domingo, 16 de junho de 2013

Villa-Lobos e o Choro nº1 – O regresso a casa...


Heitor Villa-Lobos (1887-1959), maestro e compositor brasileiro, foi um apaixonado das raízes da música do seu país. Acreditou que o poder e encanto da sua música “modernista”, viria da possibilidade de criar um som próprio e original. Conseguiu-o trazendo para a linguagem da erudição as tradições da música mais popular e mesmo da musicalidade indígena.
Executante de violoncelo e guitarra clássica, deixou uma obra fantástica exactamente para este último instrumento, obra que anda nas mãos de quase todos os guitarristas, desde então. O “Choro nº1” é, sem dúvida, uma das suas peças mais tocadas.
O José Afonso tinha este velho “LP” do grande guitarrista inglês Julian Bream, com a sua interpretação do “Choro nº1”. Acho que gastei aquela faixa do disco ao Zeca, tantas vezes a ouvi em casa dele... até saber de cor a melodia do “chorinho”. Quarenta anos depois desta “descoberta” e ouvidas muitas dezenas de outras interpretações, continuo convencido de que Bream captou como quase ninguém a “brasilidade” da peça, transmitindo aquele incomparável balanço popular, que a escrita erudita não consegue disfarçar.
Sempre imaginei (e é como a cantarolo para mim) o “Choro nº1” na versão e andamento em que o imagino tocado por um grupo de músicos populares, ou numa qualquer roda de choro de um bairro carioca. O acaso resolveu presentear-me com esta versão deliciosa do “Conjunto Época de Ouro”, grupo fundado nos anos 60 do séc.XX pelo grande Jacob do Bandolim. O grupo de “choro” teve um papel de verdadeira resistência cultural em favor da preservação e sobrevivência daquele género de música popular, numa época em que a “bossa” e outras grandes (e numerosas) novidades pareciam ir tomar de assalto todo o espaço musical.
Este “duelo” de interpretações do “Choro nº1”, entre o erudito Julian Bream, tocando a peça, como foi escrita pelo compositor... e entre o grupo tradicional, mostrando de onde foi “tirada” a música por Heitor Villa-Lobos... é fantástico. Como se o grupo popular “renacionalizasse” a peça musical, fazendo-a regressar à origem, depois de ter viajado pelos salões burgueses e salas de concerto de todo o mundo.
Bom domingo!
“Choro nº1” – J. Bream
(Heitor Villa-Lobos)



“Choro nº1” – Conjunto Época de Ouro
(Heitor Villa-Lobos)




2 comentários:

Anónimo disse...


Mará! :)
Mará! Mará! :))

vovómaria

Maria disse...

Adoro chorinho. Por mim é todos os dias...

Bom domingo por aí.