sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Soares, Obama e a Greve Geral




Pelo menos três coisas sou obrigado a admirar em Barack Obama. (i) Dá entrevistas e conferências de imprensa simpáticas. (ii) Faz discursos estudados ao milímetro para serem cirurgicamente “empolgantes”. (iii) É um verdadeiro artista a treinar os seus animais domésticos... tanto o BO(cão d´água), como o BO(chechas), se bem que o cão d´água tenha já, mais do que uma vez, revelado traços de independência e rebeldia muito mais acentuados do que o outro.

«Barack Obama é uma personalidade política única nesta fase global, incerta e insegura, que o mundo atravessa. É alguém que sabe o que quer e para onde deve ir. Tem uma cultura humanística excepcional e uma visão realmente global do que é preciso fazer para assegurar a paz e a convivência entre diferentes - e mesmo ex-rivais», ou mais adiante, visivelmente deslumbrado, «Que diferença entre Barack Obama e os seus homólogos europeus, que quase desapareceram de cena, ofuscados quanto à clareza, clarividência, simplicidade das suas posições e à sua visão global de um mundo de paz, de prosperidade e de coexistência!»... foram algumas das sentidas lambidelas disfarçadas de artigo de opinião que Soares, o outro nome porque também é conhecido o BO(chechas), reservou para Obama num dos seus semanais passeios pela relva do DN, à terça-feira. Compreende-se!

De qualquer modo não é sobre o estado de adoração em que ele vive em relação ao Presidente dos EUA que eu quero escrever, mas sim sobre as tiradas que o “ex tudo e mais alguma coisa do PS” resolveu dedicar à Greve Geral do último dia 24, nesse mesmo artigo do DN e que o "Cravo de Abril" já tratou devidamente. Apenas alguns exemplos:

«Os sindicatos e alguns partidos, perante a dureza da crise, que os portugueses começam a sentir na carne - e, infelizmente, sentirão mais a partir de Janeiro de 2011 -, acordaram para as manifestações e marcaram uma greve geral…»

«Os manifestantes estão no seu direito, uma vez que os cidadãos, em democracia, são livres de se manifestar, nos termos da lei, e por forma não violenta. Estamos, felizmente, em democracia. Portanto, nada a dizer.»

«Haverá quem queira que Portugal saia da União Europeia, hoje, apesar do mal-estar que se vive? Para vivermos ainda muito pior? Assim, para que servem as manifestações e mesmo a greve geral? Para animar a malta?»

... e a que foi, de longe, a melhor de todas:

«Algum partido, no Parlamento, já apresentou - ou pensa apresentar - qualquer moção de censura contra o Governo, indicando que alternativa propõe para a política que seguimos e que nos foi imposta - não o esqueçamos - pela União Europeia?»... (como se não soubesse que sim...)

... e depois, deu o número de voltas que eles costumam dar antes de se deitarem, enroscou-se na almofada e ficou a ressonar... ainda abanando levemente a cauda.

E fica assim explicado o facto de eu ter esperado até hoje para comentar este artigo de “opinião” de Soares, publicado na terça-feira, dia 23; para poder pegar na grande realidade que foi a Greve Geral do dia 24 e esfregar-lha nos dentes... mesmo que apenas em sentido figurado.

11 comentários:

Maria disse...

Samuel, ainda te fecham o blog...
O homem já não sabe o que diz. E duvido que alguém o leve a sério, tal é a cretinice dos textos que escreve.

Abreijo.

Sal disse...

A Maria escreveu o que eu pensei (qualquer dia "desaparecem" com o Cantigueiro).
Queria só dizer uma coisita: ó Samuel, é muito feio ironizar com um senhor tão idoso que sofre de esquizofrenia e Alzheimer...

César Ramos disse...

... que fechem, os blogues todos!...

Dá gosto, ler e reler este blogue!

Um abraço
César

salvoconduto disse...

Outro que nunca mais acerta as contas com o diabo...

Abraço.

Fernando Samuel disse...

Mesmo em sentido figurado, foi uma soberba esfragadela!...

Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

Sim , dá gosto lere este blog. É bem escrito e diz as verdades com uma ironia saudável.

Um beijo.

José Rodrigues disse...

"Dentro de cinco anos,Portugal será um País completamente diferente e melhor para todos",(...)tudo o que é obsoleto na nossa indústria e agricultura terá de desaparecer,para dar lugar ao que é novo e dinâmico".
M.Soares aos jornais em 30 de Março de 1985.Os resultados estão à vista,por obra desta "bochechal" e "cavacal" canzoada...

Abraço

trepadeira disse...

"Para animar a malta",pode ser que a malta animada faça o que já devia ter feita há muito.
Concordo inteiramente com o amigo César.
Um abraço,
mário

do Zambujal disse...

Faço minhas as palavras dos comentadores precedentes!

Um abraço

jrd disse...

Bo e Bochechas; o primeiro é um cão de boa raça, o segundo de má...
Abraço

Lola disse...

Ainda continua a ser o traidor de sempre. Não é velhinho coitadinho, porque continua a lançar bojardas destas e ainda tem muito quem o oiça.
Já o meu Avô o detestava por ter denunciado camaradas e ter negociado a sua ida, confortável, para Paris.
Já é tempo de não contemporizar.
Nós somos mais e melhores e, se nos juntarmos, a mudança é possível.