quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pormenores



E lá vai seguindo a procissão da remodelação governamental, perdão, posse do novo Governo da República, com o coro de declarações sobre o quão mais desafiante, mais verdadeiramente político, mais exigente no jogo de cintura, mais portador de um verdadeiro espírito de diálogo e negociação, mais... (acho que já chega!), quando na realidade nem consigo imaginar as lancinantes dores de garganta que toda esta gente da área governista deve sentir, depois de vários dias a tentar engolir a arrogância e a prepotência nos discursos oficiais.

Como não tenho vocação nem tempo (dois eufemismos para falta de conhecimentos) que me permitam comentar ou dissecar as reais implicações de tudo o que por aí vem, prendo-me a pormenores. Hoje foram estes dois:

O primeiro, “Sócrates pede respeito pelo programa do PS”. Assim de repente, lembro-me de dois ditados, ou frases feitas, o que se quiser... sobre o respeito, muito usadas em Portugal e ambas bastante antigas. Uma, algo fascistóide, avisa-nos de que “O respeitinho é muito bonito!”, enquanto a outra, a que eu prefiro, esclarece que “Quem quer ser respeitado, deve dar-se ao respeito.”

O segundo pormenor é o que se pode ver na imagem da capa do Público. “Cavaco Silva diz-se disposto a ajudar Sócrates a cumprir a legislatura até ao fim.”

A menos que a miserável situação interna do PPD-PSD o vá convencendo de que essa é a melhor solução para o seu partido, parece-me uma simples adaptação do discurso de candidatura da raposa que queria o emprego de guarda da capoeira.

7 comentários:

Maria disse...

Está ali um tipo do lado direito que eu conheço. Ainda me faz pena ver certas cenas. Mas essa da raposa é tão bonita... será que o raposão consegue?

Abreijos

amigona avó e a neta princesa disse...

Eu também conheço um tipo do lado direito - está a coçar o cabelo - outros tempos, outras vidas..vamos ver como vai ser, o pior é que é o "Zé" que vai aguentar enquanto eles se "ajudam"...
Abreijos

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Como é que Cavaco irá "ajudar" Sócrates(o Português)? Dando-lhe conselhos ao ouvido? Não questionando o que passar em termos de Legislação na Assembleia da República?.
Quanto a mim a única coisa que se pede ao Presidente da República é que o mesmo não sendo obstáculo, também não seja permissivo, e que esteja atento ao sentir e pulsar populares, que já começou: com 430 despedimentos na DELPHI de Ponte de Sôr, e "anunciam-se" cerca de 300 na DELPHI ... na Guarda, e ainda existem as contrapartidas(secretas) face à AutoEuropa que os alemães "desejam" perante a venda ... dos dois submarinos.
Em suma muita coisa já e mais está o que está para vir, para que um Presidente da República, não deixe de estar atento, apesar da especificidade do nosso Regime.

Fernando Samuel disse...

E também é uso dizer-se que «com respeito ao respeito, não há respeito nenhum»...
Um abraço.

Anónimo disse...

Fosgasse as gravatas vermelhas estavam em saldo...

Desculpem a ignorância, mas o que diz o programa do PS para acabar (só ontem!) com os 430 despedimentos em Ponte de Sor e 1000 na Beiralã?

João Ricardo Vasconcelos disse...

Viva,

Premiozinho para o Cantigueiro no Activismo de Sofá
http://www.activismodesofa.net/2009/10/premio-just-perfect.html

Abraço

samuel disse...

Maria:
Ele tentar, tenta...

Amigona:
Outras escolhas de vida...

Manuel Norberto:
Cavaco irá ajudar-se. O resto é folclore.

Fernando Samuel:
Esqueci-me dessa... que é uma das melhores! ☺

Anónimo:
O que é que interessa o que possa dizer o programa deste PS? É mentira!... ☺

JRV:
Registado. Obrigado!


Abreijos gerais!