quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Rumo à Estrela Polar



Estou cansado.  De estar irritado e de lavar a boca com sabão depois de tentar vários textos para comentar a remodelação do bando de Sócrates. Agora preciso de acabar o arranjo musical em que estava a trabalhar e tenho que estar mais apaziguado...
Pedi socorro ao António Gedeão, que desde 1973 não me deixa ficar mal em parte nenhuma, com esta canção.

Fala do homem nascido
António Gedeão/José Niza

Venho da terra assombrada  
Do ventre da minha mãe
Não pretendo roubar nada
Nem fazer mal a ninguém
Só quero o que me é devido
Por me trazerem aqui
Que eu nem sequer fui ouvido
No acto de que nasci

Trago boca para comer
E olhos para desejar
Com licença quero passar
Tenho pressa de viver
Com licença com licença
Que a vida é água a correr
Venho do fundo do tempo
Não tenho tempo a perder

Minha barca aparelhada 
Solta o pano rumo ao Norte
Meu desejo é passaporte
Para a fronteira fechada
Não há ventos que não prestem
Nem marés que não convenham
Nem forças que me molestem
Correntes que me detenham

Quero eu e a Natureza
Que a Natureza sou eu
E as forças da Natureza
Nunca ninguem as venceu
Com licença com licença
Que a barca se fez ao mar
Não há poder que me vença
Mesmo morto hei-de passar
Com licença com licença
Com rumo à Estrela Polar

11 comentários:

GR disse...

Nem imaginas a sorte que tens!
Esquecer por largos momentos toda esta podridão!
E calmamente ouvir (ao vivo) Samuel, cantar Gedeão.
Há fugas muito boas, mesmo sendo em trabalho.

GR

Maria disse...

Cantei esta cantiga agora mesmo. é bom ir para a cama com a cabeça cheia de música.....

Abreijos

BlueVelvet disse...

Bela escolha!
Cantada por si então...:(
Abreijos para si tb

avelaneiraflorida disse...

Amigo Samuel,

Que Bo LEMBRANÇA!!!! ESTOU A PRECISAR DE RE-OUVIR ESTA CANÇÂO!!!!
VAI-ME SER MUITO PRECISA PARA "AGUENTAR" A REUNIÃO DE HOJE!!!!
" brigados"
bJKAS!!!

Justine disse...

Sim, pela música, pelo sonho, pela poesia, pela arte, pela beleza é que vamos, e não por onde nos querem levar.
E não temos tempo a perder...

vovó disse...

fizeste bem!
témi :).

Anónimo disse...

POIS
É GEDEÃO NA VOZ DO SAMUEL!
OS GUERREIROS TAMBEM TÊM DIREITO AO DESCANSO!
Um abraço
josé manangão

Pata Negra disse...

Não tenho grande voz mas sempre que há tertúlia com cordas, e já são só meia dúzia de vezes por ano, eu arranco com esta e provoco silêncio, não é por eu cantar bem mas é porque os convivas sentem que eu a sinto:
venho da terra... porra! já estou a cantar
Um abraço à volta da viola

k7pirata disse...

O Adriano nunca ficou atrás.

Anónimo disse...

e deixar por aqui uma versão da música? se as editoras não readitam os discos, valia a pena ir deixando por aqui umas ligaçõezinhas musicais, não?
e já agora até com informação sobre a obra (que discos, que capas, quem tocou, em que ano saiu, etc, etc, etc.)

Anónimo disse...

Agora , onde estou ... sei bem !
Componha, vá ...
Música!