sábado, 5 de abril de 2008

Vozes de Abril


(Maria Helena Vieira da Silva - 1908-1992)

Agora que já me consigo mexer um bocadinho melhor, depois da maratona de ontem no Coliseu onde entrei às duas da tarde e de onde saí às quatro da madrugada (isto não se faz a pessoas idosas como eu...), sempre vos digo que foi uma noite muito, muito especial. Espero que a gravação que a RTP1 vai emitir no próximo dia 25 de Abril faça justiça ao que ali se passou.
Como podem perceber pela "extensão" do espectáculo, esteve lá um mundo de gente a participar.
Praticamente tudo correu muito bem e o que não correu, foi apenas por questões técnicas, rapidamente solucionadas.
A orquestra residente (e vozes do coro) foi de uma resistência notável, dirigida pelo Carlos Alberto Moniz, que diga-se, fez um excelente trabalho.
Quem "faltou" ao serão e nem estava no programa, foi por razões pessoais perfeitamente legítimas, ou de trabalho. Os que "faltaram" estando anunciados, nomeadamente Manuel Alegre e Raul Solnado, foram impedidos estar connosco pelos corações que já lidam mal com aquele tipo de comoção.
De qualquer modo, todos os ausentes foram lembrados, ou em gravações de vídeo projectadas para a sala, ou cantados por alguns dos presentes.
Aqui, fica bem uma palavra para o grande trabalho de pesquisa que deu origem ao guião do espectáculo, principalmente da responsabilidade do José Jorge Letria e do próprio Júlio Isidro.
A cantiga do "Grupo Outubro" cantada pela Maria do Amparo e a filha, Lúcia Moniz, além de ser uma ternura, foi no mínimo a prova de que ainda é possível e necessário fazer pontes, mas as que verdadeiramente interessam, pontes entre gerações, entre o passado e o futuro.
Quanto à minha participação, só posso dizer que gostei muito de fazer o que fiz! Agora de como o fiz... não sei, não vi, praticamente "não estava lá". Estive durante quatro minutos e meio a "bater" umas cervejas e dar dois dedos de conversa com um amigo "grande" e bom, um tal de Adriano Correia de Oliveira, uma voz de Abril.

Nota: Quando abracei Vasco Lourenço e Otelo, comprometi-me a participar na festa dos 50 anos da Associação 25 de Abril. Até lá!

17 comentários:

Eva disse...

Depois de te ler nem imaginas como fiquei!!!
Adorava lá ter estado também e ter podido reviver o espírito.
E vem-me à memória a festa do Zeca no Coliseu e depois nas Caldas. Foi aí que estabeleci o meu "elo" com o Carlos Paredes e fiz as minhas primeiras entrevistas.
O quanto isso mudou uma vida...
Ai saudades do passado!

Eva disse...

Esqueci-me duma parte tão envolta que fiquei nas memórias.

Fico contente por ter corrido bem.

Abreijo

Eva

Justine disse...

Frustrada por não ter podido estar presente, fico feliz por ter sido uma grande festa. E ficarei à espera do 25/4 para ter um "cheirinho" do ambiente, em diferido.
Abraço e bom fim-de-semana

Maria disse...

Nos 50 anos da Associação vamos todos de bengala, mas vamos...
O amigo "grande" com quem bebeste as cervejas e deste dois dedos de conversa, ontem, teve sempre um coração de menino. Por isso era tão bom...

A cantiga "Peguei no cesto à tardinha" foi... ternura, afectos ali sentidos e vividos e mostrados em público. Que bom!

E como estive no Coliseu em Dezembro de 1973, voltar a ver ali o Patxi Andión foi muita emoção...
O espectáculo foi fantástico. Haja mais!

Abreijos

avelaneiraflorida disse...

Amigo Samuel ,

BEM HAJAM quantos participaram na festa!!!!
Que ABRIL seja SEMPRE RECORDADO!!!

Não quero perder a oportunidade de ver o programa!!!

BRIGADOS!!!!!!
Breijkas!!!

Manuel Veiga disse...

na festa dos 50 anos estarei lá também. espero...

gostei muito. foi bom soltar emoções...

abraços

GR disse...

Para mim teria sido a versão “As 25 Canções de Abril” ainda hoje recordo como fosse hoje. LINDO espectáculo.
Iria comover-me muito. Maria do Amparo com Lúcia Moniz? Há anos atrás, adorava ouvir Maria do Amparo, uma voz fresca, alegre e tão simpática, já há muito não a ouço, tanta falta faz! Mãe e filha, grande momento de excelente profissionalismo e muita ternura. Gostava também de te ter ouvido novamente, no dia 1 soube-me a pouco, devido ter ficado mais apalermada que o normal. Zé Barata Moura e Luiza Basto que saudades. O Tino Flores sem contar, ouvi-o ano passado!!!

MUITOS PARABÉNS!

Sabes a hora que vai para o ar o espectáculo?

GR

Sal disse...

Samuel:

Obrigada.
Pelo Adriano e pela música.
Espero ansiosamente pelo 25 /Abril na RTP1, para gravar o programa.

beijinhos

Sal disse...

Infelizmente não estive presente...
:-((

Então estiveste com o Manuel...
O Manuel Pires Rocha, da Brigada, tem sempre uma piada para nos por bem-dispostos. Vou estar com ele em breve. Mas agora estou de fim de semana e não quero pensar em trabalho! Pronto!

Beijinhos

São disse...

Venho dar os parabéns pela estupendo espectáculo, a que não me foi possível assistir!
E que após ter lido vários posts ainda fico bem mais triste!!
Abreijos para si e para a Maria, sim?

Sérgio Ribeiro disse...

Isto também não se faz!
É mexer em feridas, como aqueles deliciosos (?!) pungires de acerbos espinhos!
Enquanto não estava onde queria (e querendo, talvez devesse), discutia, numa escola secundária em Ourém... cidades criativas. Ah! as tarefas que se assumem, os compromissos a que não se pode faltar. Mas... custou-me tanto não estar convosco, vozes de Abril, do Abril de ontem, de hoje, de amanhã, de hoje a 16 anos (nos 50 é?). Digam-me isso com tempo, por favor, para bloquear a agenda! Lá irei, nem que seja de cadeira de roda, ou para beber umas cervejolas contigo, Samuel, e o grande Adriano.

Mariazinha disse...

Gostaria de ter lá estado mas quando fui comprar bilhetes já estavam esgotados.
Mais oportunidades virão.
Um beijo

Luis Eme disse...

Vivam todas as Vozes de Abril!

Kaotica disse...

Samuel

Foste um dos melhores momentos e olha que houve momentos bons. Estivemos lá a torcer por ti e a viver de corpo e alma as cantigas de Abril. No meu blogue escrevi um texto algo crítico, mas não julgues que não gostei e muito. Mesmo com as quebras de espontaneidade causadas meramente por motivos técnicos (que saudades dos tempos em que nada disso era o mais importante!) como tu bem dizes, nada disso é importante comparado com a urgência de levar Abril sempre mais longe, acreditando e fazendo com que Abril se venha a cumprir!

Um grande abraço, camarada!

Ferroadas disse...

Tive pena, descuidei-me e quando tentei comprar bilhete já era tarde. Mesmo assim fui até ao Coliseu tentar o impossível, não consegui. Só de ver algumas figuras que fizeram ou ajudaram a revolução já me satisfez, recordei momentos bons, os melhores da minha vida. Foi bom.

Abraço

BlueVelvet disse...

Pronto, está bem, essa do idoso é para lhe dizermos:nah, está óptimo! E olhe que se não está, parece.
E trate de se manter para os 50 anos, nem que seja de bengala como diz a Maria.
Fico feliz por ter corrido tudo bem
Abreijinhos

fj disse...

até lá...à comemoração dos 50 anos ;) com ou 100bengala, o espectaculo realizar-se-á.Talvez ja nessa altura, 100bloggers.
Continua assim Samuel, estás um jovem!
Um abraço