sexta-feira, 14 de junho de 2013

Governo e troica – Fascismo económico





Eu sei que existem almas mais sensíveis... que ficam um pouco chocadas quando chamo a esta choldra em que vivemos, fascismo económico. Eu sei que entre isto a que chamo fascismo económico e o fascismo puro e duro vai um espaço em que cabem muitas coisas... nomeadamente a possibilidade de estar a publicar este texto sem temer (ainda) ser preso amanhã por isso.
Fiquemo-nos então pelo fascismo económico e pela ofendida relutância de alguns em chamá-lo pelo nome... apontando apenas dois casos da actualidade.
Que chamar a uma realidade em que uma força de ocupação, na Grécia, ordena o encerramento da Televisão Pública... ordem que os lacaios que fazem de governantes gregos cumprem num espaço de poucas horas?
Que chamar a uma realidade em que uma força de ocupação, “troica”... ou, com mais propriedade, “Quadrilha”, mas desta vez entre nós, que para além de distribuir entre as empresas privadas dos amigos todo o património do Estado, logo, do povo português; para além de roubar os salários e as pensões para encher os bolsos dos seus banqueiros; para além de decidir empobrecer os trabalhadores e reformados, usar o desemprego como ferramenta económica e o terror social como ferramenta política... força os seus lacaios, Passos, Portas e Gaspar, a legislar contra a Constituição da República?
Que chamar a uma realidade em que uma força de ocupação, que ninguém elegeu... chumbada que foi essa tentativa de aprovar uma “lei fora da lei”... obriga os seus lacaios a desrespeitar, descaradamente, a decisão do Tribunal Constitucional?
Que chamar a uma realidade em que um governo de lacaios, comandados por uma força de ocupação, decide retaliar contra o “incómodo” das lutas dos trabalhadores... não lhes pagando o que lhes é devido, com um aviso de apenas uns dias de antecedência?
Será que o “adesivo” azulzinho e estrelado da "democrática" Europa está a descolar-se... deixando aparecer a verdadeira face do capitalismo... face que invariavelmente apareces quando este se debate com mais uma das suas cíclicas “crises”?
Por mim... chamo-lhe:
Fascismo económico!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Por baixo da bandeira da UE, aparece a soastica, ou a foice e o martelo? É que não dá muito bem para ver. Mas também, ser uma ou outra é rigorosamente igual!

Graciete Rietsch disse...

E quanto à liberdade que dizer dos trabalhadores que são impedidos de fazer greve e não ousam falar com medo de perder o emprego que ainda vão conservando?
Acho que o adesivo se está a descolar muito rapidamente.

Um beijo.

Antuã disse...


Fascismo nunca mais.

samuel disse...

Anónimo (02:59):

Brilhante, ó não sei quem!
E sobre a realidade do post? Não lhe ocorre nada? Só lhe restou fôlego para a "boquita" fascistóide?

maria povo disse...

resistir, resistir e desobedecer (enquanto é tempo...)!!!em nome da Constituição da República Portuguesa (ainda!)!!!
FASCISMO NUNCA MAIS!!!
VIVA A GREVE GERAL DE 27 DE JUNHO!!!

Luis Filipe Gomes disse...

É fascismo sim! E toda a Europa é o seu lebensraum.

Olinda disse...

Nao tenho qualquer tipo de dûvida ao afirmar que estamos perante um clima de prê-fascismo.Quem pretende misturar o fascismo com o comunismo,embarca em âguas turvas dos que pretendem confundir aqueles que nao teem o mînimo de conhecimento histôrico.Hitler,encantou os grandes industriais e toda a aristocracia detentora de terras da Alemanha,quando nos seus discursos inflamantes prometia acabar com os Marxistas.Estâ documentado.Salazar e a Pide,torturaram e mataram comunistas.E as ferozes ditaduras da Amêrica Latina,quem foram os seus alvos? E,etc...

Um abraco