segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

As viúvas


Nunca teremos chegado a entender o homem! O número e a intensidade do desgosto desesperado (e ridículo) das centenas de viúvas que José Sócrates deixou, mostra bem o poder dessa espécie de “magnetismo” com que o ex-primeiro-ministro encantou alguns milhares de seguidores.
Não! Não estou a fazer qualquer espécie de insinuação de cariz sexual sobre a figura do afastado político. Não o fiz antes, não iria começar agora. Era uma coisa idiota antes, não o seria menos agora.
Porém, se virmos a violência com que algumas dessas “viúvas inconsoláveis” ainda reagem a qualquer reparo que se faça a seu propósito (ainda nesta última vez levei com dois “comentários” de ódio, que publiquei... mais uns quinze que foram diretamente para o lixo, tal o nível de abjeção da linguagem), pressentimos que ali há qualquer coisa de “físico”, ou de “místico”.
De ideológico não é certamente, já que isso foi coisa que raramente terá habitado o esconso espaço vago que o atual estudante não sei de quê, numa universidade não sei das quantas (ah!... mas de Paris, que é coisa fina!), tem sobre os ombros e entre as orelhas.
Há que compreender a grande incomodidade de muita desta gente. Estão conscientes de que não podem fazer qualquer tipo de oposição a este governo miserável a que abriram o caminho com as políticas que impuseram ao país nos últimos seis anos. Não podem... a menos que tenham memória de “gupi”, ou uma falta de vergonha sem medida... ou que se chamem António José Seguro.


21 comentários:

Maria disse...

... com perdão para os gupis...

Abreijos.

do Zambujal disse...

Cá para mim, o Sócrates é carta fora do baralho depois de ter feito o jogo que convinha aos donos do casino; como ser humano (ó mano) é um espécimen daqueles que me fazem urticária por espreitarem todas as oportunidades e escapatórias das leis para delas beneficiarem pessoalmente, seja com licenciaturas "por telefone", seja com negociatas com "amigos" e traficando influências (sempre com o cuidado de não se queimarem, embora por vezes se chamusquem fortemente). Por isso mesmo, a sua situação de "licença sabática" pode ser provisória. Pode voltar a ser útil, e ele estará sempre a jeito...
Depois, há quem, partidariamente e viúvo ou viúva por vocação, tome para si as dores do (ou sobre o) personagem. Esses são pobres de espírito, alguns até ingénuos de fazer pena. A exemplo do seu "mano" Cavaco, Sócrates é tão do partido de que foi nº1 como cada um de nós é do que lhe convém ser... pragmaticamente para uso pessoal, assim como o papel higiénico.
Destarte, e para além deste comentário, por agora não gasto mais cera com este ruim (e eventualmente provisório) defunto.
Também por isso, gostei de ler o que escreveste...

... e abraço-te

Fernando Samuel disse...

As viúvas pensam que Sócrates voltará numa manhã de nevoeiro...


Um abraço.

Anónimo disse...

Ó Samuel, não tens espelho lá em casa? Então tu postas 80% à custa do Sócrates e agora dizes que a malta fala muito dele? Já viste o que diz essa cambada que te acompanha no coro contra o Sócrates?
E diz lá outra vez: "Atiraram" o governo para os Passos da Lapa? As tuas papoilas votarem em quem, se não é indiscrição? Oui estavas à espera da multiplicação dos pães? E se fosses dar banho ao cão e por lá ficasses a brincar com eles? Ou preferes ser internado por incapacidade de raciocínio?
Mais uma resposta para o saco Samuel? És um cobardolas não é?

samuel disse...

Anónimo (17:04):

Não, palermóide!
Este seu arroto não é suficientemente ordinário para ir diretamente para "o saco". É apenas imbecil. Logo, fica a fazer aqui um "figurão". :-))) :-)))

RC disse...

Surpreendo-me sempre quem, por detrás do anonimato, ousa comentar com tamanha deselegância mas bem... adiante que se faz tarde.
(Parece-me que as viúvas negras deram lugar a viúvas rosas!).:))

Graciete Rietsch disse...

Caro amigo Samuel, não ligues a anónimos. Há gente que luta e dá a cara por um outro mundo e esses merecem a nossa consideração.
Os que se incomodam com essas lutas ecomportamentos merecem, à imagem e semelhança de Sócrates,tudo o que referes no último parágrafo do teu post.

Um grande abraço.

Anónimo disse...

O problema todo do Socrates ou das viuvas do Socrates, era a Maiêutica, aquela que lhe tratava do parto das ideias das viuvas.
Por isso elas andam aí agora a chorar baba e ranho de todo o tamanho. Já não têm robalos para o almoço.
Nas excursões e jantaradas, agora as convivas são outras. Acabou a era dos Peixes e começou a do Aquário, por isso elas, as viuvas e os viuvos ds viuvas, metem água que se fartam.
Nestas parvoices, brincadeiras ou criancices, uma das viuvas que iniciou o Socrates, foi uma tal Diotima de Matinea, que eu não sei em que negócio escuro estava metida. Mas agora, como estamos na época da caça, apareceu por aí uma tal Diana, que quando a vir vou perguntar-lhe se não tem vergonha de deixar andar por aí um coelho a fazer figura de urso.
Voltando às viuvas de todos eles, eu digo~lhes "Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas".
Mas esperem lá. Já me esquecia que isto é do Chico Buarque e pergunto-me o que é que o Chico faz aqui no meio destas anedotas dos nossos politiqueiros?

Anónimo disse...

Ok, confirmaste tudo o que disse e a não resposta ao "figurão" é para te esconderes atrás das nuvens por onde andas.:-))):-))) para ti também.

Olinda disse...

Como é que se pode denominar socialista quem representa os interesses da classe capitalista,e se serve do poder para enriquecer através de meios muito pouco éticos?Como é que se pode ser conivente com isso?
O socialismo tem como base a socializaçao os bens de produçao e a distribuiçao equitativa da riqueza da sociedade.É dificil ter algum respeito por canalhada,que se o povo fosse mais politizado,teria que ir roubar para outra estrada.

Anónimo disse...

Agora nas franças, a asneira é cada vez maior!!!... Haja força para aturar estes palermoides todos.
Vicky

Antuã disse...

Mandem as viúvas socretinas para um convento.

Anónimo disse...

Caro Sr. Samuel gosto da sua musica sempre julguei que o Samuel não era Sectário mas mas afinal é tão Sectário e ortodoxo como a restante direcção do PCP.
Foram voçês os Comunistas que colocaram no poder as Direitas , não foi José Sócrates.Ali é conhecido o odeo do PCP ao PS bem assim com o aos membros do PCP que decidiram bater com a porta e sair.
Voçês não prestam mesmo...
Nem nunca chegarão ao nível de José Sócrates..
Lutem contra as direitas sim senhora mas tenham tino parem de atacar o PS.....

Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 20:33,

Não me querendo armar em campeão de Samuel,que, diga-se de passagem não precisa, quero fazer um pequeno reparo:
"Ali é conhecido o ODEO do PCP bla bla bla...."
Julgo que queria dizer " o ódio ", porque se continua a afirmar "odeo", terei que dizer que se enganou ao escrever e quereria dizer "rodeo", que é um "desporto" entre homens e bois ou cavalos, lá pelas terras do vosso "Tio Sam", que eu em Portugal não sei quem monta quem.
Se umas vezes o PS a montar o PSD se outras o PSD a montar o PS., com o CDS a ver, à espreita.
Sabe, é que vcs.criaram uma barafunda tão grande, têm virado o país de pernas para o ar, à vez, que, sinceramente, nem vcs. mesmo se entendem quando dizem, em privado, "A culpa é minha".
Ora digam lá os três, PSD/CDS/PS, em unissono e sem vergonha, que é coisa que não têm "A CULPA É NOSSA",
Ora vá lá, sejam homenzinhos pelo menos uma vez na vida.
Não custa nada, todos nós sabemos que vcs. é que são os culpados desta bagunçada toda.

Anónimo disse...

Desculpe ódio é que eu conheço-vos muito bem.....
Porque não dizem que temos um Governo fascizante e deixam o PS em Paz..vá digam...porque se colocam contra a Esquerda..
O Sócrates um dia voltará...mas "até gosto das viúvas de Sócrates"...Viva O PS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Devião ter vergonha em apoiarem a direita fascista!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Caro Samuel
Este seu post conseguiu memso irritar-me e certamente a muitos homens e mulheres de Esquerda que o leram , e os comentarios que se seguiramm ainda pior.
Voç~es em vez de criticarem as medidas do actual Governam criticam-nos a nós que apoiamos os Governos socialistas e não só um Homem a politica faz-me com homens e Mulheres como bem sabe. Chamar-me viuva negra sabe é uma ofensa...até parece que simos Mulheres Arabes aqueles que adoram os eu deus e se setornam suas mulheres de "CAMA"!!!!!´
O seu post e os comentarios de pessoas ligadas ao PCP é de uma falat de elegancia sem limites, fico por aqui....
Voçês é que não prestam estão sempre ao lado do PSD sempre!!

Anónimo disse...

Desculpem pelos erros mas o Samuel conseguiu deixar-me furiosa eu uma Mulher de Esqueda desde que me conheço como gente...
Sim perfiro José Sócrates a esta Cambada de fascistas que nos Governam aos BUFOS que espreitam em toda a Adminsitração Publica..sabe...
Viuvas negras???? Eu não sou viuva de ninguem! Entenderam?? Apesar das Viuvas negras continuarei a visitar o seu Blogue e a ouvir as suas belas musicas.

Luis Filipe Gomes disse...

A tua ilustração é digna do pai Bordalo. Acho que em parte é ela a responsável pela avalanche de reacções.
Notei que este desmoronar montanha abaixo provocou várias dislexias mentais e ortográficas. Isto pode tornar-çe um çarilho do çaralho.

Anónimo disse...

Podem crer um grande sarilho enquanto me recordar das viuvas negras do Sr.Samuel...mais os comentarios contra as amigas do ex.primeiro!!

P.Clé disse...

É estranho verificar que pelo menos três ex-primeiros deram o salto, antecipando-se ao desastrado convite do imberbe primeiro actual. Talvez levado por isso me surja a pergunta indiscreta: de que se governa este último? do subsídio de desemprego?
ou do subsídio do frete?