E lá estava eu na minha já recorrente e atrapalhada leitura de jornais "aterrissados" sobre as mesas de café, desta vez o Diário de Notícias, lendo um texto sobre a publicação de um livro sobre "comportamentos sociais". Já sobremaneira convencido, embora a segurar o jornal só com uma mão e este quase a cair, de que se tratava de um estudo do perfil de alguns dos nossos ministros, secretários de estado e gestores de empresas do PSI20, tropecei na palavra "psicopatas". Aí desconfiei. Era um bocado forte para o DN. (Ajusta melhor os óculos, pá!) Afinal o livro é mesmo sobre psicopatas à séria, os violentos e os outros, trata-se realmente de um estudo feito por cientistas, é lançado na Universidade de Coimbra e destina-se principalmente a profissionais forenses.
De qualquer maneira, digam-me lá se esta passagem do estudo não enganaria qualquer um!...
...tal e tal e tal... " há traços comuns de personalidade. Entre eles, a deficiente capacidade empática, pobreza de afectos, egocentrismo, impulsividade e tendência para um comportamento anti-social".
E esta então?! "Prejudica os outros e utiliza-os em seu benefício para subir na empresa, eliminar a concorrência ou manter-se no poder por formas moralmente censuráveis, ainda que nunca chegue a cometer actos ilícitos".
Assenta-lhes como uma luva, ou não?
Mas pronto... fiz confusão! São "outros" psicopatas...
14 comentários:
Oh Samuel, tenha paciência e volte lá a ler melhor!
Não me diga que os profissionais forenses vão analisar as atitudes e comportamento dos ministros e quejandos?
Mais uns a chatearem socrates e companhia...
Tem a certeza que é sobre psicopatas à séria?
Os dois "comentários" apagados não resultam de nenhum ataque agudo de sectarismo, mas sim do tratamento previamente prometido a qualquer link que aqui deixem para páginas idiotas de vendas ou jogos on line, como era o caso.
Seguindo...
Psicopata, o Sócrates e companhia?!... Eu inclino-me mais para a sua bestialidade nazi.
De facto eles poderão não ser psicopatas, mas uma coisa eu tenho a certeza é que os gajos todos são é bipolares. E isso percebe-se bem é que ou estão muito bem ou estão muito mal, nestes gajos não existe meio termo, cá para mim precisam mesmo de tratamento médico, para nosso bem e sobretudo para bem deles, coitados. É que ainda me faz uma certa pena ouvir o Eng. dizer determinadas coisas em campanha eleitoral e depois vai-se a vêr era tudo mentira. Será que também é mentiroso compulsivo ?????
Os tikes do salazarismo ficaram a pairar por aí, assim sendo não é de admirar o “livro” por ti referido.
Para políticos “deficiente capacidade empática, pobreza de afectos, egocentrismo, impulsividade e tendência para um comportamento anti-social" assenta-lhes como uma luva.
Para os novos ricos e afins, herdeiros do neoliberalismo de cariz fascizoide "Prejudica os outros e utiliza-os em seu benefício para subir na empresa, eliminar a concorrência ou manter-se no poder por formas moralmente censuráveis, ainda que nunca chegue a cometer actos ilícitos", acertam em cheio.
Abraço
Ah!Ah! Já tina saudades de te ler.
Os "outros" psicopatas,atacam com toalhas molhadas, para ver se passa... E a gaita é que tem passado!
Beijos
Que nem uma luva, de facto.
De tal forma que se o estudo é mesmo sobre psicopatas, pergunto-me se os seus autores não costumam vir a Lisboa de vez em quando e... enfim... não é?...
Samuel
Eu não conheço pessoalmente nenhum psicopata "à séria" mas conheço outros que tais, iguaizinhos em tudo. Conheço-os de os ver e ouvir por aí, a torrar a paciência do Zé Povinho. Não seria caso para internamento compulsivo?
Um abraço
A imagem do quadro é muito boa. Talvez significativa...
Cumprimentos
Conheço muitos psicopatas, quase todos etnocentristas, ainda hoje os vi na TV.
Atenção! São muito perigosos.
Com características muito evidentes;
Espumam-se, sorriem bastante e a cada palavra, MENTEM!
Têm olhos esbugalhados, gesticulam quando ladram, rectifico, quando falam e não se importam do mal-estar que os outros sentem.
Samuel,
Mais um post espectacular, parabéns.
GR
Deram-me uns bons conselhos.
Os meus respeitos.
Não se enganou não! A psicopatia é fácil de encontrar no nosso dia a dia. Basta estar desperto para isso. Depois o nosso governo tem bons exemplares. O primeiro oscila entre um narcisismo mascarado e a psicopatia...um excelente caso para estudar...
Descobri este blog e não resisti a ler tudo o que pude.
Lidia.
Enviar um comentário