segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Sr. Dom Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança (se não me escapou algum...)



Como podemos ver nestas duas imagens, desde 1973 – a data da primeira – até à actualidade, poucas coisas mudaram na vida do Sr. Duarte, para além da qualidade das fotografias. Continua ridículo, continua reaccionário, continua a ser um anacronismo.

Há quem goste de chamar ao Sr. Duarte “D. Duarte Pio”. Nesta “nobre” qualidade, por vezes o Sr. D. Duarte, pia. Fê-lo mais uma vez. O DN pôs-lhe um microfone à frente e aí vai disto!, o candidato a rei questionou a descolonização do “ultramar”, questionou o patriotismo de Álvaro Cunhal, questionou a educação sexual no ensino, que na sua opinião, não passa de um convite à «fornicação à vontade», aproveitou para estar de acordo com Sócrates, etc., etc., etc., num rol de opiniões verdadeiramente iluminadas sobre tudo e mais alguma coisa.

Sempre que alguém vai tirar este cromo da caderneta e o exibe aos cidadãos, qual atrcção de feira, já nem me irrito, nem me divirto, nem caio na tentação de fazer trocadilhos com coroas (de flores), pois não quero mal ao homem. Volto apenas e sempre à única coisa que verdadeiramente admiro nos monárquicos portugueses: a capacidade de dizerem que gostariam de ter “isto” como Rei de Portugal... sem se rirem.

Podem ler a entrevista completa aqui, ou então o belo “resumo” publicado pelo Cravo de Abril, que foi, «há que dizê-lo com toda a frontalidade», a verdadeira razão que me fez escrever este texto.

12 comentários:

salvoconduto disse...

Olha que não se perde nada em se saber de que está de acordo com José Sócrates, o duque que nos saiu...

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Li as respostas que o D. Duarte deu perante as perguntas que lhe puseram.
Quanto a mim um autêntico deserto de ideias, e então essa resposta sobre educação sexual, é do mais rasca que se pode responder ...

José Rodrigues disse...

Do dicionário Prático Ilustrado LELLO & IRMÃO-1969."Parasito,s.m.(gr.parasitos,lat.parasitu).Aquele que tem por hábito comer em casa de outrem ou viver à custa de outrem:o parasito é dos tipos vulgares da comédia latina(...).Em linguagem mais á minha moda:"não vale um chato"!

Abraço

Justine disse...

E como ele se leva a sério!

Fernando Samuel disse...

Então, ainda bem que fiz o tal «resumo»...

Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

E lá vai ele vivendo também à nossa custa.

Um beijo.

Ana Martins disse...

Há uma série de anos que tenho a mesma dúvida...

Cidadão Especial disse...

Também há uma senhora chamada Isabel a que os britânicos gostam de chamar raínha, não é verdade?... Nem sei como é que os holandeses, ingleses, escoceses, irlandeses, galeses, canadianos, australianos, suecos, dinamarqueses, japoneses, noruegueses e outros tantos, conseguem aguentar viver nos países mais prósperos do mundo, com monarcas da igualha aqui do pobre D. Duarte. São todos uns ignorantes, não é, ó canalha xuxa jacobina?

Anónimo disse...

Lá está a converseta dos recalcados e traumatizados sociais. Vão-se catar, ó velhadas.

Francisco de Sousa disse...

Tenho 19 anos e concordo perfeitamente com o Cidadão Especial... jacobinos, onde está a famosa ética republicana de liberdade e democracia num país onde nem se quer se pode questionar sobre a forma de governo e se pensa que a monarquia é uma coisa do passado...

Anónimo disse...

caro cantigueiro peço-lhe que enfie a republica pelo seu cú de velho comuna amante de tudo o que é espanhol e russo acima. obrigado

samuel disse...

Anónimo (14:42):

Caro servo do reizinho… peço-lhe que vá para a REAL PUTA QUE O PARIU!!!