quinta-feira, 19 de junho de 2008

Hugo Chávez - o "ditador" sem ditadura



Estive a ver, como (espero) muitas pessoas, a entrevista feita por um tal Don Mário :))) ao Presidente Hugo Chávez. 
Na introdução Mário Soares, com oportunidade, perguntou a Chávez como explicava a sua fama de ditador, sendo democraticamente eleito, estando rodeado de partidos de oposição completamente livres, órgãos de comunicação social que todos os dias dizem mal dele, sem ter presos políticos, etc, etc. 
Chávez explicou, falou de tudo, da sua Venezuela, da sua América Latina, da União Europeia, dos novos equilíbrios mundiais, do falhanço do "império", das presentes crises, energética, alimentar, ambiental, social, de civilização. De tudo falou de maneira calma, ponderada, muito informada e principalmente, interessante.
No mundo, nomeadamente na Europa, tanto entre as hostes da direita como de uma certa esquerda (?), está na moda dizer de Hugo Chávez o que Maomé não disse do chouriço...
Como ele próprio disse, não estará na hora de se fazer alguma coisa para entender a verdadeira natureza e alcance de muito do que se está a passar naquele continente que decididamente se fartou da "canga"?
Eu sei que o homem nem sempre é tão "sereno" como nesta entrevista, mas é mesmo o "doido varrido" que por aí se apregoa?
Se é, então o que é que eu ainda estou a fazer à solta?! 
Internem-me, porra!!!


28 comentários:

Sal disse...

AH AH
Excelente post, mais uma vez.
(Ó pá, vê lá se de vez em quando fazes um post mais... digamos.. fraquinho, que é para a gente não se sentir mal...)
Quanto ao Chavez, é o exemplo vivo de que:

SIM! UM NOVO MUNDO É POSSÍVEL!

Beijinhos

Anónimo disse...

Em menos de uma semana o homem foi destituído, preso e retornou à Presidência da Venezuela!
Também eu digo, porra! Tanta gente com dor de corno!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
samuel disse...

Mais uma vez, os dois "apagões" são da minha responsabilidade e por diferentes razões. O primeiro era de um dos "espertos" que deixam links para compras e o segundo de um atrasado mental que vai deixando em vários blogs sempre este mesmo texto absolutamente abjecto.

Anónimo disse...

O tal señor Don Mario, se tivesse vergonha, deveria ter corado diversas vezes durante a entrevista...

Rui Silva

Maria disse...

Quem sabe não estamos perto perto da tal "viragem" tão necessária para se viver num mundo mais justo e mais fraterno...
... é que anda por aí muita "coisa" em ebulição...

Abreijos

GR disse...

Não vi a entrevista (cheguei agora de uma reunião), mas depois deste fantástico post, quase fiquei com alguma curiosidade.
Não consigo ver, ouvir ou pensar que existe um tal de Marocas.
Estou de acordo com o comentário do Rui Silva.
Quanto ao Chaves, ajudou a tirar a “canga” ao povo, por mim está convidado a vir para a Europa fazer “qualquer coisa”.

Morri a rir com, “Maomé não disse do chouriço...”

Magnífico, post.

GR

Anónimo disse...

Foi o pprimeiro programa que vi do tal Dom Mário. este não conseguiu envenenar a conversa. Contra a vontade do democraciático Dom mário a imagem que passou do "ditador" venezuelano foi muito positiva. Os patrões do Dom Mário não devem ter gostado nada....

Elvira Carvalho disse...

Pois, não vi a entrevista. Sobre Hugo Chavez, tenho lido e ouvido muita coisa. A favor e contra.
Como dizia a minha avó, "Ninguém é tão bom quanto se julga, nem tão mau como o pintam"
Um abraço

Anónimo disse...

uma vez sem exemplo :)...
vi um bocado da entrevista e estou de acordo com a Elvira Cravalho.
vovó Maria

Lúcia disse...

Samuel: a imagem que o Chavez tem passado dele (ou que a comunicação socil enfatiza) é a de um descontrolado que apenas vive com o coração e que não muda de camisa. De facto há mais para além disso. As minhas simpatias com o senhor são limitadas: porque nós também vivemos em democracia e no entanto temos muito a apontar em certas decisões e forma como as coisas correm. O mesmo se passa na Venezuela. Dou-me com algumas pessoas que retornaram, após terem lutado ela vitória dele,e, obviamente, votado nele, completamente desiludidas e relataram-me episódios muito mais graves do que mandar bocas ao Aznar; episódios esses que não são divulgados pela comunicação social.E não tenho como duvidar dada a fonte fidedgina das informações.
Isto é como tudo: concordo com o que diz a Elvira Carvalho.
O socialismo é aquilo em que acredito. Mas depede muito de quem está à frente a "implantá-lo". São seres humanos e isso dz muito sobre as fragilidades dos sitsemas que consideramos serem os ideais. Ou seja: as ideias são boas, os Homens é as lixam:))
Mas tenho pena de não saber que essa entrevista ia passar.:( Teria visto com muito interesse.

Beijos

Anónimo disse...

Pois é. Bem me dizia a minha avó "olha minha neta, quem eu sou minhas obras obras o dirão". É por isso que eu digo, apreciando as "obras completas" do D. Mário: -" sabes mais tangos que o Carlos Gardel... cantas bem mas não me alegras".
Em relação ao Hugo Chavez, só pelo facto de enfrentar o tio Sam já merece a minha simpatia. Claro que há mais coisas. Com a minha provecta idade ( já cá cantam 59)tive que aprender que com romantismos e idealismos não se consegue nada porque a vida é com as caixinhas chinesas e os seres ainda são mais complicados, Mas, como já alguém disse e deixou escrito "a teoria é cinzenta, verde é a árvore da vida".

Campaniça

Anónimo disse...

Claro que os seres de que falo são os seres humanos.

Campaniça

Anónimo disse...

Ainda me lembro do que, "lá fora",se dizia de Portugal em 74 e 75, nomeadamente na BBC e outros meios de propagenda muito livres e democráticos. E nós que vivíamos cá não reconhecíamos naquelas peças "jornalísticas" a realidade do nosso país. Lembro-me também do que diziam de Vasco Gonçalves e como detestavam a sua entrega e sinceridade, preferindo insultá-lo.
Comparo um pouco essa situação ao que se diz de Chavez e da situação na Venezuela. Quando a "ordem estabelecida" é posta em causa, não se olham a meios para a restabelecer e voltar a pôr tudo outra vez nos carria.

Susete Evaristo disse...

Vi sim senhora. Vi e gostei tanto da frontalidade e verdade das resposta não se coibindo(nem tinha de o fazer) áquelas perguntas tipo chicoesperto-rasteiras do D. Mário e na resposta que mereceu aquela pergunta de como iria proceder nas eleições que se avisinham.
Beijos

Anónimo disse...

Quantos sapos ter� engolido o (Dom entrevistador)????????
Quem n�o conhec�-se o passado eo presente do (Dom entrevistador)ficaria a pensar que estava ali um grande democrata, quando n�o consegue ser isentar-se do facto do PCP estar a subir na inten�o de voto dos portugueses, e note-se que por enquanto � s� inten�o!
N�o sei se repararam no ar ir�nico (aquele sorrisinho de olhos semi abertos,ou semi fechados como queiram) contrastante com o entusiasmo, do Presidente Hugo Chaves.
Deixa para l�deve ser m� vontade minha!

Anónimo disse...

Sou eu outra vez!
esqueci, de felicitar-te pelos dois apagõesé que:-somos democratas e tambem somos gente de bem, mas não somos Cristo!

Anónimo disse...

Lembram-se em tempos de campanha eleitoral do Dom Mário, como Secretário Geral do PS, afirmar no alentejo, ainda com reforma agrária, que a união Europeia não implicava qualquer sistema económico?!... o gajo sempre foi aldrabão. o Chávez está a querer fazer socialismo com o capitalismo. na Venezuela as alavancas da economia continuam nas mãos do capitalismo nomeadamente as básicas como a alimentação. como dizia Jesus, porque Cristo é outra coisa, ninguém pode servir dois senhores ao mesmo tempo. Se na Venezuela não se nacionalizarem rapidamente os grandes meios económicos a revolução perderá. o último referendo deu no que deu porque os grandes capitalistas têm a produção e distribuição alimentar na mão e fizeram boicote.

Anónimo disse...

-Ele de certezinha que sai da entrevista babado. Don Mário, sempre gostou de que lhe dessem colo e Hugo Chavez sem o saber ou sabendo, gozou com o amigo do Carlucci, cuidado que o don Mário é pouco de fiar.
-Revolução Bolivariana é para já uma revolução democrática nacional nada de andar com a carroça a frente dos Bois. que isso da febre esquerdista pode dar maus resultados. Como já deu com a tal de referendo.Calma que a seu tempo o povo da Venezuela transformará está RDN numa revolução de carácter socialista o processo tem etapas que se têm de respeitar para que a revolução seja obra do Povo e não vontade de uns tantos iluminados.
-è a minha opinião.
a.ferreira

Anónimo disse...

"... pero se los ditadores me llaman ditador ..."

gostei muito da entrevista.

Orlando Gonçalves disse...

Gostei do entrevistado. Disse tudo aquilo que eu penso. Só acho que realmente ele não conhece assim tão bem o José e o Mário. É que os dois devem jogar com um pau de dois bicos, quando estão ao pé deste homem devem se fazer de socialistas e até devem falar de politíticas de Esquerda, mas na prática tanto um como outro só fizeram politicas de direita, tiram o pouco que tem os pobres para encher o bolso dos ricos.
Mas valeu pelo ensinamento e a visão deste homem, que para mim é um verdadeiro socialista.

Fernando Samuel disse...

Não vi a entrevista, mas ler o teu texto é como se estivesse a vê-la: magnífico! Obrigado.

Um abraço.

goiaba disse...

Gostei da entrevista e vou revê-la. Acho que Chaves é um personagem interessante que pode realizar políticas que diminuam o fosso entre ricos e pobres. Não será nem o santo que quis parecer ser, nem o demónio que a Europa e os Estados Unidos pretendem que seja. Talvez seja bom reflectir sobre uma das muitas frases que lhe servem de guia : " Entre o fraco e o forte, a liberdade oprime". Não gostamos muito mas as "amplas liberdades" conduzem ao liberalismo selvagem em que estamos a viver.

jrd disse...

Eles é que necessitam de internamento.
Chavez, que terá defeitos como todos, é um exemplo de coragem e dignidade e uma lição permnanente para os hipócritas que durante anos fecharam os olhos às Oligarquias e agora vem carpir pela pseudo défice democratico na Venezuela.
Que nunca as mãos lhe doam.

Manuel Veiga disse...

gostei particularmente do desafio à "fanada" e "putíssima" Europa.

(por outras palavras, claro)

Manuel Veiga disse...

gostei particularmente do desafio à "fanada" e "putíssima" Europa.

(por outras palavras, claro)

Anónimo disse...

Bom dia amigo

Não vi a entrevista (o sacana do patrão ordenou-me que fosse até Valência (Espanha) e dar-lhe algum a ganhar), mas pelo que nos dizes o Márinho em certas ocasiões da mesma ficou à rasca.

O "mal" do Chaves, para não dizer do Fidel e outros que entretanto foram "calados" é tão somente a oposição clara aos USA's vs capitalismo internacional.

Abraço