sexta-feira, 31 de julho de 2020

José Afonso - Todas as canções



Este livro não é um romance… mas conta uma parte decisiva da História da nossa melhor música e da nossa própria História colectiva.
Veio mudar para melhor a vida de muitas centenas de cantores e músicos amadores que, consultando esta obra rigorosa, passaram a poder dar muito menos “caneladas” na obra do Zeca quando tocam e cantam as suas canções, quase sempre com as melhores intenções.
Esta publicação é uma homenagem à herança musical e humana desse nosso mestre e companheiro e ao trabalho de amor e profissionalismo do João Lóio, Guilhermino Monteiro, Octávio Fonseca e do José Mário Branco, na passagem para notação musical de todas as melodias, a que juntaram os acordes originais e as letras sem as fatais calinadas da “net”.
Chamo-lhe trabalho de amor, porque num país com esta pequena dimensão e mercado, a venda do livro nunca daria para pagar ao João, ao Guilhermino, ao Octávio e ao Zé Mário, nem uma pequena fracção da enorme tarefa a que se dedicaram.
Ainda assim, tiveram que suportar, antes dos agradecimentos e elogios de quem comprou e usa a sua obra, a humilhação de terem que esperar dias que foram meses e meses que foram anos… até ser possível ultrapassar a enorme má vontade que impedia a edição do livro.

4 comentários:

Maria disse...

Zeca sempre. Trata da voz para estares bem daqui a uma semana.
Entretanto vou passando...
Bêjos

samuel disse...

Grande Maria...
Depois de quase 4 meses de espera... seria uma séria maldade arranjar uma meleita qualquer que não me deixasse cantar no Bispo e na semana seguinte em Arraiolos.

João disse...

Bom dia,

Ainda é possível encontrar este livro em algum sítio?


Cumprimentos

samuel disse...

Caro João...
Infelizmente, agora só quando (ou se) voltar a ser re-publicado, o que, confesso, não faço ideia de quando acontecerá, dadas as "dificuldades".