segunda-feira, 28 de março de 2011

Sócrates – Reeleições e voltas de 360 graus


Nem por um momento me passaria pela cabeça questionar a legitimidade do resultado, ou a liberdade de os militantes escolherem o líder que preferem... mas mesmo assim fui dar uma volta pelos blogs e colunas jornalísticas de comentadores simpatizantes de José Sócrates e do PS, para ver se alguns deles dedicava ao resultado desta eleição as piadas que repetidamente dedicam a outras eleições, quando dizem que esta ou aquela votação foi “à albanesa”, ou “à norte-coreana”, sempre que os números da vitória são desta maneira esmagadores. Curiosamente, não vi.
Seja como for, e mais a sério, escutando as palavras de Sócrates no seu discurso de vitória, parece que, mais uma vez, um verdadeiro rio de progresso, europeísmo, justiça social, emprego, saúde, educação... vem aí pela mão do PS e do seu renovado líder, correndo na nossa direção. Na verdade...
Atendendo à simpatia acrítica que os eleitores demonstram pelos discursos de vitimização.
Atendendo ao atávico obscurantismo que impede tantos milhares de cidadãos de terem a coragem de fazer a ruptura com “o que está”, mesmo quando vêem que está mal, optando pela alternativa em vez da alternância.
Atendendo ao facto de que tudo será feito para fornecer muita propaganda e circo aos eleitores, nem que seja preciso “inaugurar” com toda a pompa e circunstância locais de trabalho como este, em Évora, mais um "call-center" que, como todos os outros, serve apenas para liquidar postos de trabalho com direitos, "oferecendo" em troca trabalho tão miseravelmente pago quanto precário... e já a funcionar há cinco anos.
Atendendo ao facto de Passos Coelho, o pobre “cabide de ideias avulsas” que o PSD tem na liderança, não passar de um indigente “cata-vento” que vai “aventando” umas dicas soltas que lhe dão os seus famosos “gestores e empresários”, chamando a isso “programa”... e ter a manifesta infelicidade de, por cada vez que abre a boca, perder credibilidade.
Atendendo a tudo isto, é bem possível que, ao menos por uma vez, tenham razão aqueles “famosos” televisivos instantâneos, que a propósito disto ou daquilo dizem em entrevistas que a sua vida «deu uma volta de 360 graus».
Desgraçadamente e perante tudo isto, é bem possível que também a realidade portuguesa dê uma volta de 360 graus... ficando apontada exatamente para onde estava antes... ou seja, na mesma.

6 comentários:

trepadeira disse...

Para quem pensa pelo bolso do dinheiro sempre foi mais fácil ver os "aroujos" nos olhos dos outros do que as traves nos deles.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Pois a volta vai ser mesmo de 360 graus. Pode mudar-se alguma coisa(o líder,p.e.) para tudo ficar na mesma, como dizia o Príncipe Lampedusa do excelente filme "O Leopardo". Mas nessa história ainda houve um arremedo de luta. Por cá trata-se apenas de troca de acusações.

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Na mesma - seja o PS o vencedor ou seja o PSD...

Um abraço.

Anónimo disse...

Samuel
A volta não vai ser de 360 graus mas de 720 graus o que quer dizer que ficará muito pior para quem trabalha e vive do seu esforço e muito melhor para quem vive do roubo aos que produzem.
Vitor sarilhos

Suq disse...

Uma volta completa e um ângulo GIRO.

Vamos nessa

Gira que gira

E volta a girar

Tanta volta dará que irá tombar ...

Maria disse...

Pois é o que irá acontecer. Ficar tudo na mesma. Independentemente se é com A ou com B...

Abreijos.