sábado, 30 de abril de 2011

Silva Pais – O assassino “ofendido”


Leio, com algum espanto, que dois sobrinhos do assassino Silva Pais, o último diretor da PIDE, decidiram processar vários dos criadores envolvidos numa peça de teatro que foi à cena no Teatro Nacional D. Maria II, peça escrita a partir do livro “A filha rebelde”, que retrata a vida de Annie Silva Pais, filha do assassino e casada com um diplomata suíço. Annie Silva Pais, cansada da opressão vivida em Portugal e na sequência da sua estadia em Cuba, onde teve vários contactos com Che Guevara, viria a aderir publica e abertamente à causa da Revolução cubana.
Parece que os “ofendidos” pedem uma indemnização de 30.000 euros para "castigar" aquilo a que chamam ofensa à memória de Silva Pais, por em três falas da peça se insinuar que o biltre estaria ligado aos assassinatos de Humberto Delgado e da sua secretária.
Lembre-se que o assassino Silva Pais estava a ser julgado exatamente pela participação nesses crimes, quando morreu de causas naturais seis meses antes de ser lida a sentença.
É exatamente isso que alegam os espertalhaços dos sobrinhos. O tio Silva Pais nunca foi condenado por aqueles crimes.
Portanto, amigas e amigos, não se deixem levar na conversa de que qualquer chefe de assassinos é tão assassino como os operativos seus subordinados, pois por debaixo de qualquer pedra podem sempre existir vermes que se transformem em descendentes “ofendidos” e ciosos da memória dos seus criminosos antepassados.
Pensando bem... alguém conhece alguma fotografia ou vídeo de Salazar, Rosa Casaco, ou  Silva Pais, apanhados no acto de assassinar alguém? Existe alguma confissão assinada por algum deles? Salazar foi alguma vez condenado em tribunal por algum dos crimes, torturas e assassinatos que ordenou? Portanto, muito, muito cuidado!
Quanto aos “ofendidos” sobrinhos, desconheço se pedem a indemnização apenas por falta de dinheiro... mas aquilo que lhes falta, sem sombra de dúvidas, é um mínimo de vergonha na cara.

14 comentários:

Fernando Samuel disse...

BOM DIA! BOM DIA!
Um abraço e um beijo GRANDES!

José Rodrigues disse...

Em 1974 os "operacionais"da Pide seriam bestas de mais ou menos 30 anos.Hoje grande parte deles ainda deve andar por aí...cuidado com os "cães"!


Abraço

Graciete Rietsch disse...

O Povo costuma dizer "tão criminoso é o que mata como o que fica à porta". Não sei se é bem esta frse,mas é equivalente.
De qualquer modo este matou mesmo. Era um verdadeiro assassino.

Um beijo.

svasconcelos disse...

Se tivessem um mínimo de vergonha votavam-se à discrição das suas vidas e não se exporiam como saudosistas recalcados de um regime tão opressor e desumano pelo qual o tio foi um dos grandes responsáveis. Por mim, até julgava era o tio a título póstumo! Querer reavivar a censura , a restrição de liberdade, no caso, de criação artística, é atentar sobre os valores que abril conquistou!
(há uma mobilização a correr no face para que se vá ao tribunal no dia do julgamento levando um CRAVO DE ABRIL!)

bjs,

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

De certeza absoluta que nenhum dos ofendidos familiares do pide citado, se importou com o sacrificio que o tio impôs a muitos Portugueses e Portuguesas, e das consequências de tal, que ainda hoje muitos padecem.
Nojento no minimo, que hajam ainda pessoas (???) que se valham, de "possibilidades" da Lei, para tentarem sacarem alguns euros ao Estado Democrático Português, algo que o tio deles e muitissimos mais apaniguados, negaram.

Anónimo disse...

Samuel
E o pior é que os desavergonhados deste país têm sido promovidos pelos jornalistas FDP deste país.
Vitor sarilhos

Anónimo disse...

Pais assim são sempre uma vergonha.
Um abraço.
Daniel

disse...

Mas...Admiram-se? Exemplos não faltam em que as vitimas tornam-se réus.O caso " Casa Pia " e os paulinhos,ferrinhos,carlinhos e um vasto etc... alguns até foram indemnizados com o os € de todos nós.Meus caros batemos mesmo no fundo! Ou será que não?

Anónimo disse...

A cal que os pides traziam no carro (quando foram para o local do crime) devia ser para caiar algumas paredes espanholas.

Não haja dúvida que a PIDE (essa instituição) era algo muito inocente, ao ponto, como veío a dizer um dos seus inspectores na televisão, servir alguns prisioneiros de lagosta suada, às refeições.

(Jorge)

correia duque disse...

Samuel.sem comentários!
Valentes filhos de...

Unknown disse...

Os sobrinhos têm razão não houve julgamento justo nem tão pouco leitura de sentença. Mas, era preciso gastar um segundo sequer com este tipo de bichos? Criminaliza-los imediatamente e condena-los para que as suas vítimas descansem em paz.
com um governo identificado com o 25ABR estes bandidos estavam todos presos.

Pedro Jacinto

Dylan disse...

Parece que a família do último director da PIDE ficou ofendida com uma peça teatral em que se relacionava este antigo Major com o assassinato de Humberto Delgado. Não sei se foi o responsável, mas alguém que esteve 12 anos à frente desta polícia política deveria saber minimamente o que os seus subordinados faziam e as ordens que tinham. Felizmente que, 30 anos depois da extinção da PIDE, os acusados têm o direito de se defenderem fora dos cenográficos Tribunais Plenários, da culpa formada, sem serem torturados, espancados, chantageados, perseguidos e desterrados pelo ditador, espécie de dramaturgo. Moralmente, esses actores bem reais também deviam pedir chorudas indemnizações a quem tanto sofrimento lhes causou, o que inclusive levou à morte de alguns protagonistas da trama como o "General sem Medo" e José Dias Coelho.

BARRAGON-BARREIRO disse...

FILHOS,SOBRINHOS,NETOS,AFILHADOS,BISNETOS OU FAMILIARES DE PIDES,E QUE OS DEFENDEM E ENCOBREM OS SEUS HEDIONDOS CRIMES,FASCISTAS E NAZIS,SÃO.
TENHAM VERGONHA O VOSSO TIO DEVIA DE TER SIDO ENFORCADO NO PARQUE CATARINA EUFEMIA,NO BARREIRO,PELOS MUITOS BARREIRENSES,QUE ELE MANDOU ASSASSINAR,NO TARRAFAL E NOUTRAS PRISÕES POLITICAS.
PEDIREM DESCULPA PELOS CRIMES DE UM FAMILIAR,TENHAM VERGONHA,NEM LHE DEVIAM OLHAR MAIS PARA A CARA.
METEM-ME NOJO E DÓ.
SE CALHAR O ASSASSINATO DE HUMBERTO DELGADO,PARA VOCÊS,COMETIDO PELA PIDE,FOI TUDO FICÇÃO E INVENÇÃO.

Anónimo disse...

Get incredible web traffic using best xrumer blast today. We can post your custom post up to 10K forums around the web, get insane amount of backlinks and amazing web traffic in shortest time. Most affordable and most powerful service for web traffic and backlinks in the world!!!!
Price just from $29 your post will be published up to 100000 forums worldwide your website will get insatnt traffic and massive increase in rankings just after few days or weeks. Order now:
[url=http://xrumerservice.org]xrumer[/url]