domingo, 25 de dezembro de 2011

Quando um homem quiser...


Tinha razão o Ary... com aquela coisa de o natal ser quando um homem quiser. O amor não escolhe horas convenientes nem datas marcadas. A qualquer momento pode nascer a luz da libertação nos olhos de um oprimido. Sem aviso, qualquer criança pode resolver sorrir. Em qualquer lugar. Mesmo no meio de um holocausto...
Hoje é domingo, dia de música aqui na casa, portanto vamos a isto.
Não quero esquivar-me às músicas de natal, até porque gosto muito de uma carrada delas... mas apetece-me reouvir esta belíssima cantiga, parte da banda sonora do filme “A vida é bela”, onde no meio do terror, da barbárie e da morte, também pôde nascer uma luz e a esperança de redenção... mesmo que apenas à força de coragem disfarçada de fantasia, à força de amor, de um simples sorriso.
Como pormenor digno de registo, a canção é cantada pela coautora da letra, a cantora israelita Noa, logo, conterrânea do famoso Jesus, o menino judeu cujo nascimento hoje se festeja. No vídeo, aparece misturada com imagens do filme, povoado de pessoas que, embora não podendo ser os seus avós (de origem iemenita), poderiam muito bem ser os avós de muitos dos seus amigos... os avós judeus então massacrados pela monstruosidade do nazismo.
Bom domingo!
“A vida é bela” – Noa
(Nicola Piovani /Noa e Gil Dor)



6 comentários:

Maria disse...

Linda música para um domingo, seja ele em que mês for.
Ontem estive a ouvir canções de Natal, pelos Amigos do costume e no sítio do costume.
Tens de ir lá um dia destes...

Beijo.

trepadeira disse...

Gostei.

Um nazismo não justifica outro.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Da canção gostei muito. Do filme nem tanto, porque o sofrimento foi tão grande que as brincadeiras e artimanhas do pai na tentativa de salvar o filho, não teriam sido possíveis.
Bem sei que,no fim, o pai é morto.Mas o encontro final da criança com a mãe cheira-me. um bocado, a história cor-de-rosa.
E os campos de concentração e o

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Diz-se que a vida é bela... e que os homens é que dão cabo dela...

Um abraço.

svasconcelos disse...

Tão bonita, a tua partilha..:)
Obrigada,
bjs,
:)

jrd disse...

A vida será bela quandso os homens quiserem.

Abraço