou destruição proporcionada? seja qual for a hipótese é sinal de desrespeito pelo governo (a arte de governar) de um país.