terça-feira, 22 de novembro de 2011

Espanha – Não vale a pena tentar esconder...




Mariano Rajoy, o reaccionário para quem o PSOE perdeu as eleições em Espanha, tem, visivelmente e depois de várias tentativas falhadas, a tenacidade largamente reconhecida às lapas, para se agarrar ao poder. Desgraçadamente, tem também o mesmo carisma, criatividade, ideias, capacidade de comunicação...
Lá, como cá, assistiremos a essa novidade política que que é a “degradação na continuidade”, em que tanto faz o PSD suceder ao PS, como o contrário...
Seja como for, aquilo que me “convoca” nestas eleições espanholas não é o facto de a crise ter derrubado mais um governo, independentemente da sua orientação. Aquilo que é verdadeiramente espantoso é que varrendo o “Google” e os jornais, quase de cabo a rabo, fica-se com a ideia de que apenas o PP e o PSOE concorreram ao acto eleitoral.
Nada mais falso! A subida da "Izquierda Unida", de dois deputados para onze, demonstrando que conseguiram sacudir o fardo do “voto útil”... pelo menos a ver pela extraordinária votação (que não é reflectida no número de eleitos), somada à subida de outras forças de esquerda, mostram que há muito mais gente a mexer para aqueles lados do que aquilo que a imprensa do sistema quer fazer crer. Mostram que lá, como cá, há muitos milhares de cidadãos que não se conformam.
Voltando ao princípio e à “entusiástica” figura do novo presidente do Governo espanhol, com o seu discurso soporífero... direi que, provavelmente, ele é a prova de que, afinal, existe esperança para António José Seguro.

7 comentários:

salvoconduto disse...

Ao que parece Aznar também vai para o governo, vai ser ele a agitar as águas, já que é perito nas que são turvas. Já quanto a Seguro não há quem o segure, é uma fera, mereceu post com imagem a condizer lá no meu canto.

Abraço.

do Zambujal disse...

Pois é, amigo. As coisas mexem. E ,no meio de tanto que cheira mal, o perfume da esperança aparece, empurrado pelas gentes e alimentando futuro. Nestes simulacros de democracia (representativa) há coisas como esta escandalosa da proporcionalidade dos votos dar 25 deputados à Isquierda Unida e terem eleito 11 (mas vindo de 2)!
Mas... isto vai. Temos de nos resignar com a única resignação admissível: a do tempo! Mas isto vai (ah!, grande Ary), isto vai. Com a luta!

Grande abraço

Justine disse...

A informação "oficial" a que estamos habituados! Se não fosse a informação paralela!!!!

Fernando Samuel disse...

PP/PSOE e PSD/PS são dois partidos, um espanhol, outro português, que ganham todas as eleições nos seus respectivos países...


Um abraço.

trepadeira disse...

Vá de retro satanaz.

izquierda unida,uma sigla que me encanta.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Não vi uma única referência, na TV,
à subida da "Izquierda Unida".
De facto vejo pouca televisão, mas andarei assim tão distraída?

Um beijo.

Pata Negra disse...

Isto vai! O que está a entrar em colpaso é o capitalismo, não é a vontade dos povos!
24 abraços