segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cesteiro que faz um cesto, faz um cento!



Não, não sou o fan número um dos chamados rifões populares, mas este, que usei no título, serve-me bem para dar uma ideia daquilo que penso sobre a parangona da primeira página do “Expresso”, que podem ver aí em cima.

Segundo o semanário, Charles Smith, o segundo mais mediático personagem envolvido no "Caso Freeport", declara que antes, mentiu sobre José Sócrates.

Como apesar de querer que o caso fique esclarecido, não tenho nenhuma lista de culpados ou inocentes que prefira, esta declaração de Charles Smith, o qual se arrisca a ser condenado por afinal apenas ter subornado umas tantas gaivotas, alfaiates, águias-sapeiras, cegonhas, garças boieiras, andorinhas dos beirais e outras aves que tais, que se mostravam mais dispostas a protestar contra a invasão do seu habitat por um gigantesco shoping... como dizendo, esta declaração do senhor Smith já me encontra com pouca ou nenhuma predisposição para acreditar no que diz, disse, ou venha a dizer.

O grande problema com estas, chamemos-lhes assim, investigações que envolvem milhões, corrupção, figuras públicas, em processos que se arrastam penosamente durante anos, adormecendo ou acordando ao sabor de interesses eleitorais ou outros ainda mais misteriosos, é que a partir de certa altura, cada pretensa resposta, em vez de esclarecer, suscita cada vez mais perguntas.

- Porque dianho há-de alguém acreditar que é agora que ele está a dizer a verdade?

- Foi pago por alguém para implicar o primeiro ministro, antes, ou foi agora, para o “desimplicar”?

- Para onde foi afinal o dinheiro?

- Independentemente de o célebre DVD ser ou não admissível como prova, o facto é que existe. Aquela gente que se ouve a falar no dito cujo, juntou-se à volta daquela mesa a dizer aquelas coisas apenas para se divertir?

- Será que para Charles Smith, uma possível condenação por calúnia é mais "interessante" do que outra, bem mais pesada, por corrupção activa?

E por aí fora... poder-se-iam alinhar dezenas de perguntas sobre a localização, o impacto ambiental, o timing da aprovação arrancada a ferros, etc, etc, etc.

Mas pronto. Eu é que devo estar muito cansado. Embora, por estes dias, o meu cansaço se deva a trabalho que me deu imenso prazer, a verdade é que cansaço é cansaço!

12 comentários:

salvoconduto disse...

O outro que roubou duas galinhas bateu com as costas no tribunal, corrupção não é crime, é modo de vida.

Maria disse...

Nós estamos é a ficar cansados de tanta mentira.
Quando li que o Smith tinha desculpabilizado (gostei do "desimplicar") o PM perguntei-me "quanto é que lhe deram para dizer isto"...

Abreijos

Anónimo disse...

Cansados de tanta aldrabice...
Cansados de tanto sóctates...
Cansados de tanta maioria PS!!!
Enfim, cansados de tanta vigarice!
Abraço
Rui Silva

Anónimo disse...

Claro que me enganei, e é presidente do conselho...~
Rui Silva

Ana Camarra disse...

Samuel

Só me ocorre:

No ceu cinzento sobre o astro mudo
batendo as asas na noite calada
vêm em bandos com pés de veludo
chupar o sangue fresco da manada

Também estou cansada!

beijos

Anónimo disse...

Sócrates é um político e primeiro-ministro da pior espécie, mas nada do que vi publicado até agora me parece motivo para incriminar alguém (e admitindo até que ele tem culpas).

Tem-se estado no diz que disse e claro que as coisas devem ser publicadas (e não acredito numa conspiração contra ele), mas também se deve presumir sempre a inocência das pessoas. Mesmo do pior primeiro-ministro que tivemos desde o 25 de Abril - também porque danoso para conquistas que antes o PS sempre defendeu.

As questões que levanta são pertinentes, mas de facto existe a hipótese de Smith ter mentido na reunião do DVD e noutras ocasiões.

Continuo a achar que o combate deve ser político, embora Sócrates tenha já trazido o fripór para esses campos. E também acho que grave e com fortes evidências (aparentemente mais do que o diz que disse do Smith) é a questão da eventual pressão sobre a justiça (sector que aliás em Portugal é miserável).

Assumir as suas culpas só pq não se grama o gajo parece conversa de café contraproducente.

Fernando Samuel disse...

Está visto: o Smith é um grandecíssimo mentiroso - provavelmente mentindo sempre por dinheiro...

Um abraço.

Cs disse...

Quem acreditar nesta versão, obrigatoriamente tem que acreditar na outra. E então em que ficamos?

aferreira disse...

-Ah, carago agora é que eu acredito que o sr pinto ingenheiro meteu mesmo o mão na massa.

Antuã disse...

Eu já não tenho dúvidas. O agente técnico por fax é um grande vigarista.

Nocturna disse...

É isso Samuel !
Estamos cansados de tanta mentira, tanto diz e tanto não disse,que o que era ideal era dar uma vassourada e varrer de uma vez toda esta gentinha que anda a brincar connosco.
Mas a pergunta fica: Para onde foi afinal o dinheiro ?
Um abraço
Nocturna

Anónimo disse...

É, o Samuel cansa-se bastante quando vê títulos destes. Os outros cansavam-no menos. E com "pressões" ainda menos...