terça-feira, 9 de novembro de 2010

Direitos fundamentais - O que são e de quem são?




Já há tempos tinha sido confrontado, via “Cravo de Abril”, com a miserável concepção de direitos fundamentais e direitos não fundamentais perfilhada pelo javardo António Barreto. Claro que António Barreto não está só.

Agora foi a vez de, altas horas da noite, levar com a repetição de uma conversa televisiva entre Ângelo Correia e Medina Carreira, o primeiro, uma espécie de palhaço rico do PSD... o segundo, apenas um pobre palhaço.

Lá estavam eles, quais câmaras de eco de António Barreto e demais cavalgaduras aparentadas, entre muitos “Exactamente!”, muitos “Pois claro!”, vários “Mas é evidente!”... e repetidos acenos afirmativos com as cabeças, repetindo que direitos fundamentais são, por exemplo, o direito de voto, a liberdade individual, o direito à vida e o direito à propriedade. Tudo o mais, como o direito ao trabalho, habitação, educação, saúde, etc, não são direitos fundamentais e dependem da conjuntura económica.

Não duvido que na cabeça destas alimárias o mais importante direito fundamental de um trabalhador, senão mesmo o único, seja o direito à vida, para que possa, durante toda essa vida, trabalhar sem direitos para aqueles que detêm o “direito” à propriedade.

Parafraseando o autor do “Cravo de Abril”... que fazer com esta gente?

11 comentários:

Maria disse...

Eu sei o que faziam com esta gente. Mas não posso dizê-lo...
:))

Abreijo.

trepadeira disse...

Eu tenho uma sugestão:
Mudá-los de "classe".
Um abraço,
mário

do zambujal disse...

Pois claro! Como é evidente! Mas outros, mas de gente séria, não por seermos nós, mas por não serem eles!

Antuã disse...

Estas cavalgaduras precisam de ir pastar para o deserto.

Anónimo disse...

Exactamente Samuel:
Boa observação e excelente comentário.Efectivamente o direito à vida e o direito a procriar são os direito «tolerados» pelos liberais e até daí, dos direitos naturais, tiram vantagens lucrativas explorando quem trabalha.
Os direito sociais, aqueles que dão ao trabalhadopr a dignidade, sonegam-nos constantemente porque as suas fontes são o direito positivo em consonância com uma
sociedade mais justa.
«Vão tocar tangos para a rua deles...»

Um abraço

J.F.

Justine disse...

"E não se pode exterminá-los?"

Pata Negra disse...

E tem uma particularidade estes palhaços, é que vivem do circo sem fazer rir! Isto para não falar dos acrobatas que estão sempre a cair.
Um abraço da jaula dos leões

Graciete Rietsch disse...

Sim, que fazer com esta gente? Mandá-los viver, sustentar e educar filhos com ordenados de miséria? Bem o mereciam.

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

E é preocupante a frequência crescente com que estas ideias são difundidas.

Um abraço.

Orlando Gonçalves disse...

Manda-los todos para um campo de urtigas.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Ângelo Correia o homem que em 1975 dizia que os "comunistas" e as tropas do COPCON, espalharam pregos na Praça D. Pedro IV (Lisboa), para evitar nem ele deve saber muito bem o quê?. Dele, só retenho palavras cómicas, ou disccursos de índole semelhante.
Medina Carreira, o sempre mal - dizente, sem nunca apresentar concretamente e explicitamente propostas alternativas.