quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Millennium BCP – «Maior capital, maior rendimento»




O Senhor de La Palice, foi um militar francês, herói do seu tempo. O seu tempo foi o mesmo em que os portugueses andavam na “ciguêra” dos descobrimentos. Nasceu em 1470 e morreu, já Marechal de França, em 1525.

O nome de La Palice ficou ligado, injustamente, às famosas “verdades de La Palice”, as verdades evidentes e banais. Na verdade, o pobre Marechal não fez nada por isso. Conta quem sabe, que a coisa se terá ficado a dever à ingenuidade de alguns dos seus soldados e fervorosos admiradores que, querendo cantar os seus feitos militares, terão produzido versos como «S’il n'était pas mort il ferait envie» (se ele não estivesse morto, faria inveja), frase que depois de sofrer a erosão própria de muitas passagens de “boca a ouvido” se transformou em «S’il n'était pas mort il serait en vie» (se ele não estivesse morto, estaria vivo). Os exemplos são variados… mas a verdade é que La Palice nunca terá proferido nenhuma destas patetices que se lhe atribuem.

E aqui chegamos ao panfleto de propaganda de um qualquer produto financeiro do Millennium BCP, panfleto em que tropecei enquanto estava a fazer um levantamento no Multibanco. Feita a necessária montagem para retirar da imagem a cara do Jorge Gabriel, já que vocês não têm culpa nenhuma das minhas parvoeiras, fica a extraordinária frase publicitária com que o banco vende o tal produto: «Maior capital, maior rendimento!» Isto, certamente, por contraste com todos os bancos da concorrência, em que quanto mais capital se tem... menos se ganha... penso eu...

Estabelecida a impossibilidade de ter sido o senhor de La Palice a inventar este slogan para o Millennium, fica a triste possibilidade de ter sido um dos nossos “génios” da publicidade!

(Até nisto... que saudades do Ary!)

5 comentários:

Malhao disse...

Sempre a aprender! Fico a imaginar as noites em branco que o inventor desta espantosa coisa não terá passado...

Abraço

Antuã disse...

Estes capitalistas são "criativos" que se farta!...

svasconcelos disse...

De facto, olha que "verdade"! E nem surpreende...
bjs,

Op! disse...

Alguém foi PAGO por essa frase?

Fernando Samuel disse...

«Até nisto...»...

Um abraço.