domingo, 21 de novembro de 2010

Joaquim Gomes (1917-2010)




Faleceu Joaquim Gomes. Foi um dos elementos da pequena comissão de “conspiradores” que dentro e fora do Forte de Peniche prepararam a histórica fuga de resistentes antifascistas, a 3 de Janeiro de 1960. Dessa pequena comissão organizadora, para além do próprio Joaquim Gomes, fez parte Álvaro Cunhal (dentro da prisão) e Dias Lourenço, Pires Jorge e Octávio Pato (cá fora)... entre outros companheiros.

Foi um extraordinário salto para a liberdade... que para o grande português, dirigente e militante comunista que foi Joaquim Gomes, durou cinquenta anos. Até ontem, dia 20 de Novembro de 2010. Para trás, fica uma história pessoal de 93 anos de vida, feita de uma total entrega à causa da liberdade e aos seus semelhantes, antes e depois dessa espetacular fuga de Peniche.

A agitação de um dia passado em viagem, tendo pelo meio a grande manifestação “Paz sim! NATO, não!”, impediu-me de ver a notícia do seu falecimento, como a publicada publicada aqui, ou os blogs que como este, ou este, lhe dedicaram um momento. Aqui fica o meu abraço aos seus familiares e amigos.

O corpo do Joaquim Gomes parou ontem. O espírito que foi - e ainda é! - o motor do seu pensamento, esse não é possível prever até onde irá...

7 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Que linda homenagem!!
Deixo também aqui o meu adeus comovido ao camarada Joaquim Gomes.

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Até amanhá, Camarada!

Um abraço.

svasconcelos disse...

O legado do seu pensamento, do seu ideal fica. Um Homem modelar!
bjs,

Maria disse...

Enquanto houver quem continue a luta Joaquim Gomes e todos os Outros caminharão ao nosso lado!

Beijo.

Joana disse...

Felizmente tive a sorte de estar com o camarada Joaquim Gomes por algumas vezes. Foi um Homem que dedicou toda a sua vida ao seu partido e à luta por um Portugal livre. Aconselho vivamente a leitura do livro "Estórias e Emoções de Uma Vida de Luta" uma autobiografia de Joaquim Gomes.
É mais um Grande camarada que parte deixando um exemplo de coragem e de lucidez, que manteve até ao fim da sua vida.
Até sempre camarada!

Elísio Alfredo disse...

Pois seja: até amanhã, camarada. O seu espírito, "o motor do pensamento", esse desabrochará aos milhares, oas milhões, não tarda nada, para que a nossa utopia (nodizes dos outros) se cumpra. E a sua vida, o seu testemunho e os seus sacrifícios não terão sido em vão. A minha homenagem, Joaquim Gomes.

Nunes disse...

Li e gostei do seu livro de memórias, onde nos conta as dificuldades que passou, desde pequeno. Salvo erro, viu algumas mães levar ao colo os filhos, muito pequenos, para o trabalho. Nas fábricas, os miúdos trabalhavam descalços. Foram condições muito duras, reveladas no seu excelente livro.
A minha homenagem ao homem e ao resistente.
Parabéns pelo "post".