terça-feira, 16 de novembro de 2010

Luís Amado – A vingança serve-se fria




Luís Amado é o “nosso” Ministro dos Negócios dos Estrangeiros. Não, não me enganei... é mesmo dos negócios dos estrageiros, negócios e interesses que ele por cá representa e defende fielmente, a começar pelos dos EUA, continuando pelos da senhora Merkel... e por aí adiante. Durante anos, o nosso Luís andou a ver passar os “passou bem?”, os “olá tá bom?”, os “como passou?”, os “dá cá um bacalhau”, ou os mais formais “os meus cumprimentos!”. Passavam-lhe ao lado, por cima, pelas costas, mesmo pela frente do nariz... nos primeiros tempos chegou até a divertir-se com a coisa, mas a recorrência da arreliadora situação começou a azedar a sua relação com a convenção das saudações.

Esta última, em que Sócrates o deixou humilhantemente pendurado e de mão estendida, em público, como este famoso vídeo documenta, foi a gota de água... e José Sócrates acabou a pagar por todos. Luís esperou vários meses, até a vingança ficar bem gelada, mas ela aí está!

O homem "acha" que o governo está gasto, que o país vai acabar a sair do Euro, que está disposto a ceder o seu lugar para que mesmo sem o recurso a eleições se forme um Governo de coligação (como se a coligação não existisse já!), em suma, o homem é o único que está verdadeiramente decidido a colocar o interesse nacional à frente dos interesses políticos particulares.

Claro que já desdisse tudo, claro que está muito motivado para continuar no Governo, claro que ninguém leu bem a entrevista ao “Expresso”, claro... mas, na verdade, o Ministro das Finanças já ficou ainda mais taralhouco e incongruente do que é costume, Sócrates não diz coisa com coisa, várias figuras e figurões do PS já começaram a “pôr-se e jeito” para a nova era que se adivinha, os “mercados” enervaram-se ainda mais e subiram os juros, os actuais agentes do FMI querem saber onde raio é a famosa Portela onde vão ter que desembarcar, tal como já fizeram antes os seus "pais", em 1977 e 1983, os analistas deliram, uma resma de jornais internacionais não resistiu à tentação de fazer chacota com a estória... e, felizmente, também os blogs, destaco o “Anónimo do Séc. XXI” e o “Cravo de Abril”, vão dizendo sobre o assunto aquilo que deve ser dito.

Decididamente, a vingança serve-se fria!



5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Adorei o video!
E também tudo quanto os blogs meus favoritos vão denunciando!

Um abraço.

do Zambujal disse...

Bolas... como este homem envelheceu (envileceu) em três anos.
Isto de ser ministro dos NEGÓCIOS
estrangeiros do Sócrates deve ser muito duro!
E eu com oeninha dele...

Um abraço

Fernando Samuel disse...

Realmente, depois daquilo o que é que o sócrates esperava?...

Um abraço.

maia disse...

Então o ministro dos estrangeiros não é escultor? Olhou, mediu, e quando achou calhada a hora, começou a partir, a trabalhar o material...
E que linda escultura!...

Antuã disse...

Pois se o Amado o é pelos estrangeiros!...