terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Não podemos...


Não podemos apertar o cinto e baixar as calças ao mesmo tempo!
Não faço ideia de onde é que o Sílvio Rodriguez (sim, o das cantigas) foi desencantar esta fotografia de um cartaz que alguém empunhou algures... mas a mensagem não podia ser mais certeira e actual.
Já que surripiei a imagem ao Sílvio, um dos grandes da Nova Trova de Cuba, fica-me bem dizer que a encontrei aqui, no seu blog, “Segunda cita”.
É um blog pessoal, que retrata bem a popularidade de que goza o cantautor cubano, quanto mais não seja, pelo volume de comentários que cada um dos seus textos suscita, quase sempre na ordem das centenas.
É um blog que, tal como o seu autor, está com a Revolução, tendo deixado bem claro que ali não se dá guarida a propaganda contra essa mesma Revolução.
Isso não impede que, muitas vezes, tanto nos próprios textos escritos ou selecionados pelo dono do blog, como nos comentários que ali chegam de toda a América Latina, Espanha, etc., se encontrem opiniões que dão lugar a debates em que se questiona este ou aquele aspecto da política, sobretudo da prática política, levada a cabo em Cuba, seja no campo cultural, seja onde for.
O que quer dizer, para quem quiser ver, que para ter, em Cuba, livremente, um blog que coloque dúvidas, questione políticas concretas, apresente soluções alternativas, dê ideias... não é preciso ser-se financiado pela CIA, ou pelos narcotraficantes cubanos de Miami, como a famosa bloguer e feroz anti-revolucionária Yoani Sanchez.
Adenda: Não vale a pena vir comentar que eu estou do lado de tudo o que venha de Cuba, de Fidel e companhia. É uma perda de tempo e não é verdade. Não “simpatizo” com algumas das realidades da vida cubana... independentemente da discussão sobre a quem cabe a responsabilidade da sua existência.
Só que os reparos que eu possa ter, não me impedem (para utilizar a imagem usada pelo embaixador de Cuba em Portugal, quando lhe perguntaram se há indignados em Cuba) de também pertencer aos “indignados” cubanos, que são aos milhões. Como eles, estou indignado com décadas de criminoso bloqueio dos EUA, indignado com as tremendas dificuldades e privações de toda a ordem impostas àquele povo magnífico, indignado com a prisão injusta dos “Cinco de Cuba”, indignado com a insultuosa presença do crime continuado na base de Guantánamo...
Como não ficar indignado?

7 comentários:

Maria disse...

Olha, sabes que te digo?
Já ganhei a noite!
Agora tenho muito Sílvio para ler...

Abreijos.

salvoconduto disse...

Invejo-lhe também a máquina com que ele tira as fotos com que por vezes documenta alguns dos seus espectáculos em Cuba ou até na Bolivia como o fez recentemente e provavelmente onde tirou essa foto. O blog dele está nos meus feeds. Isto está a ficar cada vez mais pequeno, as distâncias cada vez são menores, ainda bem.

Abraço.

Fernando Samuel disse...

Obrigado pela indicação do blog do Sílvio: lá vão ter que dedicar mais uns minutos por dia à blogosfera...

Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

Também estou com os indignados cubanos. Guantánamo, bloqueio criminoso, mafias de Miami, os cinco injustamente presos nos E.U.,
falsas notícias.....o que não impede o diálogo construtivo.
Por isso já passei para os meus favoritos o blog de Silvio Rodrguez.

Um beijo.

Olinda disse...

Qualquer dia nao durmo,com tanto blog a percorrer.
Encontram-se comentários interessantes no blog,sobre a Latino-América.

Obrigada pela indicaçao.

Antuã disse...

Vivam Cuba e o seu povo.

Carlos Gomes disse...

Como é que querem que haja indignados em Cuba se assim que eles aparecem ,desaparecem logo de seguida ?
Dão-lhes cá um tratamento...
Vão para lá,sigam o conselho do Relvas,bué de empregos,bué de lojas do povo ,fartura ,fartura que só visto,para miséria não é preciso viajar.