sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Manuel da Fonseca – Gostar... é fazer alguma coisa por isso!




Hoje, dia 9 de Dezembro, terá lugar mais uma sessão de cantigas e conversa à volta da grande figura de escritor e ser humano que foi Manuel da Fonseca. Em palco estaremos eu e o Cândido Mota (encarregado da conversa), acompanhados pelos meus músicos.
A coisa vai dar-se em Montemor-o-Novo, às 21:30, no auditório da Biblioteca Municipal. Curiosamente, Montemor é o primeiro lugar em que canto depois de ter deixado de habitar... em Montemor. Esta autarquia local foi uma das que quiseram acolher este projecto de espectáculo de canções e poesia.
Infelizmente, ainda apenas 5 “contratantes” se chegaram à frente, tendo sido já realizadas três sessões. Mesmo sabendo que toda a gente tem noção de que este é um espectáculo profissional, em que todos os participantes são pagos (já que este é o único trabalho que têm), logo, tornando-se evidente que sou parte interessada e estarei a puxar a brasa à minha sardinha (e à dos meus músicos e técnicos)... mesmo assim não me coíbo de desabafar convosco que é uma pena ser tão difícil fazer vingar projectos deste tipo e com esta temática e postura artística.
Infelizmente, apesar de serem muitas as pessoas que dizem ser uma grande pena não haver mais destes espectáculos, ser muito importante organizar mais destas sessões de música e poesia, pessoas que a bem dizer não passam sem as canções de intervenção, para quem as canções são parte da luta cultural, “Então e quando é que temos um trabalho novo?”, “Para quando uma vinda cá à nossa terra?”... depois é quase inexistente a tradução desse “grande interesse” em actos concretos.
Felizmente, ao que me dizem, a sessão de Montemor vai ser animada com a presença de muitos amigos do Manuel da Fonseca. Até lá!

5 comentários:

do Zambujal disse...

E que belo espectáculo!
Seria "contratante" se...

Grande abraço e para os "teus" músicos

Graciete Rietsch disse...

Se eu não morasse tão longe de Montemor, lá estaria por Manuel da Fonseca, por Samuel e seus acompanhantes, por Montemor, onde fui tão bem recebida numa visita com a UPP.
A Festa vai ser boa, tenho a certeza.

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Pois é: os actos concretos é que são mais difíceis... e no entanto um espectáculo como esse, em princípio, deveria correr por todo o Alentejo - pelo menos...

Um abraço.

Olinda disse...

Como eu gostaria de assistir,porque gosto do Manuel da Fonseca,(conheci
-o há alguns anos)porque gosto da voz do Samuel(também o conheci faz uns anitos-bons nos tempos do C
írculo Cultural de Setúbal)e porque gosto de musica de intervençao,mas da que intervém para me manter interventiva.Música de intervençao,é ela toda,até "um chapéu aos quadradinhos".
Bom espectáculo¡

trepadeira disse...

Como é verdade o lamento.
O roubo e extorsão também deixam pouco espaço.
A vontade,essa,existe.

Vai ser um espectáculo lindo concerteza.

Um abraço,
mário