quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A União Europeia está ameaçada!!!


Chegam inquietantes notícias que nos revelam os receios do senhor Herman van Rompuy sobre a sobrevivência do Euro e da própria União Europeia, realidades ameaçadas, segundo ele, pelas economias de países como a Irlanda, a Grécia e Portugal.

Sem querer ser má-língua, diria que, independentemente de o senhor ter ou não ter razão sobre os efeitos da crise provocada nesses países exactamente pelas políticas que ele próprio defende, uma outra e importante razão para a crescente insignificância e possível falta de futuro do Euro e da UE, será o facto de a União Europeia ter como dirigentes figuras com uma tão grande qualidade, projeção internacional e um tão tremendo peso político no conserto das nações, como ele próprio, Herman van Rompuy, uma espécie de Presidente da UE, a senhora Baronesa Catherine Margaret Ashton, uma espécie de Ministra dos Negócios Estrangeiros da UE e claro, Durão Barroso... “um substantivo que dispensa adjetivações de qualquer espécie”.

Lamento ainda poder com isto arreliar os apaixonados da UE e do Euro, mas pessoalmente tanto se me dá que acabem... isto a ver pelas dezenas e dezenas de países que fazem a sua vida fora do Euro e da UE, uns melhor, outros pior, com diferentes estádios de progresso e liberdade, mas muito mais independentes, muito mais soberanos... muito mais livres de desenharem o seu próprio caminho e futuro!

7 comentários:

trepadeira disse...

Cada vez tenho mais saudades dos tostões.
Mas lá que ainda vão desfazer a tiro o que fizeram aos abraços,parece-me.
Um abraço(de camaradagem,nada de confusões)
mário

Pata Negra disse...

Está ameaçada?! Então fuja!

Sérgio Ribeiro disse...

Pois é!
Acompanho a dita "construção europeia" (e as suas descontruções) desde... 1958, desde a criação da CEE. Julgo ter as minhas capacidades de espanto e de indignação intactas, mas este "momento" do processo de integração não me eepanta nada. Quem quiser saber porquê tem centenas de páginas que escrevi sobre o tema integração económica europeia, nomeadamente o livrinho NÃO À MOEDA ÚNICA, de 1997.
Por isso, esta tua mensagem parece-me muitissimo pertinente... e, se me permites, vou servir-me deste comentário que me suscitaste para fazer um "post".

Um abraço

samuel disse...

Sérgio Ribeiro:

Pois é, companheiro! Já tens uma bela "barrigada" de CEE, de UE, de EURO... e muita coisa para contar.
Serve-te, pois! :-)))

Grande abraço.

Graciete Rietsch disse...

Tão avisados que nós fomos!!!!
Óptimo post camarada Samuel.

Um beijo.

Antuã disse...

A união Europeia faz tanta falta como a viola num enterro.

Fernando Samuel disse...

Realmente, o quadro de dirigentes da UE está bastante desfalcado: dazem lá falta figuras como soares, cavaco, quiçá alberto joão jardim...

Um abraço.