segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Morreu Suharto





O general Suharto, da Indonésia, viveu até aos 86 anos, deu-lhe não sei o quê e morreu.
Roubando uma boa frase ao Rui Vasco Neto, "hoje não me rio mas também não vou chorar".
De qualquer modo, gostava de acrescentar, mesmo sem rir nem chorar: Acho que vai tarde, muito tarde!
Devia ter ido, pelo menos, antes de ajudado pelo "fechar de olhos" dos EUA e muitos outros (convém não esquecer), ter invadido e massacrado uma grande parte do povo de Timor-Leste. 
Devia ter ido antes de exterminar cerca de dois milhões de cidadãos do seu próprio país, maioritariamente membros ou simpatizantes de partidos de esquerda e sindicalistas, país que "governou" de forma sanguinária e roubou da maneira mais rasteira durante trinta anos.
Por tudo isso, condolências aos (certamente muito poucos) membros da família que não são cúmplices dos gigantescos crimes, mas como disse, vai tarde!

12 comentários:

BlueVelvet disse...

Tem toda a razão:já que tinha que ir, já vai tarde.
Um abraço

Gi disse...

Nunca rejubilei com a morte de ninguém e com este não faço excepção. A única coisa que lamento é que muitos tenham nascido. É o caso!

Um beijinho Samuel, obrigada pela tua presença mesmo na minha auséncia, as coisas não t~em estado fáceis.

Maria disse...

Por acaso acertaste, deste ainda gosto menos....
Vai, pelo menos, com 35 anos de atraso......
Mesmo assim, que a terra lhe seja muito pesada, muito mesmo....

Abreijos

Mié disse...

Caro Samuel

Obrigada pela visita que me fez.

Seguir o rasto de comentários suspeitos :) é sempre bom, diz o caro Samuel, eu também sou curiosa :)))

Gostei de conhecer aqui o Cantigueiro, voltarei mais vezes. com certeza.

Quanto ao Suharto, tenho pena que não tenha sido condenado pelos crimes que cometeu.


Fica bem


Abraço

Rui Vasco Neto disse...

sam,
acabei de ver há segundos o jornal da tarde da rtp. peça de fecho? o novo disco do sérgio godinho, 'nove e meia no maria matos' gravado ao vivo.
as imagens mostraram um pouco do espectáculo, adivinha quem era o saxofonista?

Magnolia disse...

Quando ouvi a notícia, falei em voz alta sem perceber que no momento estava sozinha: até que enfim, já deveria ter sido há mais tempo!
Na verdade, não tenho pena nenhuma, não consigo ter... só revolta pelo facto de nunca ter pago pelos seus crimes. Hoje em dia, o meu coração está mais duro, talvez por perceber melhor que o mundo poderia ser bem diferente se não existissem tantas criaturas destas!
Mas tantas que andam por aí... e algumas tão perto de nós!

São disse...

Estes ditadores geralmente vivem sempre muito, de facto!
Vou comentar também o post anterior, mas aqui.
Porque O Director da ASAE seria , se tivesse ocasião para isso um ditador, também. Assim, é, à medida portuguesa( sempre pequena) um tiranete!
Gostaria de saber a sua opinião sobre o tema do meu mais recente post. Se for, agrdeço desde já.
SEmana satisfatória.

alex campos disse...

Dá-me vontade de parafrasear Luís Sepúlveda: "Devemos alegrar-nos quando morre um filho da puta".

Fliscorno disse...

Paz à sua alma e à de quantos ele ceifou.

O Pinoka disse...

Também acho que levou muito tempo cá entre nós. Então e o pormenor de Xanana Gusmão ir às cerimónias fúnebres de Suharto? Este se calhar teve pena…

samuel disse...

Pinoka

Este establecimento ainda não tem prémios, mas alguma coisa há-de valer o facto de ter adivinhado o post que eu vou publicar a seguir... :)
Já está escrito há um bom pedaço...

Abraço.

Anónimo disse...

Mas porquê , a paz à alma ....
se muitos ainda estarão com ele e vivos.... Esses não morrem ou quando morrerem e só um que morre....