sábado, 27 de novembro de 2010

José Sócrates – Uma missão impossível




Temos orçamento! O povo pode finalmente ficar aliviado... tais seriam as bíblicas pragas que sobre nós cairiam se este orçamento não passasse. Mas passou! Com a bênção de Cavaco Silva, o tão ostensivamente “involuntário” apoio de Passos Coelho e contra comunistas (e outros), que achavam e (acham!) este orçamento o mais grave ataque aos trabalhadores e ao povo em geral, perpetrado por um governo desde o 25 de Abril, o “bloco central” mercadejou um vergonhoso Orçamento de Estado “a bem da nação” e para agradar, perdão, acalmar os mercados.

Sobre o Orçamento propriamente dito, o deputado António Filipe já disse mais e melhor do eu seria capaz de dizer e aqueles que realmente entendem de orçamentos de estado não deixarão de continuar a analisar este, com que vamos ser agredidos.

Está virada uma página, apenas uma, de uma luta que não ficará por aqui.

Resta-me comentar a festiva atitude de Sócrates, que insiste na ideia de que este é um orçamento para tirar Portugal da crise, para desenvolver o país, para defender o estado social. Insiste igualmente na ideia de que é um orçamento de rigor, que pede sacrifícios igualmente a todos os portugueses; como se pensasse que nós não sabemos que ele sabe que isso é mentira; que os fabulosos lucros e fortunas que se estão a fazer à custa da crise e dos que realmente a vão pagando, o desmentem todos os dias; que esta última negociata trapalhona e vigarista das “especificidades” que irão livrar muitos boys rosas e laranjas de quaisquer cortes de ordenado, vem atingir a sua já desmantelada figura de “estadista” com mais uma portentosa marretada.

Fica patente o retrato de um político tacanho, que na sua arrogante ignorância vai insistindo em tentar conseguir o impossível: arrebatar a Mário Soares o título de primeiro ministro com a maior falta de vergonha na cara... da história da nossa democracia já com 36 anos.

7 comentários:

Maria disse...

Uma vergonha o que se passou na AR, embora esperassemos. Um excelente discurso o de António Filipe!

Abreijo.

salvoconduto disse...

E olha que é bem capaz de arrebatar. Este já nasceu assim, o outro deu um trambolhão no caminho e nunca mais deixou de gaguejar.

Bom fim de semana.

Suq disse...

Será que aquela assembleia é uma república?


Vejamos:

res - vem de rastejar

pub - das partes fracas


lica - de maricas


Ná, assim estamos fdidos com FFFF

Fernando Samuel disse...

Em falta de vergonha na cara, é difícil bater o Soares... mas o Cavaco anda lá perto e o Sócrates está aproxima-se velozmente...

Um abraço.

do Zambujal disse...

"A bem da Nação"... tantas vezes que eu li isto!
Quanto aos 1ºs. ministros Soares, Cavaco, Sócrates (cronologica mente) eu propunho o ex-aequo para a falta de vergonha na cara, os dois primeiros acumulando com as de PR, o terceiro... ainda não (estão a vê-lo PR?). Ai! nossa senhora!...

Abraços

Antuã disse...

Até quando aguentaremos esta gente sórdida?

Graciete Rietsch disse...

Todos, todos ex-aequo. Nenhum é melhor que o outro.
Mas a História há-de dar-nos razão.

Um beijo.