terça-feira, 17 de junho de 2008

E nós, entregues à bicharada...




Quando há uns bons anos o Correio da Manhã se saiu com esta capa "chico-esperta", pensando que aquele truque manhoso de colocar a "AD" logo à frente do "votar" , tratando-se de títulos de notícias diferentes, era a grande ideia de marketing político do ano, pensei eu: "Estes tipos são uns grunhos! São tão estúpidos que pensam que as pessoas que sabem ler um jornal, estão ainda neste nível rasteirinho..."
Passaram anos, outras direcções, outros jornalistas... desgraçadamente continuam grunhos. Julgam-se mais sofisticados que os seus "antepassados" no jornal, mas a grunhice é a mesma.
Senão vejamos. Resolveram dar a notícia (decisiva para o mundo) de que o jovem cubano Elián González ingressou na UJC de Cuba. Fê-lo com mais uns milhares de estudantes. Parece que lá em Cuba isso é normal...
A verdadeira notícia para o CM não é isto. O que é realmente importante é como a escrevem!
Para ter a história contada por gente normal, lá fiz uma pesquisa e encontrei o "Globo" do Brasil, jornal que decididamente não é o órgão central do PC do B e lá está a história do jovem Elián, tal como eu me lembrava dela. Mais um caso lamentável de emigração clandestina (são sempre, seja onde for) de Cuba para os EUA, em 1999. O barco não aguenta, várias pessoas morrem afogadas, entre elas a mãe do Elián, então com 6 anos de idade. Resgatados os sobreviventes pela Guarda Costeira dos EUA, iniciou-se uma batalha jurídica, tendo de um lado familiares afastados do miúdo, apoiados pelos movimentos anti-Castro de Miami, que querem ficar com ele e do outro lado, em Cuba, o pai, que não tinha sabido da fuga da esposa com o filho e tudo fez para o ter de volta a casa, com a ajuda (evidentemente) do Governo do seu país.
No fim de uma demorada e dura luta legal, um tribunal dos EUA concedeu a custódia da criança ao pai e esta regressou finalmente a Cuba, a sua casa.
E pronto. Esta é a história, resumidamente contada por mim, tendo como fontes a minha memória e uma notícia feita por jornalistas normais.
Qual a "versão" do CM, ontem? Umas tantas verdades, apenas para encaminhar o leitor para as duas "ideias" mais importantes... e aí vai disto!

Após uma grande batalha entre "familiares de Miami e Cuba" o jovem acabou por ser entregue "ao regime de Havana".

É ou não extraordinário de tão "subtil"?
Agora o que me faz impressão é o Elián, entregue ao regime de Havana... como é que faz para dormir? Deve ser uma noite no Ministério da Defesa, outra numa estação dos correios, depois vai comer qualquer coisa ao quartel mais próximo... mal deve ter tempo para ver o pai.

16 comentários:

Anónimo disse...

Eu julguei que a criança tinha sido entregue ao pai, afinal foi entregue "ao regime Cubano"ao menos ficamos com uma certeza,que será menos uma criança a dormir na rua, como acontece com tantas, por esse mundo fora, (excluindo CUBA)onde as crianças são tratadas como tal.
Isso do "correio da manhã"é jornal?
Julguei que fosse pasquim!

Anónimo disse...

Crápulas de certa comunicação. Lembro-me bem deste caso, que acompanhei de perto, e coincide na íntegra.
Mas não é só o correio da manhã, aqui mesmo na blogosfera o veneno está espalhado.

Maria disse...

Acompanhei de perto este caso do Elian, até porque tinha regressado de Cuba havia pouco tempo.
Nem vale a pena tecer muitos comentários. Apenas prepararmo-nos para os "ataques" potenciais das críticas que hão-de aparecer...
"vejam lá, um miúdo de 15 anos no PC de Cuba", enfim...
Quanto ao pasquim a que te referes, continuam grunhos e não percebem "bulhufas" do que se passa na Ilha libertada há quase 50 anos...

Abreijos

alex campos disse...

Lembro-me da edção do jornal que ilustra o post. Foi num dia de eleições e, estando eu numa mesa de voto, saí para beber um café e quando voltei lá estava o jornal colocado estrategicamente na cadeira para os eleitores o verem antes de votar. Lembro-me que perguntei "o que é isto?" e o atirei para o chão. O proprietário do jornal pediu desculpa, que não tinha reparado.

amigona avó e a neta princesa disse...

Fazes-me tão bem à alma!!! Devias ser condecorado pelo serviço público que prestas!!!
Não te zangues comigo, mas apesar de este assunto ser tão sério fartei-me de rir com a imagem do miúdo a dormir de Ministério em Ministério!!!
Beijocasvovó!
Abreijos

Orlando Gonçalves disse...

E porque não foi noticia o nome dos 18.000 mil jovens que se inscreveram na Juventude Comunista de Cuba.
Esse jornal CM feito por jornalistas que se vendem ao patrão deveria ter vergonha de publicar noticias destas. Eles que continuem lá a dedicar-se a às noticias dos crimes e coisa e tal, porque de outras coisas não entendem nada. E é com este tipo de jornalismo mentiroso, tendencioso e tentando formar opiniões que vivem os nossos jornais e telejornais.
Mas os jornalistas a quando da sua formação não foram ensinados que não devem ser eles os protagonistas da noticia nem tão pouco darem a sua opinião ?????
Limitem-se a dar a noticia, esse é o vosso papel, quando ao resto dexem para cada um de nós.

Anónimo disse...

O que tu vais buscar.,, E tão bem!
O que eles arranjam... E tão mal!
Não me digam que isto não é a luta de classes no plano ideológico!
E em qualidade (humana) damos cabazadas!
E tu fartas-te de meter golos! Não fossem eles tão batoteiros, corruptos e corruptores...

ferroadas disse...

Esta vai ser uma das minhas/nossas próximas lutas. Para quando um jornal, revista e porque não uma TV verdadeiramente LIVRE e ao serviço do POVO. Os actuais estão amarrados às teias do capitalismo, por conseguinte ao seu serviço, para todo o serviço.

Também vou (não tenho problema algum em dizê-lo) ver (quase) todos os dias a imprensa da estranja, principalmente a de língua castelhana e brasileira. "Vê-se" por lá melhor jornalismo, para além de ter notícias de cá com melhor qualidade, isenção e rigor.

Em relação ao pasquim em causa (coisa em que não queimo pestana) é idêntico aos demais, demagogo, vendido, de direita e da mais retrógrada.

Olha Samuel se o "miúdo" tivesse ingressado da Juventude Bushiana é que me admirava.

Não terão mais nada que noticiar?
Já agora e a cor das cuecas do Elián, e da namorada, o pai bebe branco, tinto ou palhete...

Demagogia, só demagogia.

Abraço

Anónimo disse...

-Não amigo estás equivocado os nosso media são dum rigor e honestidade exemplar não entram nessa de golpes baixos...isso só é usado pelos adeptos do NÃO Irlandês ao glorioso e sempre em pé tratado de lisboa.

Um abraço
A. ferreira

Sal disse...

Deixa lá, Samuel.
Há um ditado que por cá se diz que "lhes" assenta como uma luva:
"OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA"!

E outro, que me ocorre agora:
"O CM de hoje está amanhã a embrulhar peixe na feira!"


Hasta la Vitoria!
beijinhos

São disse...

Não poderia ser mais subtil...
Quanto ao Não irlndês, há sempre "A solução".
Saudações(também para a Maria).

Anónimo disse...

o que é que o Correio da Manhã é ao Diário da manhã?!...

Rosa dos Ventos disse...

Eu também pensava que o miúdo estava com o pai...
Afinal foi entregue a um regime!
Se calhar era muito novo para ir para um regimento!
Ele há cada uma!...

Abraço

Fernando Samuel disse...

Magnífico texto!

Eu assisti à chegada do Elián a Havana: tinha uma multidão a esperá-lo - e foi lindo.
Depois, foi entregue «ao regime de Havana» e pronto,o pobre do miúdo foi obrigado a entrar para a UJC - e sabe-se lá que outras coisas horríveis não lhe terão feito...

Abraço grande.

nana disse...

é mesmo isso.
extraordinariamente subtil.

todos eles, aliás... o "the sun" aqui, também tem que se lhe tirar o chapéu à "subtlety" de alguns(?) dos seus cabeçalhos...



..

Justine disse...

Isto é muito sério, mas a tua excelente prosa carregada de ironia faz-me sempre rir. E é bom, faz bem ao fígado!
Abraço:))