sexta-feira, 7 de junho de 2013

Vaga de fundo...


Já me tinha chegado aos ouvidos. Não que eu não tivesse muita vontade de ir ver ao vivo, quanto mais não fosse como pretexto para rever amigos e a sempre magnífica cidade do Porto... mas na verdade apenas ouvi dizer que a cena se repete, diariamente, já faz anos.
Estou a falar dos grupos de cidadãos portuenses que se juntam na Avenida dos Aliados *, exigindo... ou implorando (dependendo do feitio de cada um) o regresso do ex-presidente da Câmara, pelo PS, o senhor Nuno Cardoso.
Finalmente, ele foi sensível ao clamor popular... e decidiu candidatar-se à presidência da autarquia... como “independente”. Por imperativo de cidadania, evidentemente... e não, como alguns já comentam, para acudir à candidatura de Luís Filipe Meneses, que cai nas sondagens. Sobretudo, não para dinamitar a candidatura do Partido Socialista, sei lá... por um qualquer ódio pessoal ou desamor mal resolvido no passado.
Nããão!!! Cidadania pura! Transparente dever cívico!
Agora a sério... se há coisa que me desanima é assistir e este tipo de tristes espectáculos, em que políticos, que deviam ser os primeiros a defender a actividade política como a causa nobre que pode (e deve) ser, não hesitam em transformar essa actividade numa pocilga onde chafurdam tão energicamente, que é praticamente impossível alguém escapar aos salpicos “merdosos” provocados pela sua agitação. Mesmo os muitos que vão pela vida política, assim como na pessoal, coerentes e impolutos.
Detesto que tantos políticos acabem por dar razão aos cartunistas de todos os tempos que, como Bordalo Pinheiro, não têm pejo em recorrer à “facilidade” de enfiar tudo no mesmo saco, chamando “porca” à política... e "leitões" aos que dela se "alimentam".
Felizmente, apesar de uma mão cheia de fiascos protagonizados por alguns poucos que me foram apenas “próximos”... os amigos que tenho na vida política, fazem-me sentir bem... e com sorte por conhecê-los.
Não! Decididamente, corrupção não é apenas receber uns dinheiros por baixo da mesa...
* Aproveito para pedir desculpas a todas as pessoas da fotografia (enfiadas "à força" nesta estorieta), que fizeram do primeiro 1º de Maio em liberdade, em 74, num Porto radioso... um dia inesquecível!

5 comentários:

Anónimo disse...

É como diz, amigo Samuel, estes oportunistas são autênticas alternadeiras da política. Uns sem vergonha da pior espécie.- Sousa, Benavente.

Maria disse...

Do respira-enche-respira não vou falar. Por causa de uma certa alergia a este tipo de gente.
Já esta fotografia enche-me e faz-me sorrir, com um sorriso largo e confiante!

Beijo.

Graciete Rietsch disse...

Assustaste-me com a fotografia!!!
Mas afinal ela levou-me ao passado em que nasceu a esperança.
Quanto aos joguinhos sujos desta política, não os comento porque,infelizmente, bem os conheço!!!

Um beijo.

Antuã disse...

Eles que se entendam.

Pintassilgo disse...


E eu a pensar que esta figurinha dinha desaparecido do mapa.