sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hiroshima e Nagasaki - Assassinato em massa



Hiroshima, 6 de Agosto de 1945. Primeiro ataque nuclear da História. Seguir-se-ia Nagasaki, a 9 de Agosto. Estima-se em 140 mil, na primeira e 80 mil, na segunda, o número de mortos instantâneos, mais as centenas de milhar de feridos, muitos dos quais não resistiram aos efeitos das bombas. A lista de vítimas ainda hoje continua a crescer. Na esmagadora maioria, eram civis.

Foi a mais conhecida e vergonhosa "lição de democracia aplicada” imposta à Humanidade pelo fascismo capitalista dos EUA. Hoje, não inspiram maior confiança do que então.

Para não esquecer!

20 comentários:

O Puma disse...

Triste memória

do sistema canalha

da humanidade

albano ribeiro disse...

Para estes crimes,não houve tribunais,como continuam nos dias de hoje a matar e assassinar ora no Iraque,na América Latina,na Palestina....
Abraço

maia disse...

O horror da bomba atómica, no final da guerra e atirada a civis, crianças incluídas, por um país "democrático"!!! São os senhores do Mundo! Não podem ser criticados. Hirohima, Nagasaqui, Vietname, Chile, Haiti, Iraque, sempre a marca da destruição e da brutalidade em nome de qualquer objectivo, que não tem nome. Nome tem. São os carrascos do mundo que querem dominar, ser os senhores da riqueza, com os seus serventuários. E tem gente que ajoelha. É só olhar para as imagens da destruição e do horror naqueles rostos e nunca haverá perdão para esta brutalidade!!
Já disse aqui que gosto, gosto deste blogue. Não é apenas escrever umas coisas, para seu próprio deleite. Um blogue, para mim, é isto. Lembrar, lembrar sempre, avisar, avisar a malta. Evitar a tendência para esquecer o que deve sempre ser lembrado. Obrigada ao Samuel por "avisar" a
malta. Um bom trabalho.

trepadeira disse...

Olá.
Não são menos perigosos hoje,não.
Obama não passa de "é preciso mudar alguma coisa,de nome,para que tudo fique na mesma.".

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Não há perdão nem tribunais de Haia para estes crimes que contiuam ser diàriamemte cometidos
contra populações civis inocentes.
Até quando, até quando?

Um beijo.

Justine disse...

Não serão esquecidos, nunca, crimes ignóbeis e impunes como este!

Maria disse...

Nunca serão esquecidos!

Abreijos.

Fernando Samuel disse...

O HORROR!

Um abraço.

Anónimo disse...

Caro Samuel,

Porque nao comenta as centenas de cidades Alemãs arrasadas do mapa, igualmente sem deixar Pedra sobre Pedra ( Para avisar e lembrar a Malta, nomeadamente a Maia ) ?

Em Dresden, os numeros "Políticamente Correctos" falam de quase 300 mil mortos ( quase so mulheres crianças e velhos civis ) por bombas incendiárias ( fósforo que se agarrava à carne e incendiava o corpo sem se conseguir apagar ); O número mais provavel é muito maior. E as vitimas Alemãs inocentes mortas pelos Russos Comunistas e aliados Ocidentais, é sem duvida nenhuma muito superior ao de Japoneses.

Mais de 50 cidades alemãs desapareceram do Mapa de forma identica, morreu quase 1 milhão de Alemães sob bombardeamento, sendo a esmagadora maioria dos mortos civis inocentes crianças mulheres e velhos ...


Mais uma vez quem faz a história, fá-la de uma forma parcial e propagandística para não dizer panfletária ! Não se fala das vítimas Alemãs porque matar barbaramente o Povo que apoiou os NAZIS já se pode ..


A única razão porque não se quer apagar a memória de Hiroshima e Nagasaki, é esses bombardeamentos terem sido efectuados por Americanos, e o que é preciso é manter vivo o Ódio ao Americano !

Talvez não serem mal-agradecidos "ajoelharem" e agradecerem ao Povo Americano que tanto Odeiam o terem salvado a "Malta" dos Alemães duas vezes no seculo 20, sacrificando centenas de milhares de vidas de soldados, Não ?

Cumps.

Ass : Pedro Caçorino Dias

samuel disse...

Pedro Caçorino Dias:

Durante a guerra houve bombardeamentos e mortes de civis por todo o lado, todos lamentáveis e inaceitáveis... mas vamos aos seus destaques:

“Dresden”

- Foi bombardeada pelos americanos e pelos ingleses.

“porque matar barbaramente o Povo que apoiou os NAZIS já se pode ..”

– E o “povo” japonês, para usar a sua terminologia, apoiava quem? Nunca ouviu falar das “potências do Eixo”?.

“agradecerem ao Povo Americano que tanto Odeiam o terem salvado a "Malta" dos Alemães duas vezes no século 20, sacrificando centenas de milhares de vidas de soldados”

- Mais de metade das vítimas da 2ª Guerra Mundial, mais de 25 milhões num total de menos de 50 milhões, foram soldados e civis soviéticos.

Sobre o ajoelhar perante os americanos, há-de então você colocar-se na posição que lhe aprouver… mas dispenso. Devo tanto, ou bastante menos, aos americanos, do que a todos os outros que combateram o nazismo… e não esqueço onde vários nazis encontraram abrigo depois da Guerra: ou nos EUA, ou em casa de ditadores “amigos”, sob a protecção dos EUA. Talvez porque grandes figuras da finança e política dos EUA, nunca deixaram de simpatizar com o nazismo e de colaborar com ele... ou de enriquecer à conta disso, como aconteceu, por exemplo, com o avô do George W. Bush…

Sem ofensa… mas há dias em que você é um bocadinho “aéreo”, não?

maia disse...

Gostaria de dizer ao Pedro Caçorino Dias, que nós, os que avisamos a malta, somos gente e condenamos os erros. Não há na Terra qualquer situação comparável ao nazismo. Até pelo fim em si mesmo. Para sermos honestos e podermos aperfeiçoar os erros, só podemos comparar o que é comparável. Não metamos, então, no mesmo saco, o que no mesmo saco não cabe.
Quando falo dos EUA, senhores da guerra, falo da Pátria das multinacionais, da segregação racial(a maioria dos condenados à morte é negra)da cabeça do imperialismo. Mas esta Pátria tem um povo que lutou pelas 8 horas de trabalho, um importanta movimento operário, que impulsionou o combate ao nazismo. Com este povo me identifico.
No final da guerra nazi, vários jornalistas entraram nos campos de concentração. Um jornalista americano, filho de emigrantes ucranianos, da revista New Masses, Joseph North, entrou em Dachau, para escrever sobre o que via. Perante aquele horror, ficou sem palvras, nada do que pudesse escrever se assemelharia aquele horror. Talvez nem Dante conseguisse descrever.NADA DESDE QUE O HOMEM HABITA A TERRA, TEM PARALELO COM AQUELE TERROR.
Joseph North escreveu um livro "Nenhum Homem é Estrangeiro",onde relata factos importantes desde 1929, até à vitória sobre o nazi-fascismo em 1945. É preciso ler a história com verdade. No meu caso estou absolutamenta convicta de que "o socialismo é a chave para a salvação da humanidade".
Vai ver que não há outro caminho.

Anónimo disse...

Samuel,

Sim na verdade o Bombardeamento de Dresden, foi efectuado por Americanos e Ingleses, e foi mais mortífero que Hiroshima ou Nagasaki. Não percebo por isso, ( Ou aliás percebo ),porque se fala tanto de um e pouco se fala do outro. Sei muito bem, nao precisa de se equivocar, o que eram as potencias do eixo, simplesmente resolveram fazer da Alemanha os únicos maus da fita e quase vitimizaram os Japoneses ! Vai daí ninguem se cala a lembrar que os malandros dos Americanos bombardearam Hiroshima e quase só por favor se fala das barbáries sobre a Alemanha. Será porque a Alemanha ousou combater São Stalin ? Esse Santo que para abençoar a terra matou dezenas de milhões do seu proprio Povo ?

Um dia caro Samuel, convidava-o a fazer um levantamento de mortos devidos a bombardeamentos sobre cidades, efectuados por Alemães e Ingleses. Ou já sabe a resposta ou fica surpreendido. Mas isso olhe não interessa nada ! Como dizia alguém, " Ai dos vencidos ! Serão sempre os únicos criminosos "

Voçê diz que metade dos mortos foram Sovieticos ! Bom e sabe muitissimo bem que uma enormíssima parte desses mortos foram às mãos dos proprios soldados russos, e não dos Alemães. Muita mentira se veiculou sobre mortos Russos, e Polacos, e outros, alegadamente às mãos dos Alemães. Se os caros leitores se quiserem dar ao trabalho pesquisem sobre o que se passou na defesa de Estalinegrado onde morreram centenas de milhares de russos às mãos de Russos, oi ainda pesquisem sobre os milhares e milhares de combatentes Russos da 2ª guerra mundial, que foram mortos por Stalin no regresso pela única razão de terem estado em contacto com o Ocidente.
E sobre o Massacre de Katyn ( Estimam-se mais de 2o mil), onde os Socialistas Russos mataram toda a Elite Polca e culparam os Alemães. Sempre se soube desse terrivel mentira, mas só muito recentemente os Russos o admitiram. Que fique aqui registado, foi a Elite toda, Intelectuais, Escritores,Advovgados, Militares, tudo que pudesse pensar e/ou resistir a essa maravilha de regime que se chama Socialismo.

Cara Maia, supreenda-se e não feche a mente.

Todo o Socialismo arrastou atrás de si a miséria e matou barbaramente ! Seja ele o Socialismo Internacionalista Soviético, Seja ele o seu aliado ( Pacto Molotov-Ribentrop) Partido Nacional SOCIALISTA dos Trabalhadores Alemães ( Os tais NAZIS ). Nunca se esqueçam que os Nacionais SOCIALISTAS Alemães e os Internacionais SOCIALISTAS Sovieticos, se aliaram para combinarem dividir a Polonia entre si .

Eu estou em Paz com a minha consciencia, abomino ambos, ma cansa ouvir elogios ao Socialismo por ter combatido o NaziFascismo quando na verdade são ambos farinha do mesmo saco sujo, com a diferença note-se de que o Comunismo matou muito muito mais que o Nazismo

Cumprimentos verdadeiramente respeitosos a todos

E mais uma vez, Adoro este Blog pela maravilhosa musica que publica

Pedro Caçorino Dias

maia disse...

Samuel:
Adoro o teu blogue, por tudo. Por me permitir também responder ao Pedro Caçorino Dias que não me surpreendo e tenho a mente aberta. Lamento a análise superficial. A guerra é uma tragédia humana, que mata inocentes. Eu não a quero. Mas quero ser gente inteira, sem escravos, nem donos do mundo e das pessoas. Quando nos quiserem vergados, sem direitos e obedecendo aos donos do mundo e das vidas, é preciso lutar pela dignidade humana. E é isto que torna os caminhos diferentes, os objectivos a alcançar. Não podemos meter no mesmo saco o socialismo e o nazismo. O primeiro defende a dignidade, a igualdade dos seres humanos e o segundo defende os senhores dum lado e os escravos (é disso que trata) do outro. Esta é a grande diferença. Depois, os exageros, os desvios, não alteram o essencial desta ideologia.
Criticando os exageros, o caminho da defesa da dignidade nâo pode ser posto em causa.

Anónimo disse...

Cara Maia,
Fico feliz por ver mais uma pessoa que defende a dignidade e o respeito pelos direitos humanos. Uma vénia por isso.
Mas desiluda-se se pensa que o Socialismo foi a ideologia que a descobriu, ou sequer quem mais lutou por isso. Dizer isso nem sequer é ser parcial, mas sim profundamente faccioso !
E dizer o que disse num comentário acima de que só o Socialismo leva à Salvação da Humanidade, ( Afirmação quase Religiosa ), é não só antidemocrática como perigosa. Pergunto-lhe cara Maia :
E com a metade de Humanidade que não suporta o Socialismo faz o quê ? Amordaça e e cala ? Corta-lhes com o machado a raiz do seu pensamento impuro ? Promove-se-lhe uma "inquisição" ?
É típico de todos os intolerantes fazerem afirmações como a sua . E em particular típico de quem quer o comunismo para implantar o socialismo.
Foi de pensamentos e afirmações como a sua que decorreram os tais excessos e guerras que disse lamentar apesar de não retirarem a qualidade da ideologia. Mas a sua ideologia que vê o Socialismo, qual Messias , como única salvação, não é boa ! Não por ser Socialista, mas sim por ver o Socialismo como único regime admissível.
Não me espanta rigorosamente que você e tantos outros Socialistas, ( Felizmente nem todos ), digam enormidades dessas. Não é preciso ir mais longe , basta ler o preâmbulo da constituição da república Portuguesa: " A Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de … assegurar o primado do Estado de Direito democrático e de abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno."
Repare bem cara Maia na hipocrisia de tudo aquilo !! Implementa-se uma democracia no respeito da vontade do povo Português, em que todas as ideologias são aceites desde que sejam ... desde que sejam ... desde que sejam .... SOCIALISTAS ! Extraordinário !!! Isto é um excesso revolucionário cara Maia ? Não !!! É a mais ridícula e falsa concepção de Democracia que já se viu à face da terra ! Admitem-se todos os pensamentos ... desde que sejam …. Desde que sejam os meus !
Foi essa forma maniqueísta de ver a Política que conduziu o caminho para o Socialismo às Barbáries Stalinistas, Maoistas, Castristas, Pol Potistas por esse mundo fora cara Maia. Não foram excessos revolucionários de jovens bem intencionados mas sim o mais vincado pensamento intolerante , do só cá nós é que temos razão, e quem não pensar como nós não pia ! Ou melhor mesmo que pie, se ousar fazer disso Lei ... Zás ... Chumba-se no Tribunal Constitucional !
A sua postura "Democrática" de que só o Socialismo conduz à Salvação teve um episódio que foi uma pérola da nossa história Política recente : Essa pérola foram as próprias circunstancias em que se aprovou a constituição de 1976 ! Sob cerco 3 dias ! Isso cara Maia 3 dias em que só o Partido Comunista teve direito a receber comidinha lá dentro ! Lembra-se ? E para cereja no topo do comportamento democrático , atiravam as perninhas de frango já roídas para as bancadas à direita e riammm, riammm riammmm riammm... faziam chacota ! Gosta dessa lembrança cara Maia ? Foi assim que se impôs a salvação da humanidade na nossa Lei Fundamental !
Cara Maia, até acredito que você tenha boas intenções quando formula o seu pensamento, mas não vá por aí …
Melhores cumprimentos
Pedro Caçorino Dias

maia disse...

Caro Pedro Caçorino Dias:
Foi pena tão grande prosa, mas tão pela superfície! Um atabalhoado de ideias, com frases feitas, sem debater o fundo da questão. As perninhas de frango, blá, blá. Isto não é rigorosamente nada. Eu disse do socialismo que era a chave para a emancipação da sociedade, no que ela tem de melhor. É minha profunda convicção, não religiosa. Aliás, se reparar, atentamente, a igreja, enquanto tal, esteve sempre do lado do Poder. Eu não disse que queria impor, eu disse que uma sociedade mais justa, mais fraterna, com saúde e educação igual para todos, não tem outro caminho. A Constituição Portuguesa foi votada por todos os partidos, excepto o CDS. Não tinham armas apontadas à cabeça, senão como é que o CDS não votava? Então o Hitler fez a guerra para implantar o socialismo, foi? Da leitura do que escreveu deduz-se que as guerras são a imposição do socialismo. A luta dos povos africanos, escravizados durante 500anos foi um capricho? Que bem que eles estavam! Recuando, parece-lhe, que a libertação da escravatura, foi coisa terrível? É deste lado que eu nunca estarei. Cada um escolhe o seu lado!
Fiquemos por aqui.
De Cuba o que tem a dizer?
Só para pegar nos casos mais recentes, muitos portugueses que estavam aqui em lista de espera para tratar dos olhos, encontraram em Cuba um tratamento de excelência. Não gosto de pegar na superfície das coisas, mas nenhum veio cego.

Anónimo disse...

Maia,

" Eu disse do socialismo que era a chave para a emancipação da sociedade, no que ela tem de melhor"

A chave para a emancipação da Sociedade não é o Socialimo, mas sim a Liberdade ! Liberdade de implementar Socialismo ou Capitalismo, ou até alternar - Está de acordo não ?

" As perninhas de frango, blá, blá. Isto não é rigorosamente nada "

Não é bla bla bla, Infelizmente passou-se ! É um mero episódio, mas passou-se .

" A Constituição Portuguesa foi votada por todos os partidos, excepto o CDS. Não tinham armas apontadas à cabeça, senão como é que o CDS não votava?"

Não tinham aramas apontadas à cabeça, mas o parlamento esteve de facto 3 dias cercado pelo PCP, e ninguém podia sair enquanto a constituição não fosse aprovada com o texto que este partido, com apenas 12% de votos, quisesse. Não sei o que um cerco significa para si, senão coacção, mas enfim você lá terá as suas noções de Liberdade

" Então o Hitler fez a guerra para implantar o socialismo, foi? Da leitura do que escreveu deduz-se que as guerras são a imposição do socialismo "

Nem todas, mas o século 20 foi pródigo na execução de guerras pela imposição do Socialismo, ou reacção contra ele. Sei que lhe incomoda muito, mas o Nazismo era uma forma de Socialismo, aliás Nacional Socialismo. Sei que lhe incomoda que Stalin tenha tentado aliar-se a Hitler para dividir a Polónia, mas a mim não espanta nada, eram ambos Socialistas e Ditadores. Más rezes portanto.

" A luta dos povos africanos, escravizados durante 500anos foi um capricho? "

Os Povos Africanos são o quem ? Os Negros Africanos ? Ou os Brancos Africanos ? Olhe eu sou branco e Africano! Mas conheço milhares de Negros Africanos que lutaram contra as Independências, para continuarem a ser aquilo que se sentiam, ou seja, Portugueses ! O meu Pai combateu contra isso, foi ferido 3 vezes, e da última ficou completamente cego para sempre. Mas não se considera "Vítima da Guerra Colonial", antes fez o que achava justo fazer-se dando os olhos e teria dado a vida. Como ele existem milhares de combatentes estropiados, ou não, que pensam como ele ! Acreditam que lutar contra a Independencia era tentar evitar a barbarie que veio a seguir. Hoje sim existe uma verdadeira escravatura naqueles Países, não há Democracia nenhuma, perseguem-se e matam-se Jornalistas, e sofre-se a sério!

" Que bem que eles estavam! "

Estavam melhor que hoje !


" Recuando, parece-lhe, que a libertação da escravatura, foi coisa terrível? "

Não a Escravatura é que era uma coisa terrível, mas não foi o Socialismo que a aboliu !

" É deste lado que eu nunca estarei."

Nem eu e não sou Socialista ! Mais uma vez insinua que ser contra a a escravatura é ser-se Socialista ! Ou está a brincar ou quer parecer ...

"Cada um escolhe o seu lado!"

Exacto e por isso o meu lado é o da Liberdade !

Coisa que não existe em nenhum País Comunista ! Não há oposição, não há Partidos, Há censura, Fecham-se canais de televisão só porque são contra o Presidente ( veja o que fez São Chavez )


Enfim cara Maia, volto a dizer que voçê parece ser super bem intencionada, mas está cheinha de verdades feitas na cabeça e por isso não vê !


Melhores Cumprimentos
Pedro Caçorino Dias

Anónimo disse...

Maia,

" de Cuba o que tem a dizer ? "

Olhe ... quer que lhe responda o que ? É tão obvio .. Olhe nem preciso de responder com palavras de pessoas de Direita. Respondo-lhe com as palavras de um homem que acho horrivel, o Nobel José Saramago, que foi obrigado a vomita-las como se não soubesse da natureza totalitária do regime que fuzilava oponentes pela televisão para que manter a escravidão do povo debaixo da sua suja pata :

""Cuba não ganhou nenhuma batalha heróica com o fuzilamento desses três homens, mas sim perdeu minha confiança, destruiu minhas esperanças e decepcionou minhas ilusões"

Ass: José Saramago

Já viu cara Maia ? O regime trata os olhinhos de uns e Fusila sumáriamente quem não pensa igual.

A Saramago restava perguntar :

Estava iludido Senhor Saramago ? Ou era mais um que tentava iludir o resto do mundo a ver se ninguem descobria ..??? O Saramago sempre soube da barbárie que se passa em Cuba, e fez esta triste encenação porque é um Hipócrita, Mentiroso e muito Má pessoa. Só tenho pena que o cobarde Cavaco, não tenha tido coragem para o dizer com todas as letras.

Mas continuo a contar-lhe coisas sobre Cuba senhora distraida ( "Aéra" para usar uma expressão cara ao Samuel :):):) )


A oposição cubana, que mal consegue sobreviver, recebeu com alegria a notícia de que Saramago rompeu com Fidel, mas não deixou de dar uma alfinetada. "A esquerda mundial demorou a acordar para a real situação de Cuba", disse Elizardo Sanchez, presidente da Comissão Cubana de Direitos Humanos e da Reconciliação Nacional, um dos poucos que ainda não estão atrás das grades. Demorou mesmo.

Outro prémio Nobel, o mexicano Octavio Paz, já morto, rompeu com Cuba há cerca de trinta anos.

O peruano Mario Vargas Llosa também reconheceu rapidamente a natureza totalitária do regime cubano. Seu rompimento foi bombástico, em 1967, o escritor ganhou o prémio literário Romulo Gallegos, da Venezuela, que lhe valeu uma quantia em dinheiro. Vai daí um representante do governo cubano propôs ao escritor um golpe de marketing: Vargas Llosa doaria publicamente o prémio em dinheiro à causa do guerrilheiro Che Guevara e o governo cubano faria a devolução, em dobro, por baixo do pano.
Vargas Llosa se negou-se a participar e denunciou publicamente a farsa.


Cara Maia, de farsas encenações e mentiras vivem os regimes socialistas, e por isso não entendo como pessoas de bem como você parece ser, e o Samuel autor deste blog também, podem apoiar.

Melhores cumprimentos
Pedro Caçorino Dias

samuel disse...

Agora seria uma excelente altura para se perceber que: (i), a Maia não irá a correr inscrever-se no PNR ou no CDS. (ii), O Pedro Caçorino Dias não vai deixar de odiar visceralmente o socialismo e o comunismo... ou pelo menos aquilo que acha que são... resumindo, não vai haver conversões tardias.

É também a altura certa para alertar para o facto de os comentários, nomeadamente este último, com insultos ao Saramago, estarem a pisar o limite em que passarão a ir directamente para o “éter” sem serem publicados... Regras da casa, que nem os repetidos elogios às músicas do blog alterarão. ☺ ☺

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Bom Samuel,

Nem vai a Maia para o PNR ou CDS, nem eu. Não sou nem "Racista" nem "Cataventos".

Quanto ao que chamei ao Saramago, peço desculpa, o Blog é seu e não tem de publicar nada de facto quando achar que passa os limites.

Embora me pareça que voçe não use o mesmo tipo de limites quando se trata de atacar as vacas sagradas dos outros, mas enfim, como disse antes o blog é seu e tem mesmo todo o direito e dever de escrever o que achar por bem.

Volto a pedir desculpa.

Gosto mesmo do blog, não apenas das musicas ! E tem publicado tanta coisa com que estou de acordo. Mas o tempo é pouco e tenho preferido usa-lo a discordar que a concordar .

Assim sendo continuarei a dar as minhas opiniões tentando não ser insultuoso.

Olhe ... e não quero converter ninguem, quero ser desafiado nas minhas ideias e desafiar ... Pode ser ?



Cumprimentos
Pedro Caçorino Dias

samuel disse...

Pode! :-))) :-)))