quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Campanha presidencial - Montoito e Estremoz




Sempre que nalgum destes textos misturo Alentejo com algum tema que inclua comunismo, é certo e sabido que vários “rothweillers” do antigamente ficam a espumar, arreganham os dentes, rouquejam uns insultos entre o escatológico e o fascista, ou as duas coisas (o que os encaminha, regra geral, imediatamente para o lixo), tal é a raiva que o tema da profunda e antiga ligação dos comunistas ao Alentejo lhes provoca. Mesmo arriscando vê-los mais uma vez esganados nas coleiras... aí vai mais um.

Este fim de semana que passou, tive o prazer de participar, no papel de mandatário distrital da candidatura de Francisco Lopes, em dois encontros de amigas e amigos. No sábado, à volta de um jantar em Montoito e no domingo, num almoço em Estremoz.

Para a história ficam, em ambos os casos, a excelência dos repastos, simples, mas em que se podia saborear o carinho que foi posto na sua preparação. Fica igualmente a novidade política do apoio público do presidente da Câmara do Redondo ao candidato Cavaco Silva, um pobre diabo que desde que encontrou motivos para (felizmente, digo eu) “divergir” da CDU, já fez de tudo... até acabar na sombra de Cavaco, enquanto vai praticando o seu desporto favorito: a perseguição aos comunistas locais. Da visita a Estremoz registe-se o fait-divers de ter descoberto, paredes meias com a colectividade onde íamos almoçar, a casa do meu “colega” Tomás Alcaide, cantor de fama internacional.

Então e as sessões propriamente ditas? É aí que a coisa, mais uma vez, vai irritar “os tais”. Foram dois belos encontros com largas dezenas de participantes (que pagam as suas refeições), desde pessoas cheias de História e de lutas sobre os ombros, até gente bem jovem, o que vem sempre estragar o “filme” da morte anunciada dos comunistas.

Nas duas sessões e na hora das intervenções políticas, para além das apresentações feitas por dirigentes locais às curtas palavras que tenho para dizer sobre esta campanha, as intervenções de fundo sobre a candidatura de Francisco Lopes e as condições políticas nacionais e internacionais que a enquadram e lhe dão sentido, estiveram a cargo, no sábado, do jovem deputado de Évora, João Oliveira, que ainda há poucos dias vos apresentei aqui nesta fotografia, e em Estremoz, da ainda mais jovem deputada Rita Rato, que podem ver ao meu lado na mesa do almoço, em que também marcava presença uma ainda muito mais jovem militante local.

Ambas as intervenções, feitas de improviso e recorrendo apenas a tópicos dos temas a abordar, intervenções claras, mobilizadores e já feitas de experiência, deixaram-me, mais uma vez, seguro de que valeu a pena chegar até aqui... e com muita confiança no caminho que ainda há para fazer.

A gritante contradição entre a repetida mentira sobre a provecta idade dos militantes e simpatizantes comunistas e a composição etária das duas mesas de “discursantes” e boa parte das duas assistências, levou-me a incluir no meu pequeno discurso estes dois parágrafos, com que termino este já longo texto e em que afirmo a minha convicção de que, ao contrário do envelhecimento apregoado, este colectivo está, em muitos casos e cada vez mais, a evoluir precisamente no sentido contrário.

«É um grande colectivo de vontades que, apesar de tantas vezes ter sido dado como moribundo, vai mostrando, dia a dia, nas grandes causas, nas lutas dos trabalhadores, como a grandiosa Greve Geral de dia 24 de Novembro, que aqueles que nos foram desejando e anunciando mortos e enterrados, se enganaram clamorosamente.

A idade, a determinação, a preparação política, a energia e a... chamemos-lhe assim, fantástica saúde que exibem os nossos jovens deputados e deputadas, são uma prova bem sonora disso mesmo».

9 comentários:

salvoconduto disse...

Reparo que estavas bem acompanhado, não desfazendo, de um tinto para aquecer ainda mais a alma, mas deixa que te diga que as batatinhas fritas não é para abusar, olha o costerol. A alface era só para disfarçar? Tu cuida-te que essa gente precisa de ti! Vá lá podes encher outra vez o copo.

Maria disse...

Olha que a 'coisa' vai acelerar a seguir ao ano novo. Prepara-te.
Parece que o Chico Lopes se passou aqui para a zona na quinta-feira, até ao final da semana :)
Já sabes. Só não prometo deputadas jovens à mesa :)))

Abreijos.

anamar disse...

Forca, Samuel... mas cuidado com a paparoca e a barriguinha...
:))

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Tendo determinação, com a preparação política do longo caminho já percorrido, a energia que possuis, a idade não conta, e assim levarás a bom porto para bem da Democracia, mais esta tarefa. Força ...
Um grande abraço.

Graciete Rietsch disse...

Querido camarada, este post deixou-me feliz, tanto como o dabate de ontem na Televisão entre o nosso candidato e F. Nobre. Aí, ele mostrou bem as suas capacidades aliadas à sua razão.

Um beijo.

O Puma disse...

Não deixo de sublinhar

que também tu

és um jovem com experiência
Abraço

Fernando Samuel disse...

Se eles até na Festa do Avante conseguem fazer fotos e captar imagens só com gente de idade...


Um abraço.

Anónimo disse...

Francisco Lopes deu baile ao Senhor Doutor Arrogante. parece que o campeonato começou bem.

Antuã

samuel disse...

Aos anónimos malcriados e pouquíssimo inteligentes:

Como estava previsto, cá tive a visita do "rothweiller" do costume, desta vez acompanhado de mais uns tantos, "comentando" este tema que lhes provoca tal ódio, que o fazem em termos e usando uma linguagem que os candidata imediatamente a voltar para a estrumeira de onde saíram para vir "comentar".
Para poderem entrar em casa alheia e insultar quem está, é precisa muita má criação - que realmente não vos falta - e pelo menos um pouco de esperteza... que não têm.

Decididamente... muito broncos! :-)))