quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Seremos assim tão estúpidos?!!!


Imagem surripiada descaradamente ao "Wehavekaosinthegarden"

Pois lá vi outra vez a "Quadratura do Círculo", estimável programa da SIC Notícias.
Persiste a perplexidade do costume: Que diabo é que o país e a própria Sic perdiam, se o programa tivesse um painel de comentadores "um bocadinho" mais plural em termos ideológicos? Perdia qualidade? Não creio! Conheci e conheço (e admiro) no campo da esquerda, comunistas (e até outras pessoas mais normais :))) ) que dariam um bom contributo para que aquelas (por vezes) interessantes conversas, o fossem mais ainda... mas adiante.
Outra ideia muito importante que vai fazendo o seu caminho entre membros do governo, comentadores avulsos e também no programa de TV em análise, é a de que a única razão para todas as medidas "patrióticas" do governo não serem emotivamente aplaudidas pelos cidadãos "beneficiados", direi mesmo, abençoados com o desemprego, salário mínimo e pensões miseráveis, subida de impostos, aumento generalizado dos preços acima do valor anunciado da inflação, encerramento de serviços essenciais para as populações, exemplos "duvidosos" dos dirigentes e governantes, etc, etc, é....  a falta de uma melhor explicação dessas medidas!
Pode dar-se o caso de a coisa até estar bem explicada, mas nós sermos todos estúpidos... não sei!...
Por mim, os senhores ministros não se acanhem!... Dêem-me apenas tempo de ir lá dentro buscar uma cadeira mais confortável e expliquem p'rá frente!
Aviso prévio: eu já não vou p'ra novo, a minha paciência não é o que era e o cérebro já não apanha assim no ar muitas ideias novas de uma vez só...
Portanto o mais certo é que mesmo com as explicações, que desde já agradeço, eu persista em mandar os senhores ministros bardamerda, com vossa licença e perdoem-me o "francês".

20 comentários:

Kaos disse...

Não conhecia este blog, vim e gostei imenso dos textos e de tudo o resto. (O video do Ivan Lins é lindo. Parabens e espero voltar
um barço

Gi disse...

Acho que funcionam bem em equipa e em equipa "vencedora" não se mexe :)

Beijinho Samuel

Maria disse...

Sempre em cima do acontecimento....
Também parei para os ouvir. ainda os ouço....
Tens toda a razão. E quando a questão em cima da mesa os põe a falar "a uma só voz"? Pffff.... terrível.
Às tantas, o que se diz para ali "é só fumaça..."

Abreijo

GR disse...

Não vejo tv, só alguns noticiários.
Mas estes comentadores a auferirem ordenados tão chorudos, têm que falar concordando com quem lhes paga. Tudo a favor da democracia!
Tão amigos que eles são, cantam no mesmo tom!
Era bom haver um comentador de esquerda, com tantos milhares que iria ganhar por mês ainda lhe dava uma coisinha!

GR

alex campos disse...

Permitam-me dizer que estou em desacordo com o post. É que o programa está excelente, só tem um "senão": devia chamar-se "Triangulatura do Círculo",pois aquela coisa só tem 3 lados. E não é que são todos os lados do mesmo lado? É um fenómeno.

Leal Franco disse...

Que hei-de eu dizer do programa...? É um programa de propaganda de um determinado tipo de ideologia: aquela que querem ser desejável para os portugueses! Assim temos aqueles três tipos, mais um contra-regra para que mão se perca o ritmo e não se diga algo de menos recomendável. Lembram-se daquela promoção que a TV nos brindou ao longo de tantos meses com o "marketing político" de Santana Lopes e José Sócrates? E qual foi o resultado da dita "promoção"? Para mal dos nossos pecados o primeiro chegou a 1º ministro e o segundo ainda lá está! A gente começa a ver aqueles cromos na TV e, depois continua a vê-los na TV como governantes. É a receita para a escolha dos bonecos e das ideologias.
A democracia para esta gente consiste em "arranjarem" uns (poucos) bonecos de corda, depois os bonecos de corda fazem umas "habilidades" e o pobiléu escolhe livremente o boneco que mais patrocínios arranjou. Amén

Leal Franco disse...

Ah desculpem ainda queria acrescentar o seguinte: o drama é quando OUTROS que não os "escolhidos" como bonecos de corda em serviço, quererem, também, participar! É uma aberração assim como os meninos da rua se acharem no direito de jogar à bola nos belos relvados do Clube de Golf do Estoril.

samuel disse...

É o poder da televisão!...
Eu queria falar da converseta de alguns ministros, como o da "saúde", que diz que o povo é que não os percebe, mas como falei na "Quadratura"... danou-se!... Ficaram logo na primeira fila.
Mas não faz mal... os ministros terão "novas oportunidades" de serem aqui comentados.

Abreijos a tutti quanti (até agora...)

jrd disse...

Eu prefiro chamar-lhe a circulatura do quadrado, porque como o circulo tem muito mais "cantos", poderiamos ver além dos quatro barbados (menos um que é ex) e babados: O Miguel vendedor da TVI; o António, para a rua, Barrete e o maior de todos, o Angelo das Arábias.

Trilby disse...

Eu estou como tu, já estou com muito menos paciência e acho até difícil que me consigam explicar onde é que o governo quer chegar com as medidas que tem tomado. Onde?! Acho que nem que me façam um mapa em 3D, com setas e índios e tudo eu vou entender.

Anónimo disse...

à sua resposta , leia o que um dos intervenientes disse num outro espaço , jornal do Aldimiro sobre a blogoesfera. Agora também começa a incomodar.... Ah, pois não não se vendem jornais. paradoxalmente ninguém dispensa o abrupto , claro . Ao Barreto, pomposo barrete, até foi falar de tradições de natal , e levou cabaz de compras para casa . os gatos não escolheram a rábula do prof , inocentemente... Afinal gostamos de agradar a todos...

Anónimo disse...

so uma pergunta acerca do teu post os comunistas não são pessoas normais???? olha que sim!!!

nuno ivo disse...

Mas, óh Samuel, isso anda tudo ligado como lembrava bem o Eduardo Guerra Carneiro, um dos últimos jornalistas que houve em Portugal. Durante toda a tarde, a SIC-Notícias lançou para o ar os soundbytes de Pacheco, Xavier e Coelho protestando contra as afirmações de Cavaco na mensagem de ano novo, demagógicas sugeriam eles, de que os gestores portugueses ganham demais. Pois, dizia eu, a SIC esteve a tarde toda a passar os três barbudos a dizerem que não era bem assim, que com essa mentalidade o país não vai a nenhum lado. Foi um que se chama em linguagem técnica jornalística: "um ganda broche."

samuel disse...

Caro anónimo das 20:04

A uma pergunta tão directa deve-se (quando possível) responder.
Parece-me ter escrito que conheço (e admiro) montes de comunistas, que para além de levarem para o programa, caso fossem convidados, uma outra visão da política e dos assuntos ali debatidos, contribuiriam igualmente para a animação e boa disposição "televisiva", dado serem pessoas de grande cultura, clareza de ideias e expressão, além de excelentes conversadores.
O que escrevi a seguir, sobre as "tais pessoas mais normais", é uma graça...
Reconheço que ninguém é obrigado a captar o meu sentido de humor e que talvez devesse ter escrito "ESTOU A BRINCAR!!!" em vez de ter posto lá o sinal costumeiro nestas coisas da NET que é o :), que eu até exagerei, escrevendo :))), que quer sempre dizer "um sorriso", mas isso de facto, o amigo não é obrigado a saber...
Fica feita a correcção? Desejo que sim!
Abraço.

Rosa dos Ventos disse...

Também tenho que ver se recebo umas explicações...

Abraço

Meg disse...

Resumindo... afinal toda a gente vê o tal programa, eu também.

Quanto às explicações dos ministros, bem, podes trazer outra cadeirinha assim para o confortável, que, pela "primeira tentativa" do da Saúde hoje à noite, a coisa tem pano para mangas...
Quem virá a seguir? O das finanças?

Já estou à espera.

Um abraço

nuno ivo disse...

eu até não vejo o programa, foi é impossível fugir às sistemáticas remissões da SIC-N para os conteúdos do programa, que também só ouvi uma vez. Daí para a frente quando vinha mais relambório que "o Pacheco, o Xavier e o Coelho tinham dito que..." mudava de canal

Zé Povinho disse...

Já cheguei a ver esse programa com regularidade, que aliás tinha começado na rádio e tinha um outro representante do PS, hoje cansei-me, porque afinal aquilo já deu o que tinha a dar. Quanto às explicações dos nossos governantes, também não me convencem, até porque as excelências das suas reformas traduzem-se no facto de eu achar cada vez mais que o dinheiro fica cada vez mais curto. Explicar o quê, então?
Abraço do Zé

Jorge P. Guedes disse...

Boa, é surzir neles!

E não é que eu continuo na dúvida entre mandá-los "à merda" ou "para a merda"?!
Dos painelentos (jumentos do painel), só um me não oferece dúvidas: O PP das barbas! Esse, mando-o mesmo à merda!

P.S. Se por acaso vieres ao Sino da Aldeia, peço-te que entres de colunas de som ligadas!

Um abraço.
Jorge G.

Anónimo disse...

Obrigada pelas tuas explicações a minha pergunta tambem era um pouco a brincar mas as tuas explicações fazem bem....
Um abraço
Marie