sábado, 21 de agosto de 2010

Fernando Nobre – “Caldeirada” ideológica







O candidato à Presidência da República, Dr. Fernando Nobre, para além da parolice de se declarar “alinhado” com Barack Obama, que é, segundo ele, o “novo paradigma de governação”, posição que, ou se deve a real convicção, ou simplesmente ao alinhamento com o seu (nunca admitido) mentor, Mário Soares, vem, em declarações ao Público, engrossar o número daqueles que advogam o fim das ideologias.


De forma recorrente, vamos vendo vários pretendentes a isto e aquilo jogarem esta cartada do fim da divisão e do combate de ideias entre a esquerda e a direita. A maioria fá-lo de forma consciente, sempre para prestar um inestimável serviço exactamente à direita e aos seus vários e multimilionários interesses, para os quais a consciência política dos explorados constitui um gigantesco prejuízo e uma intolerável ameaça. Outros, porque não têm uma ideia que seja para defender. Outros ainda, por pura ignorância.

Qual será o caso do Dr. Fernando Nobre?

Decididamente, o médico passou uma boa parte da sua vida fazendo um louvável trabalho no meio dos mais variados cenários de tragédias humanitárias e conflitos mais ou menos sangrentos... mas o político, aparentemente, não aprendeu nada sobre as causas fundas dessas tragédias e conflitos.

9 comentários:

maia disse...

Mas este médico, que fez, de facto, um louvável trabalho, pensaria que aquelas tragédias caíam do céu? Ingenuidade ou falta de inteligência? Para ser moderada!
Com estas lacunas, como pode ser Presidente do nosso País? Valha-o a Fundação Mário Soares!

LAM disse...

Quando ouço alguém dizer que não é de esquerda nem de direita,uma coisa fico de imediato a saber sobre a pessoa: é de direita.

Graciete Rietsch disse...

Como é possível que um médico que assistiu aos maiores horrores com uma assinalável colaboração no sentido de minorar o sofrimento humano, não consegue sequer vislumbrar a causa de todo esse sofrimento?

É difícil entender algumas pessoas!

Um beijo.

Antuã disse...

Que pena que o homem nada tenha aprendido com a sua experiência.

Anónimo disse...

Só dá para pansar que:
- é bom homem, mas... é burro!
- que pena...

Rui Silva

Miguel Jeri disse...

Concordo com o(a) LAM: o MMS, o PND também dizem que não são nem de esquerda nem de direita, e ninguém tem dúvidas que são partidos de direita.

Fernando Samuel disse...

O esquema é simples: se acabaram as ideologias, acabou a luta de classes; se acabou a luta de classes, os conceitos de esquerda e direita não têm razão de ser...

Um abraço.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Sendo dicotomia sinónimo de divisão entre, e pegando nestea afirmação do Dr. Fernando Nobre, parece-me a mim que efectivamente hoje em Portugal, um Centro e uma Direita que querem regressar ao poder fruto de uma inabilidade contínua de um partido que se auto - intitula de Esquerda. Sinceramente não consigo perceber onde e como se poderá ser consensual de maneira que se "agrade" (!?) à esquerda e à direita ...
Deve ser do sol, mas "esta" é digna de manual de tiradas ... para esquecer e passar à frente.

Elísio Alfredo disse...

E se em vez de perder tempo com Mário Soares, ele que até é médico, não dá uma vista de olhos ao que ensinou Mário Sacramento, colega que foi de profissão? Aprenderia, seguramente, algo de útil para a tarefa que se propõe. E se não me convence a mim, podia acontecer que nem chegasse a enganar ninguém...