quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Uma pequenina "diferença"




Os "cristãos novos", uma invenção idiota de um D. Manuel a querer entre outras coisas, agradar aos Reis Católicos de Espanha, eram como se sabe, judeus, que para evitar males ainda maiores, faziam de conta que se convertiam ao cristianismo. Tinham obviamente que mudar também de nome... Na falta de apelidos assaz cristãos, muitos resolveram o problema adoptando o nome de animais (cordeiro, coelho, falcão, etc) ou de plantas, principalmente árvores de fruto, todas as que se possam imaginar, mais a que aqui interessa que é nogueira.
E perguntam vocês, "ó Samuel, a que é que vem esta história?"
Então, estava eu de volta de um jornal já bastante usado, aqui no café do lado, quando reparo que um dos amiguitos do nosso já conhecido neo-nazi (e criminoso comum) Mário Machado e que como este está acusado de vários crimes, se chama exactamente Nogueira. Só isto já levanta uma certa névoa de suspeita sobre qualquer neo-nazi que se preze... A cereja em cima do bolo é que este infeliz tem como primeiro nome Isaque!!! Acham isto normal?!
O que é que lhe pode acontecer ainda pior? Descobrir numa casa de banho pública que tem a pilinha diferente dos outros amiguinhos nazis e finalmente descobrir o que isso quer dizer?
Ele há coisas!...

4 comentários:

AC disse...

Palavras para quê!!! rsssssssss....ahhhhhhhhh!

Anónimo disse...

não se fie nessa história dos apelidos judeus, que não tem sustentação científica embora corra como verdadeira. Se quiser, em contrapelo, os primeiros Coelhos, descendem por via bastarda do aio Egas Moniz, e os Pereira desaguaram no célebre Nuno Álvares, tudo da mais alta nobreza de sangue "limpo". O mais certo era adoptarem nomes dos padrinhos.

Anónimo disse...

esqueça a vírgula entre coelhos e descendem.

samuel disse...

Ni
Não se preocupe com as vírgulas...
Foi apenas uma graça com o nome do moço. Na melhor das hipóteses o "Nogueira" não quer dizer nada e o "Isaque" é apenas porque os pais gostam de nomes bíblicos, como os meus gostavam.