domingo, 6 de janeiro de 2008

Pavimentaram o paraíso


(Isto é a letra - Clicar para ler)


Quando aterrei na casa do Zeca, em Setúbal, por volta de 1972, tentei, antes de ele me pôr a cantar, a gravar o primeiro disco (exactamente "O Cantigueiro") e seguir com a minha vida para a frente, aproveitei o tempo de convívio que tive com ele, para fazer de "esponja", aprendendo muito, perguntando muito, deitando os sentidos a tudo o que ali se passava.
Entre as muitas coisas novas que conheci, algumas eram músicas e seus cantautores. Foram bastantes... mas hoje quero falar desta loura de cabelos lisos e voz limpa, que era um pouquinho mais velha que eu... não muito. Trata-se da Joni Mitchell. Durante dias, ouvia na sala do Zeca este disco, em "sessões contínuas", sobretudo esta canção "Big Yellow Taxi" que me encantou desde a primeira audição.
É talvez a "minha" primeira canção política americana com declaradas preocupações ambientais, ou pelo menos é a de que gosto mais.
"Pavimentaram o paraíso para construir um parque de estacionamento" é a frase chave desta letra que me despertou para uma causa que nessa época, em Portugal, era perfeitamente "exótica", quando não mesmo "uma coisa de maluquinhos".

Antes de a pôr a tocar, faço uma pausa (de puro gozo) para imaginar o Zeca a entrar na sala, ver-me sentado no grande tapete, com a viola dele nas mãos, a tentar perceber "como se acompanha isto"...  Aqui ele faz aquele sorriso de testa franzida e olhos que riam sempre mais que o próprio sorriso, ajeita os óculos grossos (pobres óculos...) e pergunta-me como se fosse (sempre) a primeira vez: "Gostas disso? É bom, pá!..."


"Big Yellow Taxi" - Joni Mitchell (1970)
Joni Mitchell




8 comentários:

Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

"the good old times".... que também os houve...
Que será feito da Joni Mitchel?

GR disse...

Não conhecia.
Fui à Wikipedia saber algo mais.
Um percurso bastante interessante.
Gostei muito desta canção, vou continuar a ouvir.

GR

samuel disse...

Maria

Até onde a vista alcança, está bem...
Ainda em 2007 lançou mais um CD, onde curiosamente tem uma nova versão desta cantiga e continua a pintar bem (a sua outra actividade).

GR

Feliz por ter contribuido... :)))

as velas ardem ate ao fim disse...

Simplesmente Amei!

bjinho

Ad astra disse...

Ola Samuel. Gosto também e muito de Joni Mitchel.
Ouvia muitas vezes nos tempos de Liceu
E Agora fico aqui a matutar se serás um Samuel que conheci...???

Vou ver mais este blogue que tem coisas nmuito interesantes e depois ja te digo a que conclusão cheguei sobre se tu és o tal que penso

Um Abreijo para ti

avelaneiraflorida disse...

Caro Samuel,

E não ouvia Joni Mitchel desde...sei lá!!!!
que bom encontrá-la aqui!!!!
bjkas!!!!

zemanel disse...

Joni Mitchel? "Joni Quê pá"?
Bom, muito bom.
Vou investigar por aí...